Lista de Favoritos do Instagram: o que pode mudar no algoritmo

Lista de Favoritos do Instagram: o que pode mudar no algoritmo

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 22 de setembro de 2021

Alguma vez você já sentiu falta no Feed de ver o perfil daquele amigo próximo, um parente querido, influenciador ou marca que você gosta de acompanhar? Às vezes, seguimos tantas pessoas no Instagram que é bem possível que algumas se “percam” no seu Feed e os posts delas terminem não chegando até você sempre. 

Pra corrigir isso, o Instagram está testando a implementação de um novo recurso: a Lista de Favoritos do Instagram. A novidade pode trazer algumas mudanças significativas pro algoritmo do Feed principal, e a gente te conta tudo aqui! 

Entenda:

O que é a Lista de Favoritos do Instagram

Favoritos (ou Favorites, em inglês) é o nome do novo recurso que está sendo testado pelo Instagram, segundo o insider Alessandro Paluzzi. A ideia é ajudar os usuários do Instagram a organizarem o Feed categorizando as contas mais importantes pra eles como prioridades, sejam contas de criadores de conteúdo, marcas ou pessoas próximas.

Como marcar um perfil como favorito no Instagram

O insider publicou no Twitter uma prévia de como deve funcionar a novidade.

O usuário poderá adicionar contas a uma lista de favoritos manualmente e aceitar (ou recusar) sugestões automáticas com base na atividade da conta. Esses perfis selecionados pra entrar na “lista VIP”, digamos assim, aparecerão primeiro no Feed pro usuário não perder nenhuma atualização recente.

As listas de favoritos serão privadas, ou seja, apenas o próprio usuário pode visualizar sua lista, e, assim como na lista de Melhores Amigos, os demais usuários não são notificados quando forem adicionados ou removidos desta lista.

A proposta lembra o que já acontece no Twitter com a opção de listas nas quais um usuário pode selecionar alguns perfis que ele quer ver com prioridade e fixar aquela lista no topo do Feed. A diferença é que, no Twitter, podem ser criadas várias listas – abertas ou privadas – com base no que você preferir: lista de perfis de notícia, de perfis de amigos, de perfis de fotos e famosos, etc. 

Já no Instagram, inicialmente, a proposta é trazer os perfis preferidos do usuário pro topo.

O que isso pode significar pras marcas

Qualquer perfil pode ser acrescentado nessa lista de Favoritos, incluindo os perfis de negócios. Então, por um lado, isso pode ajudar as marcas a garantirem a atenção dos seus seguidores mais engajados.

Por outro lado, pode ficar mais difícil alcançar aquele usuário que ainda não presta tanta atenção no seu conteúdo ou que prioriza colocar amigos e família na lista de Favoritos. O que pode acontecer com esse movimento é que as marcas passem a investir ainda mais em anúncios e posts impulsionados para conseguirem ser notadas no Feed. 

Do lado da produção de conteúdo em si, a mudança pode trazer à tona uma relevância ainda maior pra as estratégias de marketing pessoal ou marketing humanizado. Isso porque, para as marcas e criadores de conteúdo, a dinâmica no Feed passa de “faça de tudo para ser escolhido pelo algoritmo” para “crie um relacionamento para ser escolhido como uma das preferências do usuário” – algo que já é uma realidade, até porque o algoritmo considera os hábitos de consumo do dono/dona do feed, mas que tomará uma dimensão ainda maior quando e se a funcionalidade chegar de vez.

O Instagram ainda não se pronunciou sobre a novidade e nem como ficariam o posicionamento dos anúncios no Feed com a entrada da lista de Favoritos. Até lá, resta aguardar se a novidade será bem recebida e como irá funcionar na prática.

Como usar a Lista de Favoritos ao seu favor

Caso passe nos testes da rede social e seja distribuído para todas as contas, é importante que você saiba tornar o recurso seu aliado, e não seu inimigo! Por isso, trouxemos dicas de como usar os Favoritos ao seu favor em duas ocasiões:

  • Na sua conta pessoal

A ideia do Favoritos é trazer os perfis de pessoas mais próximas de você pra mais perto do seu Feed. Então, óbvio, a primeira sugestão de uso é colocar seus amigos, família e perfis preferidos no geral.

Mas, se você trabalha com social media e usa o Instagram também como fonte de inspiração e atualização, temos uma dica: use a lista de Favoritos pra priorizar no Feed os perfis que mais podem ajudar seu trabalho e te dar novas ideias. 

Coloque aqueles criadores de conteúdo que você adora, perfis de notícias da área e/ou perfis de marca que tem uma comunicação e conteúdo interessantes (como o do Postgrain :3). Assim, sempre que você abrir o Instagram já vai ter boas fontes de inspiração logo ali, na cara, sem precisar passar horas rolando o Feed tentando oxigenar as ideias.

  • No perfil do seu negócio/marca 

Se a mudança for aplicada para todos os perfis, você pode usar isso a seu favor pra garantir aquele espaço VIP no Feed dos seus seguidores mais engajados! 

Assim como muitas pessoas já incentivam que os seguidores ativem as notificações (o famoso sininho), você também pode incentivar que elas te coloquem nos Favoritos. Assim os conteúdos do seu perfil sempre vão aparecer em primeiro lugar pra quem te acompanha.

Incentive os usuários com sugestões como:

  • CTAs (Call To Action)

Use chamadas para ação no final dos seus posts pra sempre lembrar aos seus seguidores de te adicionar nessa lista. Algo como:

“Adicione o @insiraseuarroba na lista de favoritos e veja tudo em primeira mão / não perca nenhuma novidade!”

  • Séries de conteúdo: 

Crie uma série de conteúdos especiais pra serem publicados em sequência por alguns dias seguidos e sugira que seus seguidores te coloquem nos favoritos pra acompanhar essa série.

  • Condições especiais: 

Uma tendência que tem crescido entre as marcas é oferecer descontos ou alguma condição especial para os seguidores mais engajados da semana ou do mês. Funciona assim: ao fim do período prometido, a marca escolhe um post aleatório e sorteia o comentário de algum usuário que irá ganhar o “mimo” naquele mês. Como todo mundo quer aumentar suas chances, terminam engajando mais em todos os posts possíveis. E pra melhorar ainda mais esse engajamento, por que não sugerir que coloquem seu perfil na lista de Favoritos pra não esquecerem de comentar seus posts?

Outras mudanças no algoritmo do Feed do Instagram

A lista de Favoritos não é a única alteração que o Instagram vem propondo pro algoritmo do Feed esse ano, já que recentemente a rede social começou a testar a inserção de posts sugeridos no meio do Feed

Na prática, significa que, além dos posts de pessoas que você segue, o Instagram irá sugerir também conteúdos de outros usuários que o algoritmo entenda que podem te interessar. 

A proposta é parecida com o que já acontece no Reels, onde são sugeridos vários vídeos de pessoas que não seguimos ainda, mas que podem ter um conteúdo que nos interesse.  

Essa capacidade de reconhecer os gostos do usuário e criar um Feed personalizado é um dos diferenciais do TikTok no Feed Para Você (a famosa FYP / For You Page), inclusive. 

O que achou da proposta da lista de Favoritos?

Comenta aqui se você acha que vai ser vantajoso pras marcas ou se pode prejudicar os perfis comerciais.