6 dicas de como aparecer no Explorar do Instagram

6 dicas de como aparecer no Explorar do Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 17 de agosto de 2021

Com que frequência você costuma checar o Explorar do Instagram? Já pensou em considerar ele na sua estratégia de conteúdo? Por mais seguidores que um perfil tenha, em meio aos mais de 1,2 bilhão de usuários do Instagram, sempre vão existir milhões de pessoas que ainda não o conhecem, mas que podem se interessar muito pelo seu conteúdo.

É aí que entra o Explorar do Instagram: o melhor espaço, ao lado do Reels, para descobrir e ser descoberto na rede social. A aba é uma das maiores vitrines que a rede social oferece atualmente e qualquer conteúdo pode aparecer por lá e alcançar as pessoas certas, trazendo um ótimo impulso para o perfil da sua marca.

Quer saber como fazer isso? Siga a leitura!

O que é o Explorar do Instagram?

Diferentemente do Feed, onde a prioridade máxima é mostrar conteúdos apenas de quem você segue, na aba Explorar o Instagram mostra conteúdos de perfis que você ainda não segue, mas que o algoritmo entende que podem ser interessantes pra você. A ideia é apresentar novidades e proporcionar a descoberta de novos perfis.

Sendo assim, cada usuário tem um feed do Explorar totalmente único e que pode mudar constantemente baseado nos seus interesses e principais interações realizadas por cada pessoa na rede social.

O que aparece no Explorar do Instagram?

A seleção de posts é totalmente única e varia pra cada usuário de acordo com seus interesses, mas alguns formatos do Instagram tem um espaço garantido na aba Explorar do Instagram, já que é do interesse da plataforma impulsionar esses conteúdos.

Atualmente, esse é o caso do Reels e dos vídeos do Feed, que contam com um espaço exclusivo do Explorar de todos os usuários. O conteúdo exibido por lá vai variar, mas o formato com certeza vai aparecer pra você.

Explorar do Instagram

Outros formatos como o IGTV, Stories e até posts com tags do Instagram Shopping também já tiveram um espaço reservado por lá em algum momento, mas, com as constantes mudanças e atualizações da rede social, terminaram perdendo essa “garantia”.

No caso do Instagram Shopping, podemos considerar que hoje em dia a feature conta com sua própria aba do Explorar. Ao clicar no ícone da sacolinha no app, o usuário é levado para um Feed exclusivo de produtos recomendados com base em lojas que você segue, produtos que você já curtiu e sugestões baseadas nos seus interesses.

Explorar do Instagram

Como o algoritmo escolhe os conteúdos da aba Explorar?

Da mesma forma que o Feed principal e o Reels têm algoritmos diferentes, o Explorar também funciona com uma lógica própria dentro do Instagram. Nesse caso, como o foco é em recomendar novidades, o algoritmo do Explorar termina se aproximando um pouco do utilizado no Reels.

Explicamos, em detalhes, como funciona cada um desses algoritmos nesse outro artigo.

No caso do Explorar, segundo o próprio Instagram, pra determinar que tipo de posts você vai ver por lá, o algoritmo analisa: posts que você curtiu, salvou e comentou no passado e o que há em comum entre eles.

Por exemplo: se um usuário gosta muito de moda, ele tende a curtir vários posts sobre o assunto e seguir perfis relacionados (como lojas, influenciadores de moda, estilistas e outros profissionais da área). Com base nisso, o Instagram vai analisar os interesses de outros usuários com gostos parecidos na rede social e, a partir disso, fazer uma curadoria de conteúdos relevantes novos para sugerir.

Se você interage muito com conteúdos sobre um determinado tema ou assunto, ou perfis com um público muito semelhante, você vai começar a receber conteúdos similares como sugestão.

5 critérios para aparecer no Explorar do Instagram

1. Informações sobre a postagem

O Instagram examina o quão popular uma postagem parece ser. Pra isso, ele considera quantas pessoas estão curtindo – e com que rapidez –, além de comentando, compartilhando e salvando uma postagem. Esses sinais são muito mais importantes no Explorar do que no Feed ou Stories.

2. Histórico de interação com a pessoa que postou

No geral, os posts mostrados são de perfis que você provavelmente não conhece, mas, uma vez que o usuário interage com um post específico, o Instagram passa a entender que você pode se interessar por outras coisas que ela compartilhou.

3. Atividade do usuário

Os sinais analisados aqui são baseados em conteúdos com os quais você engajou curtindo, salvando ou comentando e como você interagiu no passado com outros posts do Explorar.

4. Informações sobre a pessoa que postou

Aqui são consideradas quantas vezes as pessoas interagiram com aquela conta mostrada no Explorar nas últimas semanas, pra ajudar a encontrar conteúdos atrativos vindos de uma grande variedade de pessoas.

5. Se o conteúdo é sensível ou ofensivo

Segundo o Instagram, “se um amigo que você segue compartilhar algo ofensivo e você vir isso em seu Feed, isso é entre você e seu amigo. Se você vir algo ofensivo no Explorar vindo de alguém que você nunca ouviu falar, é uma situação diferente.” Entre os conteúdos que entram nessa categoria, a rede social citou como exemplo posts que promovem o uso de tabaco ou vape.

Além disso, foi anunciado pela plataforma que os próprios usuários agora contam com mais opções para marcar os conteúdo como “sensíveis” ou até prevenir o que será mostrado na rede social, o que vai ajudar o Instagram a entender melhor que tipo de conteúdo pode ser considerado delicado para cada usuário e mostrar cada vez menos.

Para utilizar o recurso:

  1. Acesse seu perfil do Instagram
  2. Clique em Configurações
  3. Selecione a opção “Conta”
  4. Abra o “Controle de conteúdo sensível
  5. Escolha uma das opções de limitação

Aba Explorar do Instagram

Em caso de dúvidas sobre esse tópico, a rede social recomenda a leitura das Diretrizes de Recomendações, que incluem direcionamentos para evitar certos tipos de postagens, pois elas não serão mostradas no Explorar.

Por que investir no Explorar do Instagram?

A maior vantagem de investir em mais aparições no Explorar é conseguir com que seu conteúdo alcance ainda mais pessoas e seja recomendado para usuários que ainda não te seguem ou sequer conhecem seu perfil, mas que podem se interessar pelo que você compartilha ou vende.

Ou seja, isso pode te ajudar a:

  • Ganhar seguidores
  • Melhorar o alcance
  • Ter mais engajamento
  • E até aumentar as vendas!

É a mesma ideia de investir no Reels, que também promove um alcance maior do seu conteúdo e entrega os vídeos pra uma gama mais ampla de usuários, incluindo aqueles que te seguem e os que ainda não seguem.

6 dicas de como aparecer no Explorar do Instagram

1. Conheça seu público

Antes de tudo, o Explorar é baseado em interesses. Por isso, para que seu conteúdo seja recomendado e alcance a audiência certa pro seu perfil, é preciso conhecer muito bem o seu público alvo e que tipo de conteúdo ele gosta de consumir.

Estude bem o seu nicho de atuação, que tipo de posts a concorrência ou outras marcas de segmentos parecidos estão criando por aí e use de inspiração na hora de produzir conteúdos que vão ser atrativos para esse mesmo público.

Dica: crie uma conta secundária que você possa usar para estudar melhor o Instagram, incluindo a aba Explorar. Teste “manipular” o seu Explorar nessa conta curtindo conteúdos de determinados assuntos, nichos de criadores de conteúdo ou marcas e veja o que vai aparecendo pra você. Podem surgir boas ideias a partir daí e você vai entendendo melhor o algoritmo!

2. Usando o Reels

Como atualmente os vídeos do Reels têm seu espaço garantido de destaque no Explorar, investir nesse formato vai duplicar suas chances de ter mais alcance no Instagram. O próprio formato já vai fazer com que seu perfil impacte pessoas que ainda não te seguem, já que isso faz parte do algoritmo do Reels também.

Aqui no blog, temos dois artigos cheios de ideias, insights e inspirações que você pode aproveitar para criar conteúdos pro Reels que gerem resultados:

Reels: como aumentar o alcance no Instagram com ideias de conteúdo

TikTok e Reels: ideias de conteúdo pra sua marca viralizar

3. Incentivando o engajamento

Entre os critérios do algoritmo do Explorar, o engajamento tem um papel essencial no que vai ser mostrado para cada usuário. Afinal, o Instagram também seleciona as recomendações do Explorar com base no que os seus seguidores ou pessoas com interesses em comum ao seu estão curtindo por aí.

Além disso, sempre tem aquele usuário que já pode ter visto um post seu no Explorar, engajou (curtiu, comentou, salvou) mas não chegou a te seguir…. Ainda.

Por isso, lembre sempre de incentivar a interação nos seus posts. Aposte em CTAs (Call To Action) nas suas legendas e faça posts com conteúdos que te ajudem a melhorar sua taxa de engajamento no Instagram. Isso vai aumentar sua probabilidade de ser recomendado para mais usuários que possam se interessar pelo seu conteúdo.

Entre os principais tipos de engajamento que você deve pensar estão: curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Pense nisso na hora de montar seu planejamento e crie conteúdos direcionados para essas ações, como tutoriais que podem ser salvos ou compartilhados, posts interativos, com jogos, desafios, perguntas a serem respondidas nos comentários, etc.

Leia também: 15 formas de ganhar comentários no Instagram sem gastar nada

4. Publicando no melhor horário

Essa dica também vai te ajudar no tópico anterior: engajamento. Descubra o melhor horário para postar no Instagram e agende seus posts para os momentos em que seus seguidores estejam mais ativos.

Esse “impulso” dos horários mais movimentados vai te ajudar a garantir um bom engajamento logo nos primeiros minutos e aumentar suas chances de ter seu conteúdo recomendado para outros usuários que também estejam ativos naquele momento.

Como o Instagram faz recomendações baseadas também no comportamento de usuários com interesses semelhantes, é provável que o seu público alvo tenha uma rotina e hábitos parecidos e esteja ativo no Instagram mais ou menos nos mesmos horários.

5. Usando hashtags

O algoritmo do Instagram também analisa as hashtags dos posts que um usuário interage pra basear as recomendações que irão aparecer no Explorar. Se você segue alguma hashtag específica ou costuma engajar muito com posts que tenham as mesmas hashtags, a rede social vai recomendar publicações de outros usuários que estão usando os mesmos termos e que podem ser do seu interesse.

Pra aumentar suas chances de aparecer no Explorar de outras pessoas, pense em hashtags apropriadas, que tenham a ver com seu conteúdo e nicho, e use nos seus posts também. Isso vai facilitar com que o algoritmo recomende seu perfil para usuários que ainda não te seguem mas já interagem com as mesmas tags em outros posts.

6. Usando o Instagram Shopping

Nesse caso, a ideia é garantir um espaço na aba Explorar do Instagram Shopping. Se você tem produtos cadastrados e uma Loja no Instagram, não deixe de criar conteúdos regularmente usando as tags e outros recursos como o Guias e as Coleções, que também costumam ser recomendados nesse espaço e podem te ajudar a alcançar mais usuários que estejam “explorando” o Feed por lá em busca de novas marcas e produtos pra consumir.

Leia também: Como otimizar seu perfil e vender mais no Instagram Shopping

Como limpar o Explorar do Instagram?

Assim como o Instagram está sempre em constante mudança, nossos gostos ou interesses também podem mudar com o tempo, e nem sempre a rede social vai conseguir acompanhar ou entender isso logo de cara. Por isso, se quiser recomeçar do zero, existe um jeito de “resetar” o Feed atual. É só seguir o passo a passo:

  • Vá em Configurações;
  • Clique em Segurança;
  • Toque em “Limpar histórico de pesquisa”.

Mas atenção: ao confirmar a ação, não tem mais volta. Então pense direitinho e tenha certeza de que você quer mesmo zerar seu histórico de buscas.

Depois disso, aos poucos e de acordo com o seu comportamento a partir dessa ação, o Instagram vai começar a adequar o seu feed do Explorar de acordo com seus interesses atuais. Pra refinar ainda mais a seleção de conteúdos que você recebe, você pode ir abrindo alguns posts que estão no seu Explorar mas não te interessam e indicar isso pra rede social:

  • Escolha um post no Explorar
  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito
  • E marque a opção “Não tenho interesse”

Fique de olho nas atualizações do Instagram

O Instagram está sempre realizando mudanças no app e no seu algoritmo, das mais notáveis às mais “simples”. Esteja sempre atento a isso, pois o Explorar também pode ir mudando com o tempo ou passando por algumas fases de testes que vale ficar de olho.

Por exemplo, até um tempo atrás os Stories tinham uma posição privilegiada no Explorar – principalmente aqueles com tag de Localização, que costumavam ser mostrados agrupados por região. Também já teve um período em que o IGTV e o Guias apareciam em um menu do próprio Explorar, pra facilitar essa navegação e descoberta.

Hoje em dia, esses recursos não aparecem mais por lá, mas quem sabe em algum momento voltam de outra forma ou surgem novos recursos em destaque por lá? Esteja atento pra apostar nas novidades e sair na frente!

O que achou das dicas? Conta pra gente se você já pensava no Explorar na sua estratégia de conteúdo ou se este post abriu sua mente pra isso. 😉