Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
01/10/2019
às 10:00

Automação no Instagram: os perigos da prática para ganhar seguidores

É muito possível que você, que está lendo esse texto agora, já tenha utilizado alguma automação pra ganhar seguidores no Instagram. Afinal, a prática virou quase uma regra para muitos dos perfis de negócio na rede social. 

Mas a verdade é que essas atividades são irregulares e não é de hoje. Além de prejudicar o funcionamento e lucro da plataforma, as automações podem trazer inúmeras desvantagens pra sua estratégia de conteúdo e até pro seu perfil. 

Nesse artigo, fizemos um apanhado sobre a realidade do uso de automações para ganho de seguidores no Instagram e como a rede social tem fechado o cerco para elas a cada dia que passa. Confere! 

 

O que são as automações que o Instagram proíbe? 

Apesar do assunto ganhar mais força nos últimos anos, as automações nunca foram regularizadas dentro do Instagram. Em 2017, a plataforma derrubou pelo menos cinco aplicativos famosos por vender interações automáticas como seguir, curtir, comentar e enviar mensagens diretas.

Desde então, a rede social vem trabalhando rigorosamente para impedir interações não humanas na ferramenta, excluindo perfis que fazem spam na rede e bloqueando ações em perfis que realizam qualquer ação repetidas vezes em um curto espaço de tempo, como seguir 100 perfis em 10 minutos, por exemplo. E a previsão é que fique ainda mais difícil.

 

Por que o Instagram não permite automações? 

A decisão de não permitir automações na plataforma não é uma escolha arbitrária do Instagram. Na verdade, a rede social tem muitos motivos pra fazer disso uma prática irregular. Separamos os principais motivos: 

  1. Automações podem virar spam na rede

Não é mentira que as automações podem gerar alguns benefícios. Programar o seu perfil para curtir todos os conteúdos marcados com a sua hashtag, por exemplo, é uma ótima estratégia para agradecer a menção e, de quebra, se fazer visto. 

O grande problema é que, para tirar proveito dessas automações, é preciso saber configurá-las da forma certa. Do contrário, você acaba caindo em interações excessivas sem contexto (como comentar na foto de alguém que fala uma língua diferente da sua, por exemplo) e deixa de construir uma relação mais próxima e humanizada com o seu seguidor. 

  1. Automações afetam o investimento em anúncios no Instagram

O Instagram quer que você gaste com anúncios na plataforma. A partir do momento que você paga outro aplicativo pra conseguir ser visto no Instagram, eles deixam de ganhar dinheiro. Não dá pra imaginar que eles simplesmente iriam ignorar uma questão que pesa diretamente no lucro da plataforma, né? 

  1. Automações quebram o algoritmo

Boa parte do trabalho do Instagram está relacionado com o aperfeiçoamento do algoritmo da plataforma, que funciona a partir de critérios de relacionamento e interações. Como as automações simulam todas essas interações, o algoritmo acaba trabalhando em cima de algo que não é real. 

Isso pode prejudicar, inclusive, a experiência do usuário, aspecto muito importante para o Instagram, já que se relaciona diretamente com a quantidade de tempo que passamos na plataforma e, consequentemente, com a quantidade de anúncios que vemos. 

 

Por que não usar automação no Instagram

Se o caso das empresas que tiveram que fechar as portas ainda não te convenceu, reunimos uma lista de prejuízos que as automações para ganhar seguidores no Instagram podem trazer pra você: 

  1. Você pode ficar impedido de realizar ações no perfil

Não é raro encontrar alguém que teve o perfil bloqueado no Instagram. Ao identificar algum comportamento robótico, a plataforma pode impedir o usuário de realizar aquela mesma ação por horas, dias ou até semanas. 

  1. Sua conta pode ser banida

Ainda que seja menos frequente, também é possível ter a conta banida no Instagram. Isso porque a plataforma faz questão de deixar tudo discriminado nos Termos de Uso e pode usar isso contra qualquer um que tente fazer alguma atividade irregular dentro da rede. 

É importante lembrar também que todas as formas de recuperar uma conta dentro do Instagram se tornam inviáveis uma vez que você foi banido da plataforma por infringir os Termos de Uso.

  1. Seus posts podem ficar ocultos

Já ouviu falar no shadowban do Instagram? O termo faz referência ao ato de bloquear um usuário da rede social sem que ele perceba que foi banido. Ou seja, sua conta ainda está ativa, você pode utilizá-la normalmente, mas suas publicações ficam ocultas das pesquisas de hashtags, localização e até mesmo da aba Explorar. Isso pode fazer com que a gente tenha muito menos engajamento e interações nos nossos conteúdos e, de quebra, o número de seguidores pode parar de crescer. 

  1. Você deixa de criar relações verdadeiras com os seguidores

Um dos pilares que o Instagram pode fortalecer é o relacionamento com clientes e possíveis clientes. Por isso, ao automatizar esse processo (utilizando mensagens automáticas, por exemplo) você deixa de construir uma relação verdadeira e sólida com o seguidor, que vai perceber que está falando com um robô. Em muitos casos, isso pode significar a perda de uma oportunidade de venda. 

 

E quando o uso de automações é exigido?

Para muitas pessoas que ganham dinheiro criando conteúdo pra redes sociais, é comum passar por certas exigências do contratante. E utilizar automações no Instagram pra bater um número de curtidas e de seguidores infelizmente pode ser uma delas. 

Se esse é o seu caso e se você já deixou claro pro cliente todos os perigos que ele corre ao utilizar esses serviços, te ofereço uma última solução: peça pra que ele assine um termo de responsabilidade. Nele, deixe claro que a utilização de automações não é uma prática que você incentiva e que o uso será feito apenas por conta da solicitação do cliente. Dessa forma, você fica assegurado se algo de ruim acontecer com o perfil em questão. 

 

Por que o Postgrain não oferece mensagens automáticas? 

Não é de hoje que recebemos sugestões dos nossos clientes pra que seja adicionada a funcionalidade de mensagens automáticas ou até mesmo de outras automações pra ganho de seguidores. Mas uma coisa precisa ficar clara: não está nos nossos planos inserir nenhum tipo de função como essa, nunca.

Desde a criação da plataforma, tentamos manter o Postgrain alinhado com os Termos de Uso do Instagram. Isso significa andar lado a lado com o que a rede social considera uma prática regular.

Por isso, invariavelmente todas as funções disponíveis no Postgrain vão se encaixar em alguma dessas características:
1. podem ser feitas manualmente pelo usuário no aplicativo;
2. são funcionalidades que o Instagram visa liberar com o tempo.

A função de agendamento, por exemplo, é algo que o Instagram já mostrou que tende a ficar cada vez mais disponível para os usuários, já que a plataforma vem liberando o agendamento de posts aos poucos com as marcas parceiras e a recente atualização no Estúdio de Criação do Facebook.

Caminhando de acordo com as regras da ferramenta, a gente garante inclusive a segurança dos perfis utilizados pelos nossos clientes. Assim, não está nos planos do Postgrain adicionar mensagens automáticas ou qualquer outra funcionalidade que infrinja as regras do Instagram.

 

Se adaptar é a chave

Quem usa automações pra ganhar seguidores há um bom tempo pode achar difícil  visualizar outra forma de obter sucesso dentro do Instagram. Mas a verdade é que qualquer trabalho dentro das redes sociais envolve adaptação e quem trabalha com isso deve estar preparado para as mudanças.

Isso porque a qualquer momento o Instagram pode surgir com um novo algoritmo ou o monopólio do Facebook pode simplesmente acabar e uma nova rede social surgir. Fazer um trabalho de qualidade em qualquer uma dessas situações significa focar no conteúdo

Se você topar essa empreitada, temos um artigo mostrando como fazer isso de maneira orgânica. Dá uma olhada e depois me diz o que achou!