Cadastre-se
Por
João Uchôa
29/04/2019
às 16:40

5 dicas indispensáveis para ter um perfil comercial de sucesso no Instagram

As empresas adoram o Instagram. Não é a toa que mais de 25 milhões de empresas possuem perfis na plataforma. Esse número é reflexo do que a rede social se tornou ao longo dos anos: um espaço democrático onde marcas, sejam elas pequenas ou grandes, encontram ferramentas criativas que possibilitam contar histórias de diferentes formas para obter resultados concretos para os seus negócios.

 

GIF de uma mulher de cabelos loiros preso em um coque, vestindo um casaco rosa, sentada no banco do carona de um carro em movimento. Ela diz: "Então, eu estava no Instagram".

 

As vantagens de ter um perfil comercial no Instagram são muitas: você tem acesso aos recursos comerciais oferecidos pela plataforma e às informações mais detalhadas, que serão úteis para entender melhor o desempenho em relação aos seus seguidores. Se você gerencia uma empresa que ainda usa um perfil pessoal, faça agora mesmo a mudança.

Agora, se você já possui um perfil de negócios, tenha em mente que é preciso muito mais do que isso para se dar bem no Instagram e, consequentemente, trazer melhores resultados para a sua marca. Não basta apenas criar uma página e deixá-la ao relento. É preciso investir tempo, libertar o seu lado criativo e pensar em estratégias que contribuam para o crescimento do perfil.

Por isso, continue lendo esse artigo e confira as 5 dicas para ter um perfil comercial de sucesso no Instagram.

 



DICA 1: APRIMORE O SEU PERFIL

A biografia no Instagram deve mostrar aos seguidores o que é o seu negócio em apenas 150 caracteres. Invista tempo na hora de criá-la. Coloque uma foto que torne claro e imediato o reconhecimento da sua empresa e resuma as informações mais importantes logo nas primeiras linhas. Vale utilizar emojis, tá? Além de ajudar a economizar palavras, eles adicionam personalidade.

O Instagram também permite inserir hashtags e menções, que se tornam links clicáveis, na bio. Utilize esse recurso para expressar suas preferências, divulgar campanhas e outros perfis que estejam correlacionados ao seu negócio. Sua marca possui uma hashtag para que pessoas compartilhem experiências com seu produto ou serviço? Coloque-a em destaque para que todos possam conferir o conteúdo que está associado a ela.     

 

Imagem que mostra o perfil da marca de roupas Amo Proa, na rede social Instagram, onde você pode ver o número de publicações, de seguidores e a biografia da marca.

A @amoproa destaca as informações mais importantes sobre a empresa na bio. Além de  apresentar a proposta da marca, “leveza para a vida”, torna claro o que vende: roupas com estampas exclusivas. Eles também aproveitam para utilizar o recurso da hashtag clicável na bio inserindo a #levedeproa, tag usada pela marca e por clientes para compartilhar as peças.

E lembre-se: essas informações precisam estar sempre atualizadas.

 

DICA 2: CONHEÇA O SEU PÚBLICO

Quem é o público-alvo da sua empresa? Conhecê-lo bem será indispensável para criar um conteúdo relevante e atraente para as pessoas que te seguem. Então, não meça esforços para descobrir quais são os desejos e interesses mais profundos dos seus seguidores.

 

GIF que mostra o perfil do Postgrain no Instagram acessando as informações do "Instagram insights". É possível visualizar gráficos sobre o público que segue o perfil.
As métricas do Instagram Insights são uma ótima forma de entender melhor a sua audiência.

 

Você pode utilizar as métricas do Instagram Insights disponível em perfis comerciais para obter informações demográficas sobre a sua audiência e entender como ela consome o conteúdo que você está criando. Utilizar os adesivos de enquete de forma criativa também é uma excelente forma de conseguir insights poderosos que contribuam para o seu planejamento.  

A partir desse levantamento, você estará pronto para produzir publicações que atraiam os consumidores atuais e em potencial.

 

DICA 3: CONTEÚDO RELEVANTE

Conteúdo precisa de propósito e de objetivos claros; somado a isso, é importante lembrar que o Instagram é uma rede social em que as pessoas estão em busca de interesses em comum.

Vamos usar o @postgrain como exemplo. As pessoas que seguem o nosso perfil estão, primeiramente, interessadas em nosso produto, certo? Depois disso, elas sabem que aquele é um espaço onde podem encontrar dicas que as ajudem a gerir melhor os perfis no Instagram. É a partir desse entendimento que construímos nosso editorial de conteúdo.

Na hora de criar as publicações que irão para o feed ou para o Instagram Stories, pense em criar conteúdos que os seus seguidores possam se relacionar de alguma forma. Por isso, por mais que seja uma publicação que fala apenas do seu produto, procure dar um toque pessoal.

Não esqueça: seja consistente ao tom e ao estilo que você definiu para a sua marca, escreva legendas que sejam envolventes e seja sempre genuíno em tudo o que compartilhar.

 

DICA 4: RELACIONAMENTO É INDISPENSÁVEL

As redes sociais ampliaram o discurso e possibilitaram uma conexão mais íntima entre pessoas e marcas. O Instagram, nesse contexto, se mostra uma ótima plataforma para relacionar-se com pessoas que já são seus consumidores ou não.

Hoje, as marcas estão muito mais preocupadas em abrir e facilitar o diálogo, por meio dos comentários e das mensagens diretas. A própria plataforma também está preocupada em fornecer ferramentas que auxiliem esse processo, como é o caso das respostas rápidas.

 

Imagem de uma publicação que a Netlifx fez em seu perfil do Instagram. Em um dos comentários que a publicação respondeu, a marca responde um dos seguidores.

A @netflixbrasil é um ótimo exemplo de como um bom relacionamento pode gerar grandes resultados para sua empresa. Hoje, a marca possui uma comunidade ativa e engajada, que está sempre interagindo nas redes sociais.  

Por isso, esteja preocupado em criar um relacionamento saudável com quem te segue respondendo todas as interações, sejam elas positivas ou negativas, que chegarem em seu perfil. Quando você cria um relacionamento duradouro, você está trabalhando a fidelização do seu negócio.

 

DICA 5: USE OS RECURSOS NOVOS DO INSTAGRAM

O Instagram está sempre trabalhando com o objetivo de trazer novidades para a plataforma, lançando frequentemente recursos que dão às empresas novas maneiras de se expressarem.

Boomerang, Hyperlapse, GIFs, adesivos de enquetes, IGTV. Todas essas já foram novidades lançadas pela rede social que elevaram a forma das marcas produzirem conteúdos inspiradores, inovadores e que chamaram atenção dos seguidores. Além disso, por meio de experimentações que fizemos, é perceptível que o Instagram prioriza conteúdos que estão utilizando essas novidades, melhorando o alcance das publicações.

Faça igual aos outros, utilize as mesmas novidades, mas seja diferente. A forma que você utiliza os recursos é o que vai destacar a sua estratégia dos outros!

 



Essas foram as nossas dicas para você ter um perfil comercial de sucesso no Instagram. Já utilizou alguma delas? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Conta pra gente aqui nos comentários! 🙂