Branded Content: o que é e como fazer?

Branded Content: o que é e como fazer?


Por Carla Daniel; Revisado por Katarina Nápoles

Publicado em 29 de julho de 2020

No mundo onde a concorrência está cada vez mais presente, com tantas opções de produtos e serviços, fica ainda mais difícil de conquistar a atenção dos consumidores. Sabemos que para fazer Branded Content é preciso encantar o público que tem sido mais exigente, concorda?

Basta pensar em você, quando querer comprar um bem valioso como um celular, por exemplo, o que você faz?

  • Compara os preços;
  • Pesquisa na concorrência;
  • Faz uma análise na Internet
  • Confere dicas no YouTube. 

Afinal, você não vai querer investir em algo meia boca, não é mesmo? 

Um dos maiores desafios de quem faz marketing digital é conseguir seguir o ritmo do consumidor em constante evolução, com formas inovadoras e respostas rápidas para encantá-los.

Eis então que surge o Branded Content, uma estratégia relativamente nova que estourou nos últimos anos e tem trazido muitos benefícios para as marcas.

Nesse artigo, vamos mostrar o que é Branded Content, quais os seus benefícios e algumas formas de aplicar essa estratégia na prática. Vem comigo!

O que é Branded Content?

Traduzindo o termo para o português, significa “conteúdo de marca”. Mas, na prática, o que isso significa?

Conteúdo de marca consiste em ações, estratégias e conteúdos que focam diretamente na imagem da marca, sem necessariamente citar seus produtos ou serviços investindo na qualidade e relevância para o público alvo.

Assim, a dinâmica da divulgação da marca “perde” o posto com os anúncios que frequentemente são ignorados ou excluídos da caixa de e-mail e abre espaço para a marca trabalhar com o fator emocional do consumidor trazendo informação ou diversão e agregando valor para o público segmentado.  

Além disso, o branded content é bem flexível e adaptável e também pode ser desenvolvido através de vários canais e formatos.

Uma ótima dica é usar as alternativas que a tecnologia disponibiliza nos celulares: os aplicativos.

As grandes marcas como Heineken e Starbucks fazem isso divinamente, realizando ações de marketing que tem como objetivo não as vendas em si, mas sim melhorar a imagem da marca através do valor gerado para o consumidor.

As ações em questão podem ser desde eventos com atividades para entreter o público até conteúdos de blog, vídeos e anúncios em redes sociais. 

Quais os benefícios do Branded Content?

Os benefícios de fazer Branded Content são infinitos! Se bem feito, esse trabalho pode colaborar significativamente com o crescimento da marca gerando reconhecimento, relevância e autoridade no mercado. 

Isso porque, ao associar a imagem da marca com experiências encantadoras para o público, a marca ganha muito mais relevância e passa a ser bem vista pelos consumidores. 

Essa estratégia permite o desenvolvimento de uma relação de confiança mútua, que traz grandes vantagens competitivas para a marca. 

Além disso, a marca fica na memória dos consumidores!

Qual a diferença entre Branded Content e Marketing de Conteúdo?

Apesar de ambas estratégias trabalharem com conteúdo e colaborarem com o reconhecimento da marca, o marketing de conteúdo tem outro foco como, por exemplo, estudar o público alvo, fidelizar o cliente, gerar leads, fazer parcerias e guiar o usuário corretamente através do funil de vendas até a conversão.

Isso é o que distancia do Branded Content que tem o foco de atuar em ações para trabalhar o posicionamento e divulgação da marca de maneira indireta. O fator principal do branded content é o emocional.

De toda forma, branded content e marketing de conteúdo não são concorrentes. Na verdade, um complementa o outro e, se trabalhados de forma conjunta, proporcionam melhores resultados em vendas!

3 dicas para produzir conteúdo de marca

Pra ser sincera, não existe fórmula secreta aqui. O que deve ser levado em consideração é a junção de vários fatores importantes para o sucesso na produção. Acompanhe as dicas que eu vou te dar e tenho certeza que você vai começar a produzir conteúdo para sua marca como muito mais valor e propósito:

 

1. Pense em conteúdos inspiradores

Essa é uma das melhores formas de motivar os consumidores e deixá-los mais confiantes em relação à marca: a possibilidade de gerar interesse quando sua marca oferece ao público um conteúdo que quebra suas expectativas. É por esse motivo que muitas marcas sérias e respeitáveis estão desenvolvendo branded content com uma pitada de humor e diversão.

Por ter uma dinâmica diferente de um anúncio na TV, o branded content se apoia nas redes sociais e depende do interesse do público para compartilhar o conteúdo.

Um ótimo exemplo de ação de Branded Content foi a campanha Dove Real Beauty Sketches, da marca Dove. Eles desenvolveram um vídeo de Branded muito interessante, trazendo um artista forense para entrevistar individualmente um grupo de mulheres:

Perceba que, no vídeo, o artista pede para que as mulheres descrevam características pessoais, enquanto ele desenha o que foi dito. Logo depois, outra pessoa descreve a mesma mulher de uma maneira completamente diferente. Esse foi o ponto chave da comunicação entre a marca e o consumidor: criar a conexão com o fator emocional, principal papel do Branded Content.

Nem preciso dizer que a campanha viralizou e que a Dove mais uma vez conseguiu se posicionar para o seu público sem forçar a barra, né?

 

2. Evitar falar sobre você o tempo todo

Apesar do foco estratégico do Branded Content ser a marca, é importante evitar enfatizar o seu “eu” durante a campanha. Prefira ser o mais natural possível ao apresentar os seus produtos, serviço e soluções. Valorize outros aspectos como a real necessidade do seu consumidor,  soluções simples e o valor que cada um recebe ao consumir o seu produto ou serviço.

Veja o exemplo de como a Nike usou estratégias de Branded Content na campanha “Vai na Brasileiragem”. Perceba que o foco da campanha não é a marca em si, mas a mensagem que ela quer passar sobre a paixão pelo futebol, a garra e os valores que são construídos dentro do esporte.  Confere o vídeo pra sentir:

 

3. Crie personagens para se identificar com o público

Desenvolver um personagem que se aproxime do público é essencial para criar uma conexão com os consumidores. O documentário da marca de equipamentos para aventureiros e exploradores, Patagonia, é um bom exemplo disso:

O conteúdo conta a história de aventureiros e mostra um senso de harmonia que eles possuem com os equipamentos da marca no dia a dia. Os personagens mostram as suas rotinas, suas dificuldades e o principal: a paixão que ambos sentem pelo que fazem. É assim que o documentário se aproxima da realidade do público alvo de maneira real.

Branded Content para Instagram

Uma marca pode ter várias formas. Pode ser um símbolo, design, nome ou som. Ou, então, representar uma reputação, uma emoção, um grupo de funcionários, um estilo de comunicação e muito mais. E é aí que o Branded Content ganha espaço. Com a permissão do próprio criador de conteúdo, empresas podem usar o Gerenciador de Anúncios para promover branded content no feed ou nos stories.

Empresas e criadores de conteúdos podem direcionar suas ações para audiências específicas  e promover suas próprias publicações para alcançar um público mais amplo utilizando as estratégias de branded content, afinal,  a ideia é que as empresas compartilhem as histórias de suas marcas apoiadas pelos criadores de conteúdos que se identificam com os valores emocionais gerados pela marca.

Um exemplo disso são as campanhas de lançamentos das Lojas Riachuelo que sempre buscam trazer o conceito da marca expressando a realidade do público-alvo através de mensagens positivas e de motivação.

View this post on Instagram

Pra recomeçar, é preciso Criatividade. Pensar fora da da caixa; se permitir criar, errar e criar de novo! Os recomeços são cheios de energia criativa, que abrem janelas para o mundo e nos levam a enxergar novas oportunidades dentro das nossas possibilidades. E quem melhor para criá-las do que nós, mulheres? 💗 Pra nos incentivar a deixar a criatividade fluir, convidamos a @letticia.munniz, uma das nossas musas inspiradoras, pra fazer parte desse compartilhamento de histórias e inspirações sobre Recomeços, o tema da nossa mais nova collab com o @free.free.xx! Pra conferir mais sobre coleção cápsula, corre pro nosso site, app ou nos dê um alô via WhatsApp! #RiachueloxFreeFree #SomosFreeFree ✨A collab foi ilustrada pela artista @stephaniemadeit ✨ ⁣ #PraCegoVer #PraTodosVerem: o post é uma sequência de foto e vídeo da Letticia vestindo um conjunto de shorts e camiseta Tie Dye. Fim da descrição.

A post shared by Riachuelo (@riachuelo) on

 

A proposta final é aumentar os resultados nos negócios através desse formato de campanha. Afinal, o mundo todo está conectado em alguma plataforma digital, então porque não se fazer presente nessas mídias?

Agora que você está por dentro de todas as possibilidades do Branded Content, já pode começar a aplicar sem medo todas as dicas e comemorar o seu aumento no reconhecimento e crescimento da marca. Que tal? =)