ChatGPT: 9 modelos de prompts para otimizar as interações

ChatGPT: 9 modelos de prompts para otimizar as interações

por Stella Caroline

Publicado em 28 de agosto de 2023

Prompts para o ChatGPT: como otimizar suas interações para potencializar os resultados!

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem se mostrado uma aliada poderosa em diversas áreas, desde a automação de tarefas até a criação de conteúdo. 

Entre as inovações nesse campo, desde seu lançamento no final de 2022, o ChaGPT se tornou bastante popular e vem ajudando milhares de pessoas diariamente, podendo criar desde receitas de bolos, playlists e treinos de academia até códigos de programação e copys de anúncios. 

Tudo que a ferramenta precisa é do comando certo.

Para saber mais sobre como fazer o ChatGPT trabalhar para você, continue a leitura.

Neste artigo, vamos explorar:

– O que é o ChatGPT?

– O que são prompts e como funcionam?

– Como os prompts podem otimizar a utilização do ChatGPT?

– Quais são os tipos de prompts para ChatGPT que existem?

– Quais são os prompts mais utilizados?

– Exemplos de prompts mais utilizados

– Vantagens e desvantagens de utilizar o ChatGPT

– Quer testar novos prompts do ChatGPT? Confira exemplos para 4 áreas!

O que é o ChatGPT?

Segundo o próprio ChatGPT, a ferramenta é uma implementação da tecnologia GPT, desenvolvida pela OpenAI, que se baseia em modelos de linguagem pré-treinados em grandes quantidades de texto, permitindo que o sistema compreenda e gere textos de maneira, contextualmente, relevante. 

A plataforma é composta por uma grande base de dados coletados da internet, o que lhe permite aprender padrões de linguagem, gramática, conhecimentos gerais e até mesmo certos níveis de raciocínio. Isso significa que ele pode ser afinado para tarefas específicas por meio de comandos adicionais com dados direcionados, os famosos prompts.

O que são prompts e como funcionam?

Os prompts são instruções ou frases utilizadas para direcionar a geração de textos no ChatGPT. 

Basicamente, você fornece uma entrada ao sistema, ou seja, uma pergunta ou uma orientação, e ele responde com base no contexto fornecido. O ChatGPT é treinado com uma ampla variedade de textos e pode gerar respostas que parecem ter sido escritas por um ser humano, abrangendo desde diálogos simples até textos mais complexos e criativos.

Quanto mais específico for o seu comando, mais precisa será a resposta que a IA irá te fornecer. 

Como os prompts podem otimizar a utilização do ChatGPT?

Como falamos acima, para otimizar a utilização do ChatGPT com prompts, é fundamental ser claro e específico na sua instrução. 

Quanto mais detalhes você fornecer, melhor o sistema compreenderá o que você está buscando. Além disso, experimentar diferentes variações de prompts pode levar a resultados mais precisos e adequados ao que você deseja. 

Imagine que você está escrevendo um trabalho para a faculdade sobre o tema “Como as mudanças climáticas estão afetando o planeta?”. Jogar essa pergunta na ferramenta irá te gerar uma resposta genérica, mas se você for mais claro com o que você deseja, a resposta será bem mais completa. 

Um exemplo de prompt para essa situação é: 

“Escreva um artigo com no mínimo 600 palavras sobre o tema “como as mudanças climáticas estão afetando o planeta”, explicando o que são mudanças climáticas, o que causa esse fenômeno, como podemos reverter e quais são os cenários futuros se essas mudanças continuarem se agravando. Inclua dados e estatísticas relevantes.”

Agora faça esse exercício e peça para a ferramenta te responder as duas perguntas. Você verá que as respostas serão completamente diferentes, pois o comando certo faz toda diferença.

Quais são os tipos de prompts para ChatGPT que existem?

Existem inúmeros tipos de prompts que podem ser utilizados com o ChatGPT, tudo depende do que você deseja. 

Você pode utilizá-lo para gerar desde uma receita de bolo de chocolate até para criar o roteiro de um vídeo, incluindo até mesmo sugestões de imagens para cada trecho do roteiro. 

Mas alguns dos principais tipos de prompts são:

1 – Instruções diretas:

Essas são instruções claras e específicas sobre o que você deseja que a ferramenta faça. 

Por exemplo: Escreva um parágrafo sobre os benefícios da energia solar.

2 – Simular um diálogo:

Você pode simular um diálogo com o Chat, fornecendo interações alternadas entre o usuário e o assistente. Isso permite que você tenha uma conversa mais dinâmica e orientada a contextos.

Por exemplo: Eu vou pedir um aumento para meu chefe. Podemos simular uma conversa para que eu imagine o que falar?

3 – Perguntas e respostas:

Você também pode fazer uma pergunta e pedir que ele forneça uma resposta detalhada.

Por exemplo: Como posso melhorar minhas habilidades de liderança? Me dê dicas práticas e sugestões de livros sobre o assunto.

4 – Continuação do texto:

Você pode fornecer uma parte inicial de um texto e pedir que a ferramenta complete ou expanda a partir dali. Isso pode ser útil para redações criativas, histórias, poemas, etc.

Por exemplo: Complete a frase: O amor é…

5 – Resumo de textos:

Este comando é especialmente útil para quem precisar ler livros ou artigos complexos, mas está sem tempo. Você pode pedir para o Chat resumir o que está escrito, ressaltando os principais pontos.

Por exemplo: Resuma os principais assuntos do livro Marketing 5.0 de Philip Kotler.

 6 – Gerar ideias:

Muito mais do que te responder sobre algumas dúvidas pontuais, o ChatGPT também pode sugerir ideias sobre um tema específico, inclusive ideias criativas para novos negócios.

Por exemplo: Me sugira 5 ideias criativas para criar uma nova rede social. 

7 – Reformular frases:

Se você está na dúvida se a frase que escreveu está coesa o suficiente, você pode pedir para a IA reescrever uma frase ou parágrafo de maneiras diferentes.

Por exemplo: Reescreva a frase “Feliz aniversário! Te desejo muitas coisas boas, felicidade, saúde e amor” e sugira 5 novas versões”.

8 – Gerar códigos:

Se você estiver trabalhando com programação, pode usar prompts para gerar código em uma linguagem específica.

Por exemplo: Gostaria de criar um código de programação para incluir um botão de WhatsApp na página inicial do meu site.

9 – Criação de copys de anúncio:

A ferramenta também pode ser útil para quem precisa de ajuda para criar anúncios atrativos e com um olhar de especialista. 

Por exemplo: Quero que você atue como um especialista em publicidade. Vou te fornecer informações sobre a minha empresa e você deverá criar um anúncio publicitário com título atraente, uma descrição detalhada do produto e uma CTA forte. Considere tom de voz, estilo e linguagem que façam sentido para o público-alvo.

Esses 9 modelos de prompts são alguns dos mais utilizados na plataforma, mas existem centenas de ideias de prompts que podem te ajudar com o que você precisa. 

Mas afinal, quais são os prompts mais utilizados?

Alguns prompts são mais versáteis que outros, se tornando escolhas fáceis para quem não precisa de respostas complexas. Então, podemos destacar os seguintes prompts:

1 – Perguntas diretas

2 – Reformular frases

 3 – Gerar ideias

4 – Resumir livros e artigos

5 – Gerar sinônimos para palavras

6 – Revisar textos

E como aplicar os prompts do ChatGPT no dia a dia?

Os prompts podem ser ferramentas muito úteis no dia a dia, auxiliando em várias tarefas, desde trabalhos da faculdade, dúvidas pontuais, criação de conteúdo para as redes sociais ou até mesmo nos negócios. 

Confira alguns exemplos de como utilizar os prompts ao seu favor no dia a dia:

Criação de plano de negócios

Se você está começando um negócio e não sabe muito bem como estruturar um plano de negócio para apresentar a potenciais investidores, é possível utilizar prompts para elaborar seções específicas, como análise de mercado, estratégias de crescimento e marketing.

Por exemplo: Crie um plano de negócios para uma agência de marketing que abriu há dois meses, tem 5 funcionários e está localizada na cidade de Recife, Pernambuco. Faça uma análise de mercado e sugira metas de crescimento, estratégias de marketing e serviços que posso oferecer.

Criação de conteúdo

Para profissionais que produzem conteúdo para seus próprios perfis, como nutricionistas, personal trainers e fisioterapeutas, o ChatGPT é uma ótima ferramenta para facilitar a produção de conteúdo. 

A partir do comando certo é possível gerar sugestões de temas, legendas para posts e até roteiros para artigos de blog. 

Por exemplo: Me forneça sugestões de 10 temas para o meu blog sobre fisioterapia e escreva um breve resumo do que devo abordar em cada um deles.

A facilidade que o ChatGPT proporciona pode ser combinada com a praticidade do Postgrain, nossa ferramenta de agendamento de posts para o Instagram. Com apenas alguns cliques, seu novo post sai pronto para ser agendado no dia e horário que você definir. 

Quando combinadas, as duas ferramentas podem te ajudar a otimizar o seu tempo e manter constância na sua produção de conteúdo. 

Faça um teste gratuito! 

Leia também: Como criar conteúdo estratégico para as suas redes sociais.

Ações estratégicas

Com as informações certas, a IA também pode ajudar a planejar campanhas e discursos de vendas criativos. Basta fornecer detalhes sobre o tipo de negócio, produtos ou serviços oferecidos, objetivos da campanha e o perfil do seu público-alvo. 

Lembre-se: Qanto mais precisas forem as informações, mais assertiva será a sua campanha.

Por exemplo: Quero que você atue como um especialista em marketing digital. Vou te fornecer informações sobre minha empresa e seu público-alvo, e você vai criar uma campanha de marketing eficaz que ajude a aumentar a nossa presença online.

Sugestão de Call to Action (CTA)

Ter uma chamada para ação forte pode fazer toda diferença nos seus posts de redes sociais, no seu site ou landing pages. Quando você pede para o usuário realizar uma ação, ele vai se sentir impelido a fazer o que você pediu, seja curtir o post, compartilhar com um amigo, se inscrever em uma newsletter ou baixar um material.

E caso você não saiba como usar o CTA, peça para o ChatGPT te ajudar!

Por exemplo: Sugira 5 exemplos de CTA para baixar um e-book.

Leia também: CTA: 32 exemplos de Call to Action para Instagram.

Vantagens e desvantagens de utilizar o ChatGPT

Apesar de ser um grande facilitador, é preciso tomar cuidado ao utilizar o ChatGPT em algumas tarefas. Assim como qualquer outra ferramenta, ele possui vantagens e desvantagens. Confira algumas:

Vantagens:

– Fornece informações de forma rápida e precisa;

– Ajuda na realização de diversas tarefas;

– Contribui na criação de conteúdos que exigem pesquisa e criatividade;

– Está disponível sempre que precisar.

Desvantagens:

– Pode gerar respostar erradas ou informações falsas por não compreender o contexto do comando;

– O ChatGPT pode ser utilizado para coletar informações pessoais dos usuários, comprometendo a segurança dos seus dados;

– O uso excessivo da plataforma pode causar dependência no usuário, que pode preferir buscar informações diretamente por lá e não checar a veracidade do que está sendo entregue;

– Pode ser utilizado para gerar conteúdo plagiado.

Como falamos, o uso do ChatGPT no dia a dia pode ser um facilitador, mas tudo depende de como você o utiliza. 

É importante usá-lo com discernimento e consciência, além de sempre verificar as informações em fontes confiáveis.

Quais cuidados devem ser tomados ao utilizar o ChatGPT?

Ao usar os prompts com o ChatGPT, você pode tomar algumas precauções para obter resultados mais precisos, por isso elencamos alguns dos cuidados que você deve ter:

Seja claro e específico

Ao criar um prompt, seja claro e específico sobre o que você está buscando. Forneça detalhes relevantes para obter a resposta desejada.

Use instruções completas

Em vez de perguntas vagas, forneça instruções completas. Por exemplo, em vez de “O que é a segunda Lei de Newton?”, você pode perguntar “Explique o que é e como funciona a segunda Lei de Newton”.

Defina o contexto

Se necessário, forneça um breve contexto para a pergunta ou tarefa que você deseja que o ChatGPT realize. Isso ajuda a orientar a ferramenta na direção certa.

Verifique as informações

Se a resposta envolver informações críticas, como dados, estatísticas e pesquisas, sempre verifique essas informações com fontes confiáveis. 

Os prompts funcionam em todas as plataformas de IA?

Embora o conceito de prompts seja aplicado em várias plataformas de IA, os modelos tendem a variar para se adequar melhor a ferramenta que está sendo utilizada. 

Um prompt do Midjourney, por exemplo, não funcionaria muito bem se utilizado no ChatGPT justamente por terem finalidades diferentes, apesar de ambos se tratarem de ferramentas de inteligência artificial. 

Quer testar novos prompts do ChatGPT? Confira exemplos para 4 áreas! 

Se você gosta de testar o ChatGPT para diferentes tarefas, separamos algumas ideias de prompts para você utilizar. 

Você pode personalizar as sugestões baseado no que precisa e adaptá-las para criar novos prompts se desejar. 

Negócios:

Preciso preparar uma apresentação para um investidor em potencial sobre [tópico da apresentação] Você pode me dar alguma orientação sobre o que incluir?

– Como posso identificar e gerenciar riscos empresariais?

– Como posso gerenciar o fluxo de caixa da minha empresa?

– Quais são as estratégias mais eficazes para aumentar minhas vendas?

– Como posso identificar oportunidades de crescimento em meu mercado?

Marketing:

– Me dê ideias de temas para um Instagram de [nome do seu nicho];

– Sugira 5 ideias de títulos atrativos para o meu post sobre [nome do assunto];

– Proponha temas ou ideias criativas para vídeos curtos que [pequena descrição do seu negócio] possa produzir para engajar e atrair mais seguidores;

– Escreva uma postagem de blog sobre o [tópico de sua escolha];

– Gere 5 maneiras criativas de usar o Instagram Reels para [seu produto, serviço ou empresa].

Entretenimento:

– Como escolher o melhor livro de [gênero/autor] para ler?

– Quais são os 10 melhores filmes de [gênero do filme] da última década?

– Crie uma playlist com 50 músicas do artista [nome do artista].

 Culinária:

– Quais são os ingredientes necessários para fazer [prato] e como prepará-los?

– Preciso de uma receita de bolo de [sabor] que não leve leite;

– Com esses ingredientes [coloque os ingredientes que você tem] quais receitas posso fazer?

Os prompts oferecem um novo nível de interação com o ChatGPT, permitindo que você aproveite ao máximo o potencial da ferramenta. 

Ao compreender como utilizar prompts de maneira eficaz, você pode otimizar suas tarefas diárias, explorar sua criatividade e alcançar resultados impressionantes, mas como explicamos, use com moderação!

Você já experimentou utilizar prompts no ChatGPT? Compartilhe sua experiência e nos conte quais são os seus favoritos!