[2023] Agregador de link do Instagram: como escolher um?

[2023] Agregador de link do Instagram: como escolher um?

por Stella Caroline

Publicado em 02 de outubro de 2023

Praticidade. Essa é uma palavrinha mágica quando se trata de conquistar o público e caminha, lado a lado, com um recurso muito usado hoje em dia: o agregador de link do Instagram. Seja para encontrar alguma informação ou realizar uma compra, as pessoas preferem páginas com navegação simples e otimizada. Assim, não perdem tanto tempo procurando o que desejam. Dar vários cliques, enfrentar uma jornada de busca complexa ou com muitas burocracias, pode fazer um potencial cliente do seu negócio desistir de ir até você. 

Em redes sociais, como o Instagram, a biografia sempre foi o local de mais destaque para divulgar uma informação importante. Mas quando se trata de múltiplos links, a aplicativo ainda possui limitações. Hoje, a plataforma só permite a adição de até cinco (05) links na bio, o que pode prejudicar bastante as empresas e páginas que precisam compartilhar outros canais de conteúdo e comunicação. É, exatamente, aí onde entra o agregador de link como solução! 

Além de ser um facilitador, se aliado a uma boa estratégia de marketing digital, o agregador de links do Instagram pode:

  • Aumentar o alcance da sua audiência;
  • Potencializar a conversão de cliques em vendas; 
  • Ser um forte canal para captação de novos públicos.

A melhor parte: um link, um clique e pronto!

Se você quer saber mais detalhes sobre o que é um agregador de links e como escolher o ideal para sua marca, continua a leitura que te contamos tudo aqui!

O que é um agregador de link do Instagram?

O agregador de links do Instagram é uma ferramenta que agrupa vários links em uma única URL. A plataforma permite a criação de uma página de links que se transforma num “mini site” para você compartilhar tudo que desejar, sem precisar escolher qual o link que estará em evidência na bio do Instagram

Por um único link, seja pelo computador ou celular, você pode dar o acesso direto ao seu site, Instagram, WhatsApp, mídias em vídeo, TikTok, catálogo de produtos, entre tantos outros.

Qual a vantagem de ter um agregador de link?

Além de aumentar a chance de conversão dos visitantes da sua página, usar um agregador de link te possibilita apresentar todos os canais de comunicação da sua empresa de forma profissional, organizada e prática. Assim, quem chegar na sua página de links, não vai perder tempo buscando as informações que desejam em outras plataformas. Com apenas um clique, o público já terá acesso a todos os conteúdos. 

Vamos entender na prática! Por exemplo:

Você tem uma empresa de cosméticos e o canal principal da loja é o Instagram. Porém, além do site tradicional, o WhatsApp também é um canal de vendas. Aqui, um agregador de links cabe, perfeitamente, como solução para reunir todos os canais de conversão em um único link. Isso vai tornar muito mais prático para o público acessar os produtos e, até mesmo, fazer aquisições, sem precisar dar muitos cliques ou navegar por diversas páginas. 

Página do Linklist, um agregador de link do Instagram, da marca da Camila Coutinho, Ge Beauty.

Página da Ge Beauty dentro do Linklist (agregador de link).

Quais os recursos que um agregador de links possui? 

Praticidade de acesso:

O agregador de links é uma extensão da sua bio do Instagram e demais canais de conteúdo ou vendas. Em um único link, você pode adicionar todas as redes de contato com o público e com apenas um clique levar os potenciais clientes até você. 

Se você é um(a) creator e sabe da importância de divulgar, diariamente, seu trabalho nas redes sociais, por que não montar um portfólio e até mesmo um press kit com todas as informações importantes sobre seus resultados na internet? 

Gestão otimizada de vários canais:

Esse recurso é para quem gere ou trabalha com muitas páginas no Instagram. Dentro do agregador de link, é possível criar uma única página com todos os perfis e, melhor ainda, montar listas segmentadas para cada um deles caso você tenha clientes diferentes, por exemplo. 

Integração com outros aplicativos:

A maioria dos agregadores de links possibilita a integração com outras plataformas. No Linklist, por exemplo, o usuário pode conectar o WhatsApp, TikTok, Twitter, arquivos em PDF, YouTube, E-mail, Youtube, Vimeo, Spotify, entre outros. 

Print do site do Linklist mostrando o recurso de integração com algumas plataformas.

Agendamento de links:

Você não precisa ficar 24H online para que os links das suas campanhas vão para o ar. Com um agregador de link, você pode agendar e otimizar, determinando por quanto tempo um link vai ficar disponível. Então, se você quiser divulgar uma promoção por tempo limitado, basta configurar o dia e hora que ela deve ficar disponível e ser encerrada. Menos correria e mais resultados!

Seu link, sua marca:

A maioria dos agregadores de links do Instagram permitem customizar toda a página, seja no plano free ou profissional (pago). Essa ferramenta faz com que o agregador seja mais um canal para você reforçar a identidade visual da sua marca. É possível adicionar logo, animações, sombras e as cores da sua marca, conectando a página de links com todos os outros perfis institucionais da sua empresa. 

Relatório de tráfego e cliques nos links:

Analisar o desempenho dos links é essencial para saber se sua estratégia está funcionando e dando resultados. Grande parte dos agregadores de links para o Instagram oferece relatórios completos que permitem ao usuário a visualização de dados concretos sobre os links mais populares, o tráfego dos acessos, quem é o público e muito mais. Assim, você pode entender e até pensar em ações exclusivas para otimizar o tráfego nos seus links. 

Linklist: seus links e produtos em um só lugar!

O Linklist é um agregador de link do Instagram, brasileiro, com uma interface super intuitiva e totalmente atualizado. É uma opção para quem busca todos os recursos que compartilhamos aqui no artigo e sem precisar fazer um alto investimento.

Passo a passo: criando sua lista de links no Linklist:

1. Vá no site do Linklist;

2. Faça o seu cadastro clicando em “cadastre-se” e adicione suas informações;

3. Após criar sua conta, clique em “Adicionar novo Linklist

4. Em seguida, insira o nome do seu link. Exemplo: linklist.bio/starbucksbr

e clique em “criar lista”.

O Linklist da sua empresa foi criado e você só precisa editar para deixar na identidade visual da sua marca!

Print com o painel de cadastro do Linklist, um agregador de links do Instagram brasileiro.

Conta para gente: você já usou agregador de links? Compartilha sua experiência!