5 dicas de como fazer collab no Instagram com marcas

5 dicas de como fazer collab no Instagram com marcas

por Erola

Publicado em 07 de novembro de 2022

Se você quer saber como fazer collab no Instagram para criar parcerias que ampliarão o alcance da sua marca, este artigo vai te ajudar muito! É importante ter em mente que as ações colaborativas devem ser focadas no ganha-ganha, ou seja, todos os envolvidos são beneficiados. 

Portanto, antes de prospectar ou aceitar convites de marcas ou pessoas é recomendado avaliar se a ação planejada favorece os objetivos do seu negócio e agrega valor à sua imagem, assim como a imagem do perfil colaborador.

Analisado esse ponto, confira as opções de collabs que o Instagram oferece e cinco ideias que selecionamos pra você!

Como fazer collab no Instagram

Saber como fazer collab no Instagram é unir o útil ao agradável entre marcas e criadores de conteúdos que têm pontos em comum a compartilhar com ambos os públicos. O recurso oficial de colaboração no Instagram está localizado na configuração de publicações do feed e do Reels.

O que é collab no instagram?

(Foto: reprodução Instagram)

 

Depois de ter combinado com o perfil parceiro qual será a estratégia e o conteúdo a ser compartilhado nos dois perfis, simultaneamente, basta seguir os passos abaixo para configurar a collab no Instagram:

  • crie uma nova publicação do feed ou do Reels;
  • na tela de configurações do conteúdo, selecione a opção “Marcar pessoas” e depois em “Convidar colaborador”;
  • procure e clique no nome do perfil parceiro dessa collab;
  • clique em “Concluir” e depois em “Compartilhar”.

O conteúdo é postado no perfil de quem criou instantaneamente, mas a postagem no perfil do convidado só aparecerá se a pessoa aceitar o convite. A partir daí, o nome de usuário dele será adicionado ao conteúdo e o post aparecerá em seu perfil também.

Instagram convidar colaborador para publicação

Importante destacar que apenas perfis de criadores de conteúdo e de conta empresarial têm acesso a essa funcionalidade. Ambos podem convidar perfis dessas categorias e até uma conta pessoal para uma collab, mas uma conta pessoal não tem permissão para usar os posts colaborativos.

Como aceitar convite de collabs no Instagram

Caso você seja o perfil convidado a aceitar a collab no Instagram, vá até a aba de notificações ou no convite que aparecerá no Direct. Ao clicar na solicitação aparecerá um pop up perguntando se você “Deseja aceitar o convite?”. Clique em “Aceitar” para concluir o processo.

Também é possível deletar a colaboração. Um recurso útil caso a marcação tenha sido feita numa publicação equivocada, por exemplo. Assim, basta ir na configuração do conteúdo e selecionar a opção “Remover-me da publicação”.

Remover convite de colaborador no Instagram

5 ideias de como fazer collab no Instagram com criadores e marcas

Você já sabe o que é, entendeu a importância e agora quer saber como fazer collab no Instagram na prática. A seguir, listamos algumas sugestões que servem para pessoas criadoras de conteúdos (digital influencer ou não) e, claro, para marcas empresariais.

1. Promova seu negócio com collabs no Instagram

Como explicado mais acima, a collab com recurso oficial do Instagram serve para criar o famoso “post colaborativo”. Tem sido bastante usado para divulgar produtos, serviços e campanhas especiais. O perfil do convidado precisa ter um público semelhante aos interesse do seu, já que a conta dele se tornará um veículo de mídia, digamos.

Collab Nivea e Juliana Goes no Instagram

2. Poste um sorteio em conjunto

Quem não gosta de ganhar algo muito bom e de graça? Pra engajar públicos que adorariam ganhar algum produto ou serviço de uma marca, uma ação clássica na internet é fazer sorteios no Instagram. Crie um regulamento promocional que assegure todas as partes envolvidas a respeito do que pode ou não ser feito e de como será entregue a premiação.

Geralmente a mecânica pra esse tipo de collab envolve seguir os perfis das marcas, curtir o post da ação promocional e pedir ao participante que responda a alguma pergunta ou marque pessoas. Quanto mais trabalhoso for a participação, maior será o filtro do público realmente interessado em ambas as marcas.

P.S.: evite premiações genéricas que não tenham relação com o seu produto. Fique atento às regras para realizar sorteios na internet.

3. Faça parte do lançamento de um produto

O lançamento de um produto é uma ótima oportunidade de criar na audiência antecipação de desejo pela novidade e ainda atiçar a curiosidade do público. Essa curiosidade pode ser feita em torno do perfil de quem será o convidado a contribuir com a campanha ou qual o tipo de produto a ser lançado.

Ma Cherie O Boticário collab no Instagram com Karol Pinheiro

Shopee e Xuxa Meneghel em collab de post no Instagram

4. Apoie uma causa através de collab no Instagram

Causas sociais podem ser fortalecidas com o apoio de perfis de criadores de conteúdo e de empresas que têm em sua linha editorial pautas relacionadas a elas. Alguns artistas e influenciadores digitais, por exemplo, têm um estilo de vida que prioriza o uso consciente dos recursos ambientais em suas rotinas e encontram marcas que praticam isso em suas produções.

Collab no Instagram entre Monica Benini e CAU

 

Collab no Instagram entre Sandy e hospital Sobrapar juntos em campanha contra bullying infantil

5. Inicie um desafio ou uma trend

Não dá pra saber como será a próxima trend (conteúdo que viraliza e é adaptado em vários perfis) do Instagram, mas dá pra analisar os elementos que fazem elas serem fáceis de espalhar. Alguns deles são:

No caso das collabs no Instagram, o desafio pode envolver o uso de uma hashtag temática nos conteúdos dos participantes, o reaproveitamento do áudio de um Reels ou dueto/remix de Reels. A ideia é usar recursos que identifiquem a publicação de todos que estiverem participando da ação.

Agora que você já tem boas ideias de como fazer collab no Instagram e sabe como divulgar seu produto por lá, é hora de estudar o mercado e planejar a sua estratégia de colaboração entre marcas. Criadores de conteúdos, influenciadores digitais, profissionais autônomos e empresas têm muito a ganhar se unirem recursos e suas melhores habilidades para potencializar suas mensagens.

Curtiu? Então aproveite para criar ou revisar o mídia kit do seu Instagram e ter bons conteúdos pra apresentar na prospecção de collabs!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.