Como ganhar dinheiro com o Reels: Instagram vai pagar usuários

Como ganhar dinheiro com o Reels: Instagram vai pagar usuários

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 08 de novembro de 2021

Já sonhou em ganhar dinheiro com seus vídeos no Reels? Pois esse sonho pode se tornar realidade! O Instagram anunciou a criação do Programa de verão do Reels – também apresentado como Reels Play – que pretende pagar até U$ 8.500 dólares por pessoa (equivalente a quase R$ 47 mil reais, na cotação atual) que esteja criando vídeos no app. ?

Parece loucura, né? Mas nada na vida é tão fácil como parece… Existem algumas (não tão) pequenas condições pra estar elegível pra ganhar esse dinheiro. Vem entender tudo sobre essa novidade, como ganhar dinheiro com o Reels, como vai funcionar e como você pode tentar fazer uma grana extra!

Ser pago pra fazer Reels? Entenda de onde surgiu a ideia

Não é de hoje que temos visto o Instagram investir cada vez mais em vídeos, em especial no Reels. Em 2021, a rede social chegou até mesmo a dizer que agora seria um app de vídeos, com foco ainda maior no formato. 

A ideia de pagar os criadores de conteúdos que investirem seu tempo e criatividade no Reels já circula há um tempo no mercado, apesar de só ter sido anunciada recentemente. No começo de 2021, um insider já havia revelado que o Instagram estava testando a possibilidade de pagar pra quem criasse vídeos no Reels.

E se você achou a proposta parecida com o que já acontece em apps como o Kwai e o TikTok – maior concorrente do Instagram na atualidade – é porque é mesmo! Essa novidade é mais uma jogada do Instagram para bater de frente com a rede social de vídeos.

Reels Play: como ganhar dinheiro com o Reels do Instagram e Facebook

O Instagram já havia anunciado que, ao longo de 2022, pretende investir mais de U$ 1 bilhão em criadores de conteúdo. Pra começar, foram testados pagamentos através do programa Reels Summer bônus pra alguns criadores e, segundo a rede social, a ideia foi um sucesso. Agora, o app anunciou o Reels Play pra estender essa novidade e também o lançamento da ferramenta do Reels no Facebook, que também vai integrar o programa de bônus.

“Os bônus do Reels são oportunidades para criadores ganharem dinheiro diretamente do Facebook e do Instagram por criar conteúdos que suas comunidades amem.”

 

Quem pode ganhar dinheiro com o Reels Play?

Segundo o criador de conteúdo Miguel Lozada, que teve acesso aos prints da novidade no app do Instagram, a rede social está oferecendo pagar até U$ 8.500 dólares por pessoa. Mas, o pagamento vai depender de algumas metas estabelecidas e que o usuário deve atingir pra estar apto a ganhar essa grana extra. 

E é ai que vem a pegadinha: os números estabelecidos como meta podem ser bem altos pra alguns criadores de conteúdo. O número de visualizações que o Instagram sugere é de nada menos que 9.28 milhões de visualizações em um mês pra ganhar o valor cheio do bônus. ?

Mas nem tudo está perdido! O lado bom é que essa meta não precisa ser atingida com um único vídeo, e pode ser construída somando as visualizações de vários vídeos postados ao longo do mês até o prazo final do Reels Play.

Leia também: Instagram Insights para Reels e Lives: como acessar as métricas

Como vai funcionar o bônus em dinheiro no Reels

No site oficial do Instagram você pode encontrar as regras do Programa de verão do Reels. Em resumo:

  1. Depois que o Bônus de verão do Reels ficar disponível, você tem 30 dias para começar.
  2. Após iniciar, você terá 30 dias para ganhar o bônus.
  3. Durante esse período, você pode escolher quantos vídeos do Reels quiser para contar nos seus ganhos de bônus.
  4. Você ganha dinheiro com base no desempenho do seu vídeo do Reels.
    Observação: se você excluir permanentemente um vídeo do Reels, pode não receber pelas reproduções daquele vídeo

Pra escolher quais vídeos do Reels vão contar no seu Bônus de verão do Reels, siga o passo a passo:

  • Selecione o Bônus de verão do Reels na página “Bônus” antes de compartilhar o seu vídeo do Reels. Caso se esqueça de fazer isso, você pode voltar e fazer essa seleção até 24 horas depois.
  • A única exceção na regra de 24 horas acontece no último dia de cada mês. Como pagamos os ganhos mensalmente, é necessário inscrever um vídeo do Reels no Bônus de verão do Reels no mesmo mês em que você criou esse vídeo.
  • O prazo no fim do mês termina às 00h (meia-noite), independentemente de qual seja o seu fuso horário.
Instagram vai pagar pra você usar o Reels

Crédito: @maddy.corbin

Onde já está disponível e qual a previsão de liberação global?

Inicialmente, a novidade foi liberada nos Estados Unidos, onde pode ser acessado através do Painel Profissional no perfil dos usuários, mas a promessa do Instagram é de expandir a prática para mais usuários e até mesmo chegar a liberação global em 2022, caso o retorno seja positivo (e a expectativa é de que será!). 

Então já se prepara que em breve devemos receber essa novidade no Brasil também, ainda mais considerando que o país é um dos maiores mercados do Instagram no mundo e costuma ser priorizado em alguns testes – como foi o caso do próprio lançamento do Reels, que chegou primeiro por aqui em 2020!

O que achou da novidade? Será que essa moda pega? Comenta aqui embaixo suas previsões!