Guia para influencer: como divulgar um produto no Instagram

Guia para influencer: como divulgar um produto no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 16 de março de 2022

O Instagram é uma ferramenta poderosa para se conectar com as pessoas, criar uma base de público fiel, divulgar e vender produtos. E ninguém faz isso melhor do que os influenciadores digitais

Se você está começando nesse “mercado” como influencer e quer saber como se destacar e ganhar credibilidade com a sua base de seguidores, essas dicas de como divulgar um produto no Instagram são pra você. 

Ah, e se você trabalha pra alguma marca fechando parcerias com criadores de conteúdo, esse texto também é pra você! Já vai salvando na aba de favoritos que nossas dicas podem servir de briefing pra vários tipos de produto e parcerias de marca.

Continua lendo que tem ideias, insights e exemplos de conteúdo pra você se inspirar.

A influência do influenciador digital

Além de serem um ponto de contato mais humano e próximo que as marcas podem utilizar pra levar seus produtos até potenciais consumidores, a opinião dos influencers pesa muito na hora dos usuários tomarem uma decisão de compra.

Olha só esses dados do Instituto Qualibest, em uma pesquisa publicada em 2019:

  • 82% das pessoas preferem influenciadores que dominam os assuntos que abordam;
  • 79% aumentam a confiança em um influenciador quando ele avalia os produtos com base em experiências reais;
  • 76% já compraram algo anunciado por influenciadores digitais;
  • 68% segue ao menos um influenciador digital
  • 63% gostam que influenciadores digitais recomendem produtos;
  • 61% acessam as páginas das empresas marcadas em posts patrocinados.
  • 55% acham que as recomendações feitas por influenciadores são menos invasivas do que anúncios na internet e TV;
  • 50% costumam pesquisar a opinião de influenciadores digitais antes de comprar produtos e serviços;

Leia também:

Tendo esses dados em mente, já da pra entender melhor a percepção e expectativas que os consumidores têm dos influencers, né? Então, com base nisso e em uma análise de conteúdos de sucesso no Instagram, vem conferir nossas dicas de como divulgar um produto no Instagram:

5 formas de como divulgar um produto no Instagram

  1. Mostre como o produto é usado

Pra não deixar dúvidas sobre o modo de usar, já aproveite seu conteúdo pra mostrar o produto em prática sendo aplicado na rotina. Assim as pessoas podem ter uma ideia melhor de como funciona o produto e você ainda pode reforçar a praticidade e benefícios ou aproveitar pra fazer um tutorial legal, no caso de produtos que demandem mais instruções.

Exemplos:

  • Se for um item de cozinha, faça um vídeo de receita mostrando em que momento o produto entra naquele processo e mostrando como ele faz toda a diferença (no sabor, na consistência, na praticidade, no que for)
  • Se for uma peça de roupa com muitas amarrações, por exemplo, mostre as diferentes formas de amarrar e como seus seguidores podem reproduzir em casa
  • Se for um cosmético, que tal um vídeo com sua rotina de beleza incluindo aquele produto e mostrando o passo a passo do uso?

  1. Contextualize o produto

Muitas vezes o que impede as pessoas de comprar um produto é a dúvida se de fato elas precisam daquilo ou se o item vai ter utilidade na vida delas. 

Seja o produto uma roupa, um equipamento eletrônico, um utensílio doméstico ou absolutamente qualquer coisa, mostre aquele produto em um contexto do dia a dia com o qual seus seguidores podem se identificar e perceber a necessidade de comprar aquele item também.

Inclua no seu conteúdo os pontos de “dor” que aquele produto resolve. Ele facilita a limpeza de quem não aguenta mais gastar horas com isso? Ele melhora a pele em poucos dias e vai ajudar muito aquela seguidora que quer se livrar das espinhas o mais rápido possível? Ele vai diminuir a burocracia de algum processo complicado? E por aí vai. Só não faça falsas promessas, se não pode sobrar pra você.

  1. Apresente de forma criativa

Pense fora da caixinha em formas criativas de apresentar o produto e que vão prender os usuários até o fim daquele conteúdo. Vale usar referências que você sabe que o seu público vai entender, criar roteiros diferentes e usar de muito humor (se fizer sentido pra marca, claro) pra apresentar aquele item pro seu público.

Olha esse exemplo da criadora de conteúdo Camila Reich, que usou de um vídeo de humor em forma de reportagem pra falar da sua “obsessão” pelo produto que estava promovendo:

  1. Faça unboxing com os seguidores

Você pode aproveitar os Stories pra criar antecipação entre os seguidores e avisar que chegaram produtos novos pra você. Comece com um teaser, mostrando a caixa e a marca e fale que, se quiserem, você pode fazer um unboxing com eles. 

Isso vai fazer com que as pessoas se sintam parte da sua rotina e de uma mesma comunidade que está esperando pra ver suas dicas de produtos, o que gera uma aproximação entre você e seu público.

Pro momento do unboxing, tanto dá pra fazer de forma espontânea nos Stories ou aproveitar pra criar um conteúdo pro Feed ou pro Reels! Dica extra caso tenham muitos produtos pra mostrar: divida o unboxing em partes e crie expectativa nos usuários pra ver as próximas. Aquele famoso “curte aqui pra ver a parte 2” ou “comenta aqui se você quiser uma parte 2” sempre funciona!

  1. Faça resenha sobre o produto

Pra construir uma base de seguidores fiel e que de fato se interesse pelas suas recomendações, prove que eles podem confiar na sua opinião. 

Uma boa ideia é fazer resenhas sinceras sobre produtos e mostrar sua opinião sobre eles. Só tome cuidado pra não ser nem 8 nem 80. Não precisa botar defeito em tudo pra parecer honesta, ok?

Olha esse exemplo da influencer Carol Moleiro, que deu uma boa visão dos produtos no vídeo e ainda deu sua breve opinião sobre tamanho e material sem desmerecer a marca, mesmo quando ela não achou alguma bolsa ideal:

  1. Se possível, varie nas formas de usar o produto

Garanta que ninguém vai ficar com aquele tipo de insegurança de: “poxa, mas não tenho onde usar isso ou onde colocar”. 

Mostre que existem várias formas de utilizar um mesmo produto para agradar diferentes gostos e fazer com que seus seguidores se identifiquem com ao menos uma delas! Além dos usuários perceberem que aquele produto pode, sim, ser útil pra eles, ainda podem descobrir mais de uma forma usar.

  1. Invista em imagens de qualidade

Um vídeo bem editado, uma foto com qualidade, uma edição diferenciada. Tudo isso pode ajudar a ressaltar ainda mais o produto e atrair interesse pra ele! 

A estética é algo muito importante pra prender atenção no Instagram e atrair as pessoas, então invista em um cenário legal ou organizado (nem que seja só um fundo de cor lisa que dá bastante destaque ao produto) e capriche nos ângulos e edição!

Olha o exemplo das irmãs do perfil @twolostkids, que criaram uma imagem criativa e que prende o olhar de quem está rolando o feed sem parecer, inicialmente, um mero publipost. A divulgação do produto ficou mais pra legenda.

Dica extra:

Antes mesmo de aceitar divulgar um produto ou decidir mostrar algo pros seus seguidores, é importante que, como influencer, você assuma certas responsabilidades já que as pessoas confiam na sua palavra e te veem como uma autoridade no assunto.

Então muito cuidado com as marcas que você divulga. Tenha certeza de que são marcas alinhadas com os seus valores e que entregam o que promete, assim você não perde a credibilidade diante do seu público. Não aceite qualquer proposta só porque te ofereceram um dinheiro legal. As consequências podem não compensar.

Além disso, é essencial que você pense também na experiência dos seus seguidores ao fazer um publi post ou até mesmo uma simples recomendação espontânea mesmo: o produto tem a ver com o seu público alvo? eles vão entender o seu conteúdo? você está criando um conteúdo acessível? 

Gostou das dicas?

Essas ideias de como divulgar um produto no Instagram são bem práticas e você pode adaptar pra divulgar qualquer tipo de produto! 

E que tal a gente trocar mais ideias sobre o assunto? Comenta aqui embaixo algum influencer que você curte muito os #publiposts pra servir de inspiração!