Atualizações do Instagram III: um resumão das últimas novidades

Atualizações do Instagram III: um resumão das últimas novidades

por Katarina Nápoles

Publicado em 09 de janeiro de 2019

Em 2018, quem piscou o olho perdeu alguma atualização do Instagram. A rede social não parou um minuto sequer e deixou todo mundo que trabalha com Instagram Marketing puxando os cabelos pra conseguir acompanhar tudo.

O último blogpost que fizemos de atualizações foi em setembro e desde aquele mês já apareceram muitos recursos novos na rede social. Pra não deixar ninguém perdido no meio de tanta coisa nova, reunimos todas as atualizações do Instagram que rolaram no finzinho de 2018 até janeiro de 2019 nesse artigo. Preparados?

Adesivo de contagem regressiva

A gente ama quando o Instagram surpreende e lança um recurso que ninguém tava esperando, como foi no caso do emoji slider e do adesivo de perguntas. A novidade mais quentinha da plataforma é mais uma dessas surpresas: o adesivo de contagem regressiva.

adesivo da contagem regressiva é uma das atualizações do instagram

Agora, é possível inserir no story um adesivo e escolher uma data para iniciar a contagem regressiva. O novo recurso é ótimo para lançamentos de produtos ou divulgação de eventos, por exemplo.

Além de engajar os seguidores por ser diferente, assim que uma contagem regressiva é criada, ela pode ser compartilhada por outros usuários. Ou seja: ainda te ajuda com divulgação e visibilidade!

Mensagens de voz

Se você pensa que o objetivo do Instagram é ser apenas uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, a plataforma vai te mostrar que você está errado! O Instagram não quer superar só o Facebook em relação a distribuição de conteúdo, mas também quer passar o WhatsApp, Telegram e Messenger quando o assunto é comunicação instantânea.

Sim! Agora os usuários podem enviar mensagens de voz dentro das DMs do Instagram. E muita gente vem dizendo que a qualidade do áudio do IG é superior ao do WhatsApp, hein?

As mensagens de voz são uma das atualizações do Instagram

Como o Instagram não brinca em serviço, claro que também inseriu as opções de excluir o áudio ou gravá-lo sem as mãos dentro do recurso. Ainda assim, o limite para gravação é de apenas 1 minuto. Ou seja, se precisar mandar aquele #textão, você ainda vai ter que recorrer a outras plataformas.

Melhores amigos

Desde que os Stories surgiram em 2016, os usuários do Instagram sentiam falta de um recurso que permitisse o envio de vídeos e fotos para pessoas específicas, sem que o story fosse divulgado para a lista inteira de seguidores.

O Instagram até disponibilizou o envio particular de stories, em que a gente pode selecionar manualmente os amigos que vão receber, mas nada se compara ao novo recurso lançado no final de 2018: a lista de melhores amigos.

A lista de melhores amigos para Stories é uma das atualizações do Instagram

Com ela, é possível escolher as pessoas mais próximas para receber o conteúdo específico que você criar, que pode ser aquela selfie mais relaxada ou até mesmo histórias que você prefere esconder da família.  Pra entender mais sobre o novo recurso dá uma olhada no artigo que fizemos contando tudo o que você precisa saber sobre a lista de melhores amigos!

Respostas rápidas nas DMs

Uma das atualizações mais legais do Instagram para perfis comerciais foram as “Quick Replies”, mensagens rápidas que a gente pode enviar via DM. O recurso é perfeito para empresas ou perfis que recebem muitas DMs diariamente.

Agora você pode habilitar mensagens rápidas para aquelas perguntas que são feitas com mais frequência, como de que horas abre seu estabelecimento ou quais os planos disponíveis para assinar seu serviço, por exemplo.

As respostas rápidas, uma das últimas atualizações do Instagram, é um recurso essencial para perfis de negócios

Para usar a resposta rápida, basta acessar o símbolo de mensagens dentro da conversa e escolher a frase que deseja enviar.

Nametag

A Tag de Nome do Instagram – ou Nametag, como é mais conhecida -, foi criada para facilitar a vida dos usuários na hora de seguir novas pessoas. O mais interessante sobre a novidade é que, apesar de funcionar como um QR Code, a nametag não possui um!

Na verdade, o Instagram lê as palavras e elementos da tag – como um número de cartão de crédito –  e direciona o usuário para o perfil correspondente àquele código.

O novo recurso possibilita uma nova forma de divulgação do seu nome de perfil, que pode ser compartilhado facilmente em qualquer rede social, grupos no WhatsApp e até em materiais impressos!

Você ainda pode imprimir a nametag em produtos, cartões e páginas, fazendo com que as pessoas te sigam mais rápido, já que só basta escanear o código pela câmera de stories do Instagram.

Fizemos um blogpost pra te ensinar como configurar a sua, dá uma olhada!

Novíssimos filtros ARs

2018 foi o ano em que o Instagram finalmente começou a dar mais atenção aos filtros de realidade aumentada para Stories. Enquanto o Facebook – empresa do mesmo dono, Mark Zuckerberg -, divulgava filtros super legais e reais dentro da plataforma, o Instagram se contentava com filtros mais simples, de óculos ou orelhinhas de animais.

Isso mudou bastante ano passado e a tendência é que só melhore em 2019. Hoje já temos uma boa gama de filtros mais criativos e bem feitos, como é o caso dos super utilizados VCR e Kaleidoscope, além dos filtros personalizados das celebridades e marcas, como é o caso da famosa maquiagem de Kylie Jenner.

Uma das atualizações do Instagram foi melhorar na qualidade dos filtros de realidade aumentada

Alguns filtros novos, inclusive, só podem ser utilizados se você estiver seguindo os perfis aos quais eles pertencem. A gente falou sobre eles e ainda te ensinou como fazer o seu próprio filtro de realidade aumentada aqui nesse artigo. Dá uma olhada! 

Reações rápidas nos Stories

De uma forma bem parecida que as reações no Facebook, o Instagram lançou uma nova forma de interagir e responder às histórias de quem a gente segue. Agora já é possível responder stories de forma rápida, reagindo com um emoji sugerido.

Sempre que o usuário vai responder a um story, um conjunto de emojis aparece em cima da caixa de texto com as opções mais populares para o usuário revelar o que aquele story o fez sentir. Uma forma bem mais fácil de reagir a um conteúdo engraçado, por exemplo.

As reações rápidas com emojis foi mais atualização do Instagram para os Stories

Essas são as novidades mais recentes do Instagram! Já utiliza alguma delas? Tem alguma que ainda não chegou pra você? Conta aqui pra gente! =)