Como criar localização no Instagram para o seu negócio

Como criar localização no Instagram para o seu negócio

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 14 de junho de 2021

A localização no Instagram pode ser bem mais importante pro seu negócio do que você imagina! 

As geotags ou etiquetas geográficas, como são chamados os endereços clicáveis (como um link) no Instagram, são muito mais do que apenas um recurso legal pra quando você quer mostrar algum local interessante pros seus seguidores. Sabia que ela também pode ser uma forte aliada pra sua estratégia no Instagram?

Elas podem te ajudar a aumentar o alcance dos seus posts, torná-los mais informativos e ainda atrair mais pessoas pro seu estabelecimento!

Por que usar localização nos seus posts?

Usar a localização nos seus posts do Feed ou do Story pode ser muito útil pra melhorar os resultados dos seus conteúdos no Instagram, principalmente quando o assunto é o alcance

O uso de geotags tem um impacto semelhante ao das hashtags e faz com que seu conteúdo chegue a mais usuários. Isso inclui até mesmo aqueles que nem te seguem ainda, mas podem te encontrar por uma recomendação do Instagram no Explorar ou enquanto buscam por mais posts naquela mesma localização.

A própria rede social facilita essa descoberta principalmente quando a geotag é utilizada no Story, já que o Instagram costuma fazer um compilado de posts por local pra mostrar pros usuários que estavam pesquisando ou seguem a localização no Feed.

Como criar localização no Instagram?

Caso você esteja procurando por uma localização que ainda não existe ou quer configurar o endereço da sua empresa, por exemplo, é possível criar um local público usando o Facebook. Todos os endereços criados por lá também aparecerão no Instagram, já que  as redes sociais são interligadas.

É só seguir esse passo a passo: 

  1. Abra o Facebook pelo app
  2. Clique em “No que você está pensando” para criar um novo post
  3. Selecione Check-in
  4. Digite o nome da localização
  5. Se ela não estiver disponível, lá embaixo vai aparecer a opção + Adicionar um novo local. Clique nele.
  6. Em seguida, é só digitar as informações que você quer acrescentar e arrastar o pin no mapa pro local desejado
  7. Pra finalizar toque em Salvar local personalizado

Como criar localização no Instagram

Como criar um post com localização no Instagram?

Pra ensinar o passo a passo de como criar um post com localização, vamos dividir aqui entre Feed, Stories e Bio:

Feed

  1. Abra o Instagram e clique no + pra criar um novo post
  2. Selecione Feed
  3. Toque em Avançar
  4. Selecione Adicionar localização e escolha uma das sugestões ou pesquise o local desejado
  5. Pronto, depois é só publicar!

Como criar localização no Instagram

Story

  1. Abra o Instagram e clique no + pra criar um novo post
  2. Selecione Story
  3. Clique no ícone de figurinhas
  4. Escolha Localização e escolha uma das sugestões ou pesquise o local desejado
  5. Mova a figurinha ou altere o tamanho até ficar do jeito que você deseja no post
  6. Depois é só clicar em Enviar para e Compartilhar

Bio

Pra inserir um endereço na bio, você precisa ter um perfil comercial no Instagram. Se sua conta não está configurada nessa modalidade, é só alterar seguindo esse tutorial primeiro.

  1. Abra o seu perfil no Instagram
  2. Clique em Editar perfil
  3. Selecione Opções de contato 
  4. Adicione um Endereço comercial

Como criar localização no Instagram

Como editar a localização de um post no Instagram?

Depois que um Story é publicado, você não tem mais como editar a localização. Nesse caso, a única opção seria apagar e postar de novo, dessa vez com o local certo. Mas, se você precisar alterar ou remover uma localização no Feed, siga essas etapas:

  1. Abra o post no Feed
  2. Clique nas três bolinhas no canto superior direito
  3. Selecione Editar
  4. Clique em cima da localização que já está sendo usada ou em Adicionar localização, caso não tenha nenhuma ainda
  5. Escolha entre Alterar localização ou Remover localização
  6. Pra alterar por um novo endereço, é só repetir o passo a passo acima

Ideias pra usar a localização na sua estratégia de conteúdo

Já que a localização é uma ótima forma de ampliar seu alcance, pense bem em que tipo de público você gostaria de impactar e que localizações fazem sentido com os seus posts. Aqui vão algumas dicas e exemplos de situações onde você pode inserir a geotag.

Área de atuação

Se você atua em um bairro, cidade ou região específica, por que não usá-la na localização pra que os usuários dessas áreas possam te encontrar quando pesquisarem pelo local no Instagram?

Endereço completo

Se quiser levar mais pessoas ao seu estabelecimento, reforce o endereço usando sempre uma localização que indique a rua e número exatos de onde fica. Assim, ao clicar os usuários já podem abrir o mapa direto no sistema de navegação do celular pra se dirigir até você. 

Vale também acrescentar esse endereço de forma clicável no link da bio, já que muita gente pode entrar no seu perfil já com essa intenção.

Expansão dos serviços

Se a sua marca está expandindo a entrega de produtos pra mais um local (seja um bairro, cidade ou estado), crie um post informando a novidade e marque a área que passará a ser atendida pra que as pessoas que pesquisarem por ela te encontrem também.

Evento ou data especial

Se está acontecendo algum evento ou data comemorativa em um local específico e sua marca tem alguma relação com isso, não deixe de usar a localização nos seus posts pra registrar isso! 

Se for algo grande e a nível nacional, essa dica vale especialmente para os Stories, já que o Instagram costuma criar destaques pra algumas localizações em ocasiões especiais e exibe uma série de posts de diversos usuários que usaram a geotag.

Um bom exemplo dessa situação é a Parada LGBT de São Paulo. Por ser um evento de alcance nacional e que atrai o olhar de muitas pessoas, o Instagram sempre cria um destaque pra compartilhar posts relacionados. Se a sua marca tem algum posicionamento pertinente sobre a pauta e você for criar conteúdo sobre isso, vale a pena usar a localização na data do desfile.

Informação complementar

A localização também pode ser um complemento pros seus posts. Se você tem um perfil de influenciador, por exemplo, e quer comentar sobre algum local que visitou ou divulgar uma marca parceira, a localização funciona como uma informação adicional (e muito útil!) pra quem te acompanha e tiver curiosidade de clicar.

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida sobre como usar localização no Instagram é só comentar aqui embaixo que a gente te ajuda!

Agende mais posts no Instagram em menos tempo com o Postgrain. Faça um teste grátis por 7 dias.