O que é conteúdo sensível no Instagram e como controlar

O que é conteúdo sensível no Instagram e como controlar

por Erola

Publicado em 29 de novembro de 2022

Você já passou pela experiência de abrir o Instagram, rolar o feed e o Explorar por alguns minutos e se sentir desconfortável com o que via? Sim, acontece com frequência. Porém, dá pra evitar! Uma das formas de fazer isso é usando o controle de conteúdo sensível no Instagram, uma funcionalidade da própria plataforma.

Esse recurso é mais uma das iniciativas de segurança no Instagram para dar mais tranquilidade aos seus usuários e a manter a rede social um ambiente positivo de se frequentar.

Pra entender o que é e como controlar conteúdos sensíveis no Instagram, reunimos as principais dúvidas sobre o recurso e o passo a passo para ativá-lo. Confira!

O que é conteúdo sensível no Instagram?

Como o termo indica, o conteúdo sensível no Instagram é uma possibilidade que a plataforma oferece aos seus usuários que se sentirem desconfortáveis, incomodados com o teor das publicações que aparecem com muita frequência em seu feed e na seção Explorar. 

Isso não significa que, necessariamente, tais publicações ou perfis infrinjam as regras do app, mas sim que eles possam incomodar algumas pessoas que são sensíveis a determinados temas. 

Telas de configuração de conteúdo sensível no Instagram

O que o Instagram considera como conteúdo sensível?

Um conteúdo sensível no Instagram pode ser publicações que tenham conteúdo ofensivo, violento ou sexualmente sugestivo. O perfil de um jornal ou noticiário, por exemplo, pode se enquadrar como sensível para alguns e não para outros. Tais perfis podem seguir todas as Diretrizes da Comunidade e as Diretrizes de Recomendações do Explorar, porém pra determinada pessoa o conteúdo do perfil não é “saudável”, digamos.

Como controlar conteúdo sensível no Instagram?

Dá pra alterar as preferências de conteúdo a qualquer momento. Se a sua experiência atual com os conteúdos que aparecem no seu Instagram está satisfatória, não precisa fazer nada. Caso tenha se deparado com posts que lhe causam desconforto, você pode ajustar o que prefere ver em sua conta. É só fazer assim:

  • acesse o menu principal clicando no ícone das três linhas, no canto superior direito do seu perfil;
  • toque em Configurações > Conta > Controle de conteúdo sensível;
  • clique em “Continuar” e escolha uma das três opções de níveis de conteúdo sensível que você desejar ver — Mais, Padrão, Menos. Em alguns aparelhos as opções podem ser Permitir, Limitar ou Limitar ainda mais.

Passo a passo pra acessar o menu de conteúdo sensível no Instagram

 

Controle de conteúdo sensível no Instagram versão app mobile

Seja qual for a sua escolha, ela influenciará nos resultados de pesquisa e também do conteúdo recomendado na seção Explorar, no Reels, no feed e na aba de hashtags. Ressaltamos que a opção “Mais” não está disponível para menores de 18 anos.

Quer restringir mais ainda quem aparece no seu feed? Use o recurso Favoritos para ver como prioridade no topo do seu feed apenas usuários adicionados por você em uma lista. Ensinamos a usar o Favoritos do Instagram neste artigo, então é mais uma ideia pra manter a sua experiência com o app a mais positiva possível. 😌

Como permitir conteúdo sensível no Instagram?

O que é irritante pra uma pessoa pode não ser para outra, então se você não se incomoda em ver conteúdo sensível no Instagram quando está zapeando pela rede, não precisa configurar o recurso. Por convenção, o controle de conteúdo sensível no Instagram fica selecionado na opção “Padrão” (desativado) em todas as contas.

Se você é uma marca e os temas mais controversos ou chocantes não são o centro da sua estratégia de branding, sugerimos que os evite no seu planejamento de conteúdo. Assim você garante que não vai deixar de aparecer pra quem ocultou esse tipo de post.

Como visto, regular a quantidade de conteúdo sensível no Instagram é fácil, pode ser ativado e desativado a qualquer momento e tem o poder de filtrar os posts de outras pessoas que se refiram a tópicos sobre violência ou drogas — sejam elas seus seguidores ou não. Em tempos de excesso de informações e de opiniões na internet, nada melhor que filtrar o que vemos pra manter a saúde mental em dia.

E aí, você já conhecia esse recurso? Conta pra gente nos comentários!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.