Ícone do site Postgrain

Como criar um mídia kit para Instagram gratuito

Influenciadora digital gravando vídeo com ring light

Que tal criar um mídia kit para Instagram e mostrar todo o seu potencial como criador de conteúdo ou influenciador digital? O mídia kit é um documento muito importante para profissionalizar o seu trabalho na internet e vai te ajudar a se preparar para as oportunidades que surgirem.

As marcas chegando até o seu perfil para combinar parcerias ou você prospectando pessoalmente esses clientes, o mídia kit para Instagram é um bom cartão de visitas para apresentar a eles. Confira algumas dicas para criar o seu de forma gratuita e vender o seu trabalho!

O que é mídia kit do Instagram?

Antes de saber o que é mídia kit do Instagram é preciso entender o que é o mídia kit. Bastante utilizado no mercado publicitário (jornais, revistas, TV etc.), o mídia kit é um documento que especifica para as marcas anunciantes os formatos, possibilidades de utilização e preço de cada espaço de divulgação em um canal de comunicação.

O mídia kit  para Instagram é adaptado para as características da plataforma (posts no feed, Reels, Story, Live) e a personalidade editorial do perfil. O documento reúne dados de alcance e engajamento da conta, de modo a demonstrar como o criador de conteúdo ou influencer faz dela um “veículo de mídia”, de confiança para a sua audiência.

Qual a importância de ter um mídia kit de influencer?

Ter um mídia kit Instagram ou “mídia kit influencer”, como chamam algumas pessoas, é uma oportunidade de documentar os melhores resultados com os conteúdos do perfil, demonstrar como eles são bem recebidos pelos seguidores, os assuntos que mais engajam e provocam interação positiva.

Um mídia kit para Instagram é uma forma de documentar seu portfólio de conteúdos, mostrar os formatos de publicidade que aceita e vender o seu trabalho ao descrever:

Conhecer todas as formas de monetizar com o Instagram também ajuda a definir o serviço que você deseja oferecer. Se liga no vídeo abaixo!

Como montar um mídia kit do seu Instagram?

Agora chegou o momento de juntar tudo o que falamos acima de forma organizada, bem escrita e com estética agradável para chamar a atenção de potenciais clientes. Siga os 6 passos abaixo!

Reúna os seus melhores resultados

Publicações que performaram bem, tiveram bastante comentários, compartilhamentos e salvamentos são os principais materiais para inserir no mídia kit Instagram. Além disso, inclua os dados demográficos da audiência e a quantidade de contas alcançadas, ou seja, das pessoas que visitam e seguem o perfil.

Prepare um bom storytelling

Storytelling é a narração de histórias a partir de técnicas e elementos que transmitem uma mensagem de forma envolvente para o leitor. O texto do seu mídia kit para Instagram pode:

Use o poder do copywriting

O storytelling no mercado digital é bem usado em conjunto com a técnica de escrita persuasiva feita pra vender chamada de copywriting. É uma escrita direcionada para convencer e direcionar o leitor a realizar alguma ação de contato com o remetente. Depois de estudar o copywriting, é possível aplicá-lo no seu mídia kit do Instagram deste jeito:

Escolha a ferramenta para criar o mídia kit

Com o texto, dados do perfil, prints e links organizados, é hora de escolher em qual ferramenta criar a apresentação comercial do seu trabalho. A ferramenta queridinha de muitos profissionais, inclusive de social medias, é o Canva. Basta procurar “modelos de press kit” ou “mídia kit” que vários modelos pré-prontos serão apresentados.

(Foto: reprodução Canva)

Caso queira algo mais simples por não estar habituado com ferramentas de edição gráfica, use o Google Apresentações/Slides. Está afim de simular um site mesmo sem ter um? Use o Google Sites e aproveite os modelos de páginas e os recursos no estilo “arraste e monte como desejar”.

As três ferramentas sugeridas tem opção de uso gratuito e a possibilidade de gerar link pra compartilhar facilmente em seus perfis nas redes sociais, e-mail e até WhatsApp.

Disponibilize seu mídia kit em um link

Falando em compartilhamento do mídia kit em link, ressaltamos que esse é o melhor método para divulgar o seu material livremente, disponível 24h por dia. Dessa forma, as pessoas não precisam obrigatoriamente entrar em contato por e-mail ou app de mensagem instantânea pra receber um PDF ou imagem do kit de mídia.

Pra melhorar, insira o link do mídia kit junto com outros links importantes da sua marca em um agregador de links. Como opção gratuita e eficiente para a bio do Instagram e quaisquer canais digitais, recomendamos o Linklist. Vale a pena conhecer. 😉

Crie posts para divulgar o mídia kit

Inclua no planejamento de conteúdo do seu perfil do Instagram a divulgação do seu mídia kit. Afinal, o link foi criado para ser espalhado. Aproveite as dicas que demos sobre storytelling e copywriting, faça publicações sobre o seu trabalho e indique conhecer no link da bio o seu kit de mídia. Se for post no feed, fixe no topo dele; se for story, coloque nos destaques do perfil.

Criar um mídia kit para Instagram é essencial para criadores de conteúdo e influenciadores digitais que desejam monetizar o seu perfil na rede. Com bons resultados para apresentar aos potenciais clientes e a aplicação dos 6 passos que demos neste artigo, essa é uma boa estratégia de marketing pessoal e de vendas.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar o link em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a saberem dessas dicas!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile