Instagram Creator Lab: conheça o portal para criadores de conteúdo

Instagram Creator Lab: conheça o portal para criadores de conteúdo

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 11 de março de 2022

Começar como criador de conteúdo não é tarefa fácil, já que se dedicar à produção de conteúdo e conseguir construir uma audiência engajada demanda tempo e mais esforço do que as pessoas imaginam. 

Pra facilitar a vida dos creators que estão começando a entrar nesse mundo, o Instagram lançou a plataforma Creator Lab, um portal especialmente voltado para ajudar os iniciantes. 

O que é o Creator Lab

O Creator Lab é uma plataforma que vai servir como hub para novos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Qualquer um pode ter acesso ao site, mesmo sem ter uma conta na modalidade de criador de conteúdo ainda.

Segundo Adam Mosseri, Head do Instagram:

“[O Instagram reuniu] alguns dos nossos criadores favoritos para compartilhar o que eles gostariam de saber quando começaram e o que eles aprenderam ao longo do caminho através de tentativas e erros”. 

Cuidado pra não confundir com outros projetos de mesmo nome ou nome parecido que têm por aí. O site oficial do Instagram pode ser acessado nesse endereço, pelo pc ou celular: https://creators.instagram.com/lab

Instagram Creator Lab: conheça a nova plataforma

E como funciona o Creator Lab?

No site, estão disponíveis vários vídeos, textos e respostas a perguntas frequentes com dicas de criadores de conteúdo do mundo todo e também do próprio Instagram. Por enquanto, uma parte do conteúdo só está disponível em inglês, mas também tem muita coisa traduzida por lá.

No portal, tem dicas e insights sobre:

  • Como se expressar da melhor forma
  • Como ganhar dinheiro como criador de conteúdo
  • Como entender o algoritmo do Instagram
  • Como construir uma comunidade no Instagram
  • Como crescer a longo prazo
  • Como testar novas ferramentas
  • Como proteger sua conta e sua saúde mental

Entre outras coisas.

Instagram Creator Lab: conheça a nova plataforma

Mais novidades com foco em criação de conteúdo como carreira

Ainda segundo Mosseri, a plataforma deve continuar sendo atualizada periodicamente com novos tópicos e programas. Assim, os creators e influencers terão sempre novos conteúdos para acessar, se especializar e tirar mais insights pros seus conteúdos.

A ideia é que o portal ajude os criadores a construir uma estratégia para transformar a produção de conteúdo em lucros. O foco será em propor novas formas de monetizar no app e construir uma carreira sólida a longo prazo dentro da rede social. 

A novidade deve beneficiar tanto os usuários quanto o próprio Instagram, que vem tentando lidar com o crescimento do seu principal concorrente, o TikTok, que por sua vez tem atraído diversos usuários e criadores de conteúdo que antes focavam apenas no Instagram.

Instagram Creator Lab: conheça a nova plataforma

Mais dicas pra criadores de conteúdo: por onde começar

Se você também está entrando agora nesse universo ou querendo se atualizar a refrescar as ideias, aqui no blog temos vários conteúdos super úteis pra influenciadores digitais e criadores de conteúdo. Já salva esse post nos seus favoritos e confere também os dessas listas:

Configure sua conta:

Explore diferentes formatos:

Analise seus posts e resultados:

Insights:

E aí, o que achou das dicas?

Conta pra gente aqui nos comentários como tem sido sua experiência com criação de conteúdo!