Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
19/09/2019
às 17:50

Como recuperar uma conta no Instagram

A gente espera que ninguém nunca passe por isso, mas pode acontecer de você precisar recuperar uma conta no Instagram em algum momento da sua vida. Dos motivos mais básicos aos mais sérios, tentar se reconectar à rede social pode gerar uma grande dor de cabeça quando você não sabe o que fazer.

Pra tentar te ajudar no caso de qualquer problema desse acontecer, fizemos esse artigo que reúne todas as formas de recuperar uma conta no Instagram. Na dúvida, vale a pena ler! 

Se você esqueceu o nome de usuário ou senha

Se essa é a sua situação, pode respirar aliviado. A não ser que você não tenha e-mail e telefone de contato atualizados, esse é o cenário mais simples de se resolver quando o assunto é recuperar uma conta no Instagram.

  1. Entre na página inicial do aplicativo do Instagram e clique em Obtenha ajuda para entrar;
  2. Insira o nome de usuário, e-mail ou número de telefone vinculado à sua conta e clique em Avançar
  3. Se você tem os dados de acesso da conta do Facebook vinculada ao seu perfil, basta clicar em Entrar com o Facebook e fazer login normalmente;
  4. Ao inserir um nome de usuário, e-mail ou telefone, o Instagram já vai identificar o perfil e te dar duas opções pra recuperação de senha: por SMS ou por link de confirmação via email. 

Captura de tela mostrando como recuperar conta do Instagram

Agora é só escolher uma das opções de contato pra fazer a confirmação de acesso! 

 

Se a sua conta foi invadida/hackeada (ou se você não tem email ou telefone de contato)

Viu como é importante manter número de telefone e email atualizados no perfil do Instagram? Se você tá dentro do grupo que não cadastrou o celular e/ou não lembra mais o email que usou pra fazer uma conta no Instagram ou até mesmo se seu perfil foi invadido e alguém modificou esses dados, vai ser preciso entrar em contato com o suporte da rede social.

Você pode fazer isso pela própria tela inicial do aplicativo, clicando na opção Precisa de mais ajuda?. Preencha o formulário todo certinho e clique em Enviar solicitação. Agora é só aguardar e seguir as instruções que serão enviadas para o email que você informou. 

Captura de tela mostrando formulário de contato com o Instagram

 

Se você violou as regras da comunidade do Instagram

O Instagram tem termos de uso claros como a água. Por isso, se você violou qualquer uma das regras impostas pela ferramenta como publicar conteúdo de ódio ou de nudez, por exemplo, o processo de recuperação acima se torna inviável. Claro que você sempre pode tentar entrar em contato com a ferramenta, mas é preciso que fique claro que as chances de recuperação nesse caso são mínimas. 

 

Se o seu perfil foi desativado por engano 

É possível que o Instagram tenha lhe punido por violar as regras do Instagram, mas você não tenha feito nada de errado. Isso acontece porque há duas formas de analisar perfis denunciados: com seres humanos, passíveis de erro, e com sistemas automáticos in place, que tiram do ar um perfil que não violou regra nenhuma, mas que recebeu diversas denúncias em um curto espaço de tempo. É o que pode acontecer com perfis de políticos, por exemplo. 

Por entender que eles também podem errar, o Facebook disponibiliza este link na Central de Ajuda da plataforma, que deve ser utilizado quando um perfil é desativado de forma injusta. Preencha as informações corretamente e clique em Enviar. A equipe do Instagram vai avaliar a situação e te mandar uma resposta via email. 

Captura de tela do formulário do Facebook pra contas desativas indevidamente

 

Se você desativou o perfil do Instagram

Se você desativou temporariamente o perfil do Instagram, basta entrar no aplicativo e fazer login com senha que a conta será reativada normalmente. E não se desespere! Pode demorar um pouco pras informações do seu perfil aparecerem (como fotos e número de seguidores, por exemplo), é só esperar que os dados vão voltando aos poucos. 

 

Se você excluiu o perfil do Instagram

Essa é uma das situações em que não tem o que fazer. Se você excluiu de forma permanente um perfil no Instagram, a recuperação é inviável. No instante da exclusão, a rede social se livra do seu nome de usuário, fotos, seguidores, conexões e tudo! Por isso, a única solução nesse caso é criar uma nova conta – e torcer pra que o nome de usuário que você gostaria ainda esteja disponível. 

 

Como proteger melhor uma conta do Instagram?

Manter a sua conta do Instagram sempre segura é essencial pra evitar dor de cabeça lá na frente. Por isso, reunimos algumas dicas básicas pra que você não precise enfrentar nenhum desses cenários nunca mais:

1. Mantenha email e telefone pra contato sempre atualizados

Já falamos disso aqui, mas não custa repetir: nunca deixe de adicionar suas informações de contato e de atualizá-las sempre que necessário. Elas são a chave pra resolver o problema da forma mais simples possível. Pra isso, basta clicar em Editar perfil e editar as informações que aparecem abaixo:

Captura de tela mostrando como editar informações de contato no Instagram

2. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma medida adicional de segurança utilizada pela maioria dos aplicativos móveis. Consiste em controlar o acesso por meio de um código gerado aleatoriamente, além da senha de acesso já necessitada. 

Captura de tela da autenticação de dois fatores do Instagram

Com ela, você fica seguro pra confirmar acessos terceiros a sua conta por SMS ou email. Se liga no passo a passo pra ativá-la: 

  1. Acesse as configurações do seu perfil;
  2.  Na aba Segurança, escolha a opção Autenticação de dois fatores;
  3. Escolha o método de segurança que preferir e ative-o puxando o botão pro lado direito. 

Captura de tela mostrando como ativar a autenticação de dois fatores no Instagram

3. Cancele a permissão de aplicativos de terceiros

Isso é uma sugestão do próprio Instagram, que precisou dar satisfações aos usuários em 2018, quando houve uma invasão a várias contas na rede social. Muitos dos aplicativos que pedem nossas informações de login e senha não seguem as regras e diretrizes do Instagram. Se você usa algum desses, pode estar caindo no mesmo caminho e sendo bloqueado pelo mau uso.

Por isso, uma boa recomendação é revogar o acesso à esses apps. Basta fazer login no Instagram Web e clicar nesse link. Agora, é só remover o acesso de todos os aplicativos 🙂

 

Você já precisou fazer uma recuperação de conta no Instagram? Esse artigo te ajudou com isso? Conta aqui pra gente nos comentários!