Ação bloqueada no Instagram: como resolver?

Ação bloqueada no Instagram: como resolver?


Por Carla Daniel; Revisado por Katarina Nápoles

Publicado em 06 de julho de 2020

Já tem alguns anos que o Instagram vem trabalhando para acabar com as automações. Milhares de contas falsas já foram desativadas desde 2014 e, atualmente, a plataforma vem seguindo à risca a política de Diretrizes da Comunidade, dificultando o uso de ferramentas de automação, além de remover curtidas e seguidores não autênticos. 

Essas penalizações vêm atingindo usuários no mundo todo e, com isso, muitos artigos, vídeos e fóruns falando sobre o assunto e explicando como resolver pipocaram na Internet. Há relatos, inclusive, de pessoas que não usam nenhum tipo de bot ou ferramentas de automação e mesmo assim sofrem com o bloqueio indevido da ferramenta. 

No artigo de hoje vamos te ajudar a entender o que é essa ação bloqueada no Instagram, por que ela acontece e como você pode resolvê-la para voltar a usar seu perfil normalmente. 

Vamos lá?

 

Ação bloqueada: o que isso quer dizer?

Já recebeu uma notificação no aplicativo do Instagram que dizia algo como “Ação bloqueada, por favor tente novamente mais tarde” ou “Restringimos certos conteúdos e ações para proteger a nossa comunidade. Diga-nos se você acha que cometemos um erro.”? 

Captura de tela de um alerta do Instagram com a mensagem de ação bloqueada

Fica tranquilo, você não está sozinho. A mensagem aparece quando você tenta seguir um perfil, curtir ou comentar alguma postagem e, de repente, você percebe que não consegue fazer nenhuma dessas ações. O pior de tudo é que esse bloqueio fica ativo por um período não revelado pelo Instagram.

Em quais cenário a mensagem é exibida?

O Instagram pode exibir essa mensagem por alguns motivos:

  1. Quando um perfil curte, comenta ou segue/remove perfis em um período curto de tempo;
  2. Quando um perfil compra seguidores e/ou curtidas;
  3. Quando um perfil faz comentários genéricos, ou marca várias contas em um post;
  4. Quando um perfil envia Mensagens Diretas de forma automática ou em massa;
  5. Quando um perfil envia a mesma mensagem para vários perfis de forma manual.

Mas não desanime, pra tudo tem um jeito, não é mesmo? 

Por que o Instagram está bloqueando suas atividades?

A gente já sabe que uma das práticas proibidas pelo Instagram é a automação. Outra prática que a rede social  também condena é a de spam e é por isso que, se eles perceberem que você está indo rápido demais em algumas ações, eles podem te bloquear. Se você não quer ser confundido com um spammer e, de quebra, evitar cair no bloqueio do Instagram, aqui vão as dicas do que fazer:

Siga sem exageros

Se você seguir muitos perfis ou deixar de seguir várias contas em um curto período de tempo, por exemplo, a plataforma pode achar que você está agindo de maneira rápida e te impede de prosseguir. A mesma lógica é aplicada para vários posts curtidos em sequência ou comentários feitos num curto período de tempo. 

Basicamente, você precisa deixar claro pro Instagram que você não é um robô. Por isso, não exagere nas interações, evitando se comportar de maneira “robótica” na plataforma.

Mostre que você é real

Estamos em 2020, ter um perfil fake nas redes sociais não é mais uma opção. Por isso, ofereça o máximo de informações reais sobre você (e-mail, telefone, endereço do seu negócio) para que seja mais fácil para o Instagram te reconhecer como uma pessoa real e não um possível robô. Deixar links na bio para suas outras redes sociais também pode ajudar nisso.

Pegue leve nas DMs

Não é novidade que o Instagram também vigia o que enviamos pelas DMs. Por isso, a ideia aqui é também pegar leve nas directs, o que significa que você não deve mandar várias DMs em um curto período de tempo pra vários perfis.

Cuidado também com os links! Fazer o uso deliberado deles pelas Mensagens Diretas pode ativar o alerta vermelho sobre o seu perfil com o Instagram.

Mencione de forma consciente

Se você quer chamar a atenção de alguém para algum post, aja com inteligência e naturalidade. Marcar inúmeros perfis ou pessoas em série pode colocar sua conta em risco, ainda mais se você fizer isso em uma série de posts diferentes. Por isso, tenha sempre em mente que esse tipo de atitude também pode te colocar como spammer para o Instagram.

Fique de olho nos Direitos Autorais

Outra questão que o Instagram tem trabalhado de forma rígida é a dos direitos autorais. Expressar a mesma ideia, pode. Copiar, não. Jamais use vídeos, filmes, músicas ou gravações que não sejam de sua autoria ou que não tenham sido concedidos a você. 

Se você ainda tem dúvidas sobre uso de conteúdo e direitos autorais no Instagram, é possível conferir um pouco mais sobre essa política e ficar por dentro de todas as regras no próprio site da plataforma

Cuidado no conteúdo

Assim como qualquer outra plataforma com bilhões de usuários, o Instagram também está de olho no conteúdo que é publicado na ferramenta. Posts de caráter inapropriado (como nudez ou discurso de ódio) podem bloquear a sua conta de forma definitiva.

Por que o Instagram está limitando essas atividades?

A resposta é simples: anúncios.

A verdade é que, nos últimos anos, o Facebook tem investido bastante na construção de uma plataforma de publicidade no Instagram, afinal de contas, os anúncios hoje são muito mais lucrativos para a empresa. No entanto, isso também significa que os anunciantes estão precisando pagar mais para conseguir aparecer no meio da concorrência.

Com usuários gerando engajamento e alcance pra si por meio de bots e automações, os anunciantes começam a enfrentar uma concorrência injusta porque sempre vão competir com os outros posts patrocinados, enquanto quem usa automação vai parecer ter alcançado os números de forma orgânica.

E aí a conta é simples: anunciantes irritados com o Instagram por estarem gastando mais dinheiro para competir de forma injusta e o Instagram fazendo de tudo para não perder os anunciantes, o que significa necessariamente precisar bloquear a ação de spammers e bots. Entendeu?

Meu perfil corre risco?

Depende. Se você não respeitar as diretrizes da comunidade, a resposta é sim! Sua conta pode ser completamente bloqueada e, além de não conseguir curtir, comentar, enviar mensagem, seguir ou deixar de seguir, você também pode ficar bloqueado para postar fotos e vídeos no feed.

Agora também é possível que você siga todas as regras e mesmo assim tenha sido afetado pelo bloqueio do Instagram. Isso acontece porque o IG faz as penalizações de forma automática, sem dedicar uma inteligência humana num primeiro momento (por isso a possibilidade de você cair na “malha fina” só por estar fazendo uma mesma ação repetidas vezes). O problema de ser afetado injustamente é que o Instagram não é a plataforma mais rápida do mundo para responder chamados de suporte e o seu caso pode levar um tempo pra ser resolvido por conta disso. 

De toda forma, respeitar as diretrizes da comunidade te deixa numa posição segura pra não colocar o seu perfil em risco. Para tentar resolver o problema o mais rápido possível, há algumas ações que você pode fazer de imediato:

Como resolver a mensagem de erro “Ação Bloqueada”

1. Faça uma pausa de 72 horas nas atividade de “seguir” e “curtir”

Atividade exagerada é o motivo mais comum para receber a mensagem de “Ação Bloqueada”. Por isso, manter seu perfil longe do radar do Instagram por uns dias é uma ótima solução para retomar as atividades da conta.

2. Mude para dados móveis

Se você estiver conectado no Wi-Fi, utilize sua rede móvel (4G/5G) e se já estiver usando o plano de dados, mude para o Wi-Fi doméstico. É possível que o Instagram tenha sinalizado ou banido seu IP residencial ou comercial. Portanto, mudar a fonte de conexão pode ajudar a desbloquear ações no Instagram. 

3. Vincule a sua conta do Instagram ao Facebook,

Conectar a sua conta pessoal ou comercial ao Facebook mostra ao Instagram que você é uma pessoa real e não um “robô”, te dando mais credibilidade. Muitas vezes, as contas do Instagram criadas ou mantidas por máquinas não são associadas a nenhuma conta do Facebook, e o Instagram pode enxergar isso como um problema de confiança.

4. Abra uma solicitação de ajuda no Instagram

Para fazer isso, abra sua conta e vá na aba de Configurações. Depois, clique em Ajuda

Captura de tela mostrando como relatar um problema no Instagram

Clique em Relatar um problema e, depois, em Relatar um problema novamente

Captura de tela mostrando como relatar um problema no Instagram

Agora, explique o que aconteceu com o seu perfil. Uma dica legal é enviar um print da “mensagem de erro” que você recebeu. Isso ajuda a provar pro Instagram que você realmente existe e está falando sério. Depois, clique em enviar e aguarde a resposta.

Captura de tela mostrando como relatar um problema no Instagram

Depois do processo evite entrar na sua conta por pelo menos 24 horas. Não faça absolutamente nada na sua conta. É importante saber que a penalidade dura de forma diferente em cada caso, podendo desbloquear em um dia, semanas ou até mesmo só depois de meses (este último é bem mais raro, mas pode acontecer). 

Conclusão

Sei o quanto deve ser frustrante para você ter problemas de bloqueios no seu perfil onde gastou tanto tempo e energia, mas não hesite em usar as dicas que te dei aqui para solucionar o problema o quanto antes.

E, acredite: com um pouco de planejamento e seleção cuidadosa de atividades, você pode desfrutar de um crescimento saudável e seguro da sua conta do Instagram.

Qualquer dúvida, é só chamar nos comentários!