Collabs entre marcas: Aproveite essa tendência! [2024]

Collabs entre marcas: Aproveite essa tendência! [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 12 de abril de 2024

Collabs entre marcas: Como a sua empresa pode aproveitar essa tendência?

As collabs entre marcas viraram febre, não é mesmo? Certamente, você já percebeu o buzz que gerou o hidratante labial Carmed Fini. Se está por fora, não se preocupe, nós vamos te atualizar de tudo!

O fato é que essa tendência que está dominando o mercado é uma estratégia de marketing poderosa para o ganha-ganha entre marcas. 

Grandes empresas, incluindo marcas de luxo, estão se unindo para criar produtos e experiências únicas. Mas as pequenas e médias empresas também podem tirar proveito dessa tendência para se conectarem de forma inovadora com os consumidores.

Neste blog, vamos explorar o que são collabs, seus benefícios e como sua empresa pode aproveitar essa prática!

Segue conosco e descubra como essa estratégia pode impulsionar o sucesso do seu negócio!

O que são collabs entre marcas?

Collabs, abreviação de ‘collaborations’ (colaborações em inglês), são parcerias estratégicas estabelecidas entre duas ou, mais empresas, visando alcançar benefícios para ambas.

Essa colaboração pode acontecer de diversas formas, tais como:

  • Desenvolvimento de produtos em conjunto exclusivos;
  • Campanhas de marketing compartilhadas;
  • Eventos co-patrocinados;
  • Colaborações em conteúdo;
  • Entre outros!

Collabs são mais do que simples parcerias comerciais; são sinergias criativas que unem marcas em busca de resultados extraordinários.

Imagine duas marcas icônicas se unindo para criar algo verdadeiramente único – é isso que as collabs proporcionam.

Elas podem envolver marcas do mesmo segmento ou de setores totalmente diferentes, trazendo novidades e atraindo bastante a atenção do público-alvo de ambas as empresas.

Essas parcerias são uma forma de impulsionar os negócios, expandir a visibilidade da marca e alcançar um novo público-alvo por meio da união de formas, muitas vezes inimagináveis, com outras empresas ou empreendedores. 

Além disso, a collab permite o compartilhamento de conhecimentos e a criação de soluções mais criativas e inovadoras, fortalecendo a posição das marcas no mercado.

Enfim, é uma verdadeira celebração da diversidade e da criatividade no mundo dos negócios!

Portanto, se a sua empresa está buscando maneiras de se destacar no mercado e se conectar de forma mais significativa com os consumidores, as collabs podem ser a estratégia perfeita.

Leia também: O que é Collab no Instagram e como criar posts com dois autores

A seguir, vamos explorar mais sobre os benefícios das collabs entre marcas e como sua empresa pode aproveitar essa tendência para impulsionar o seu sucesso.

Collabs entre marcas

Principais benefícios das collabs entre marcas

Quando marcas se unem em collabs, elas combinam seus recursos e expertise para alcançar objetivos que muito provavelmente não conseguiriam individualmente. 

Dessa forma, conseguem uma maior exposição para ambas as marcas, acesso a novos públicos e, é claro, uma dose saudável de buzz nas redes sociais.

Os principais benefícios das collabs entre marcas são:

1. Alcance ampliado

Colaborar com outra marca pode expandir seu alcance para novos públicos, aumentando a visibilidade da sua empresa.

2. Mais engajamento 

As collabs tendem a gerar mais engajamento nas redes sociais, já que os fãs de ambas as marcas se envolvem com a novidade.

3. Troca de experiências e conhecimento

Ao colaborar com outra empresa, você pode aprender novas práticas de negócios e abordagens de mercado.

4. Economia de recursos

Compartilhar recursos com outra marca pode reduzir os custos envolvidos em uma campanha ou projeto.

5. Mais vendas e geração de receita 

Collabs bem-sucedidas geralmente resultam em aumento das vendas e da receita para ambas as marcas envolvidas.

Leia também:

No próximo tópico, inspire-se com exemplos de collabs de grande sucesso!

Exemplos de collabs entre marcas de sucesso

Confira algumas collabs entre marcas que tiveram grande impacto:

Carmed e Fini

Em 2023, a Carmed, marca da farmacêutica Cimed, surpreendeu o mercado ao lançar uma linha de hidratantes labiais inspirados nos famosos doces da Fini. 

A parceria entre essas duas marcas resultou em um produto inovador que rapidamente se tornou um sucesso estrondoso entre os consumidores.

Em 20 dias após o lançamento, a linha de produtos atingiu a impressionante marca de R$ 40 milhões em vendas, levando a Carmed a aumentar sua produção para atender à grande procura. 

Clique aqui e veja este sucesso!

Quem disse, Berenice? E Guaraná Antarctica

A parceria entre “Quem disse, Berenice? E Guaraná Antarctica” resultou em uma linha completa de produtos para rosto e corpo com fragrância inspirada no delicioso Guaraná Antarctica. 

Essa colaboração traz uma explosão de cores e aromas que refletem a alegria e diversidade do Brasil.

A nova linha conta com seis itens de maquiagem e cuidados pessoais, incluindo gloss, iluminador e sabonete líquido, todos com fragrância inspirada na icônica bebida brasileira. 

Com o mote “Expresse toda sua Brasilidade”, a campanha digital é especialmente direcionada às gerações Z e Millenials, sendo apresentada de forma divertida e autêntica, com uma linguagem que remete aos memes das redes sociais.

Confira aqui a linha de produtos resultado dessa parceria.

O Boticário e Bubbaloo

A linha Cuide-se Bem, de O Boticário, uniu-se à Bubbaloo, da Mondelez, em uma colaboração única que resultou em novas fragrâncias inspiradas no icônico chiclete de tutti frutti.

Essa collab trouxe uma linha de cuidados corporais com texturas e aromas que remetem ao delicioso sabor do Bubbaloo.

A coleção conta com sete produtos: sabonete em barra, sabonete líquido, loção hidratante, body splash, creme para as mãos e gloss labial. 

Além de despertar a nostalgia dos amantes da marca, os produtos são formulados com ingredientes veganos e não são testados em animais, seguindo as tendências do mercado atual.

A embalagem dos produtos é feita com PET 10% reciclável, reforçando o compromisso das marcas com a sustentabilidade.

Clique aqui e confira a linha de produtos.

Como sua empresa pode aproveitar essa tendência?

Aproveitar a tendência das collabs entre marcas pode ser uma estratégia poderosa para pequenas e médias empresas também!

Veja algumas formas de sua empresa entrar nessa onda de colaborações:

  • Primeiramente, escolha com cuidado a marca com a qual deseja colaborar, garantindo que não seja uma concorrente direta e que compartilhe valores culturais semelhantes aos seus, para evitar afastar os clientes.
  • Após identificar marcas com valores e público-alvo semelhantes, proponha uma collab virtual, como uma campanha conjunta nas redes sociais ou um produto exclusivo com lançamento online.
  • Por fim, utilize o potencial das redes sociais para criar colaborações que não necessariamente gerem produtos, mas que amplifiquem mensagens e gerem grande impacto positivo em públicos diferentes.

Atenção! Lembre-se, qualquer parceria deve ser acordada entre ambas as partes, seguindo os trâmites legais de uma colaboração de negócios. 

Aproveitar a tendência para criar produtos inspirados em alimentos de marcas famosas sem a devida autorização pode gerar processos e prejudicar a reputação de sua empresa.

Portanto, todo cuidado deve ser aplicado nessas situações.

Conclusão

As collabs entre marcas representam uma oportunidade emocionante para as empresas se destacarem no mercado e se conectarem de forma significativa com os consumidores. 

Ao considerar colaborações, lembre-se de escolher parceiros que complementem sua marca e estejam alinhados com seus objetivos. 

Com criatividade e estratégia, sua empresa pode aproveitar ao máximo essa tendência e impulsionar seu crescimento e reconhecimento no mercado.

Curtiu nossas dicas sobre collabs? Se foram úteis para você, compartilhe com outras empresas interessadas em parcerias estratégicas!

Para ler mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog.

Descubra como o Postgrain pode otimizar suas estratégias no Instagram. Gerencie todas as suas ações em um só lugar, facilitando a maneira como sua marca se relaciona com o público. Teste grátis agora mesmo!

Geração Z nas redes sociais