Como criar um mídia kit para Instagram gratuito

Como criar um mídia kit para Instagram gratuito

por Erola

Publicado em 03 de outubro de 2022

Que tal criar um mídia kit para Instagram e mostrar todo o seu potencial como criador de conteúdo ou influenciador digital? O mídia kit é um documento muito importante para profissionalizar o seu trabalho na internet e vai te ajudar a se preparar para as oportunidades que surgirem.

As marcas chegando até o seu perfil para combinar parcerias ou você prospectando pessoalmente esses clientes, o mídia kit para Instagram é um bom cartão de visitas para apresentar a eles. Confira algumas dicas para criar o seu de forma gratuita e vender o seu trabalho!

O que é mídia kit do Instagram?

Antes de saber o que é mídia kit do Instagram é preciso entender o que é o mídia kit. Bastante utilizado no mercado publicitário (jornais, revistas, TV etc.), o mídia kit é um documento que especifica para as marcas anunciantes os formatos, possibilidades de utilização e preço de cada espaço de divulgação em um canal de comunicação.

O mídia kit  para Instagram é adaptado para as características da plataforma (posts no feed, Reels, Story, Live) e a personalidade editorial do perfil. O documento reúne dados de alcance e engajamento da conta, de modo a demonstrar como o criador de conteúdo ou influencer faz dela um “veículo de mídia”, de confiança para a sua audiência.

Qual a importância de ter um mídia kit de influencer?

Ter um mídia kit Instagram ou “mídia kit influencer”, como chamam algumas pessoas, é uma oportunidade de documentar os melhores resultados com os conteúdos do perfil, demonstrar como eles são bem recebidos pelos seguidores, os assuntos que mais engajam e provocam interação positiva.

Um mídia kit para Instagram é uma forma de documentar seu portfólio de conteúdos, mostrar os formatos de publicidade que aceita e vender o seu trabalho ao descrever:

  • quem é você (características pessoais e valores);
  • qual o seu trabalho e de que forma ele é feito;
  • quais as melhores métricas do Instagram para o seu perfil;
  • marcas que você colaborou e o resultado conquistado;
  • preço mínimo cobrado por tipo de conteúdo, caso prefira delimitá-lo logo de cara;
  • exemplos de publicações com sua experiência com um produto/serviço ou assunto, sem citar marcas, e que geraram bastante interação — “imagina a sua marca patrocinando esse relato”, você poderia acrescentar.

Conhecer todas as formas de monetizar com o Instagram também ajuda a definir o serviço que você deseja oferecer. Se liga no vídeo abaixo!

Como montar um mídia kit do seu Instagram?

Agora chegou o momento de juntar tudo o que falamos acima de forma organizada, bem escrita e com estética agradável para chamar a atenção de potenciais clientes. Siga os 6 passos abaixo!

Reúna os seus melhores resultados

Publicações que performaram bem, tiveram bastante comentários, compartilhamentos e salvamentos são os principais materiais para inserir no mídia kit Instagram. Além disso, inclua os dados demográficos da audiência e a quantidade de contas alcançadas, ou seja, das pessoas que visitam e seguem o perfil.

Prepare um bom storytelling

Storytelling é a narração de histórias a partir de técnicas e elementos que transmitem uma mensagem de forma envolvente para o leitor. O texto do seu mídia kit para Instagram pode:

  • relatar a jornada do seu crescimento com o perfil;
  • transmitir sensações e emoções positivas;
  • mostrar como você pode levar a marca contratante do ponto A (sem o seu trabalho) ao ponto B (com a ajuda do seu trabalho);
  • seus pontos fortes que atraem uma comunidade confiante na sua voz (e dale prints pra ilustrar!).

Use o poder do copywriting

O storytelling no mercado digital é bem usado em conjunto com a técnica de escrita persuasiva feita pra vender chamada de copywriting. É uma escrita direcionada para convencer e direcionar o leitor a realizar alguma ação de contato com o remetente. Depois de estudar o copywriting, é possível aplicá-lo no seu mídia kit do Instagram deste jeito:

  • usando palavras atrativas e relacionadas ao contexto do seu cliente ideal;
  • escrevendo frases simples, curtas e impactantes;
  • desenvolvendo melhores argumentos para provar e convencer o prospect que o seu trabalho solucionará algum problema do negócio dele;
  • escolhendo quais gatilhos mentais você pode usar pra incentivar o leitor a realizar a ação que você deseja.

Escolha a ferramenta para criar o mídia kit

Com o texto, dados do perfil, prints e links organizados, é hora de escolher em qual ferramenta criar a apresentação comercial do seu trabalho. A ferramenta queridinha de muitos profissionais, inclusive de social medias, é o Canva. Basta procurar “modelos de press kit” ou “mídia kit” que vários modelos pré-prontos serão apresentados.

Press kit e mídia kit modelos no Canva

(Foto: reprodução Canva)

Caso queira algo mais simples por não estar habituado com ferramentas de edição gráfica, use o Google Apresentações/Slides. Está afim de simular um site mesmo sem ter um? Use o Google Sites e aproveite os modelos de páginas e os recursos no estilo “arraste e monte como desejar”.

As três ferramentas sugeridas tem opção de uso gratuito e a possibilidade de gerar link pra compartilhar facilmente em seus perfis nas redes sociais, e-mail e até WhatsApp.

Disponibilize seu mídia kit em um link

Falando em compartilhamento do mídia kit em link, ressaltamos que esse é o melhor método para divulgar o seu material livremente, disponível 24h por dia. Dessa forma, as pessoas não precisam obrigatoriamente entrar em contato por e-mail ou app de mensagem instantânea pra receber um PDF ou imagem do kit de mídia.

Pra melhorar, insira o link do mídia kit junto com outros links importantes da sua marca em um agregador de links. Como opção gratuita e eficiente para a bio do Instagram e quaisquer canais digitais, recomendamos o Linklist. Vale a pena conhecer. 😉

Linklist é o agregador de links gratuito do Postgrain

Crie posts para divulgar o mídia kit

Inclua no planejamento de conteúdo do seu perfil do Instagram a divulgação do seu mídia kit. Afinal, o link foi criado para ser espalhado. Aproveite as dicas que demos sobre storytelling e copywriting, faça publicações sobre o seu trabalho e indique conhecer no link da bio o seu kit de mídia. Se for post no feed, fixe no topo dele; se for story, coloque nos destaques do perfil.

Criar um mídia kit para Instagram é essencial para criadores de conteúdo e influenciadores digitais que desejam monetizar o seu perfil na rede. Com bons resultados para apresentar aos potenciais clientes e a aplicação dos 6 passos que demos neste artigo, essa é uma boa estratégia de marketing pessoal e de vendas.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar o link em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a saberem dessas dicas!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.