Como aumentar o engajamento no Instagram usando stickers

Como aumentar o engajamento no Instagram usando stickers

por Postgrain Academy

Publicado em 06 de outubro de 2020

Aumentar o engajamento no Instagram é a meta da grande maioria das pessoas que cria conteúdo pras redes sociais. Até porque, é sempre prazeroso ver que seus posts estão tendo retorno e sua comunidade gosta de interagir com você, né? 

Nos Stories, a melhor forma de fazer de fazer isso e tentar deixar seus seguidores mais confortáveis pra interagir com você é usar os stickers, ou, em português, as figurinhas do Story! 

Além de serem uma forma super fácil de interação, as figurinhas vão te ajudar a ter mais ideias de conteúdo, tornando seus Stories mais criativos e, por sua vez, mais engajadores. 

Vem conferir nossas 15 dicas de como usar os stickers pra aumentar o engajamento no Instagram Stories!

Por que investir nos stories para aumentar engajamento no Instagram?

Segundo dados do próprio Instagram, mais de 500 milhões de usuários assistem Stories todos os dias. Aposto que você é uma dessas pessoas que passam parte do dia navegando entre eles.

Existe um gatilho psicológico relacionado ao uso do Instagram Stories. As pessoas tendem a engajar mais com esse tipo de conteúdo e também são mais rápidas em consumi-lo assistir os Stories quando comparado ao Feed. Afinal, se o Story não for fixado nos destaques, os seguidores têm apenas 24 horas para assistir antes do conteúdo sumir.

Isso está atrelado aos gatilhos de urgência e escassez. O psicólogo Robert Cialdini, escritor do best seller As Armas da Persuasão, analisa que esses tipos de gatilhos de persuasão são muito utilizados e eficazes em ações de vendas. O cliente, neste caso o seguidor, se sente ansioso para ver o quanto antes os stories e não se arrepender de ter perdido o conteúdo.

Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

GIF: Augusto Zambonato no GIPHY

Planejamento para Instagram: linha editorial e moodboard

Construa a essência do tom de comunicação do seu Instagram estabelecendo uma linha editorial. Uma dica interessante para você organizar sua linha editorial é criar um moodboard para lhe ajudar a organizar as diversas referências que você pode utilizar no futuro.

Tente alinhar a comunicação de todo seu Instagram para deixar todos os aspectos em sintonia. Fotos, vídeos, estilo de copy, e até mesmo os memes, gifs e stickers precisam conversar entre si. 

Você pode criar uma pastinha para guardar seu repositório, pode ser no drive ou no Pinterest, uma rede social que nós super recomendamos se você está atrás de inspiração. 

Aproveite e coloque tudo que seja instagramavél em seu moodboard. Como filtro do que entra ou não no seu repositório faça a seguinte pergunta “Isso tem alta chance de ser compartilhado entre meus seguidores e representa o que eu quero expressar?”.

Conteúdos interativos: 15 ideias de stories para aumentar seu engajamento no Instagram

Se o seu foco for encantar os clientes, aumentar a quantidade de seguidores e manter um relacionamento duradouro, o Instagram Stories pode ser o aliado ideal para você e seu negócio nesta missão.

Existem diversos recursos interativos que, quando bem utilizados, prendem a atenção e geram reconhecimento de marca. O Instagram Stories nos permite publicar imagens, vídeos e textos que ocupam, verticalmente, toda a tela do dispositivo móvel.

Hoje vamos apresentar para você os adesivos lançados pelo Instagram, desvendá-los e trazer algumas iniciativas de como usá-los a favor de sua estratégia de Marketing Digital.

1. Stories com música

Sabe quando você tira foto de um momento que merecia uma trilha sonora devidamente à altura? Você pode inserir músicas nos Stories através do sticker de música integrado ao Spotify e deixar seu story mais dinâmico. Existem duas formas de usar:

  • Direto do Spotify: basta abrir o Spotify, acessar a música que deseja usar, tocarque no botão de compartilhamento e escolhera Histórias do Instagram. Você será imediatamente levado à tela de edição dos Stories e poderá incluir hashtags, adesivos e filtros normalmente.

A figurinha de música do Instagram é uma ótima de criar conteúdos interativos.

  • Dentro do Instagram: Vá na opção do Instagram Stories e arraste para cima. Aparecerá um menu com diversas opções de funções, depois é só clicar em música para escolher a melodia. Você pode escolher qual trecho do som quer que fique nos stories e o “modelo” indicando a música.

Você pode usar a figurinha de música do Instagram para adicionar música aos seus stories.

Ao todo são seis, que mostram desde a capa do álbum da música até a letra em diversas fontes na tela. Mas nem todas as músicas têm as letras registradas no Spotify, neste caso, somente as que tem esse registro podem aparecer no Instagram Stories.

2. Mencionar outras pessoas 

Esse é um ótimo recurso que tem alta chance de repost. Se você trabalha com moda de influência e ainda tem uma base pequena, que tal experimentar marcar as lojas ao postar o look que você está vestindo?

Conseguindo um repost, por exemplo, sua conta já fica exposta para uma boa base de novas pessoas que provavelmente têm interesses similares aos seus. Aqui o exemplo foi de moda, mas pode usar qualquer categoria que converse com seu público e com o seu perfil.

Lembrando que só é possível compartilhar publicamente os stories de alguém se você foi mencionado nele. Neste caso, aparece a menção para você com um botão “adicionar ao seu story” via mensagem direta. Caso não tenha sido mencionado, você só consegue compartilhar o story por direct individualmente.

Print da figurinha menção do Instagram, usada para mencionar pessoas no Instagram Stories.

3. Use hashtags

Ao usar hashtags é preciso ter alguma relação ao conteúdo postado. Quando alguém clicar na hashtag que você inseriu, ela será levada para uma página onde estão todas as publicações que tiverem a hashtag correspondente. Ao usar esse tipo de sticker sua conta pode ser encontrada por pessoas que seguem e buscam essa hashtag.

Adicionar uma figurinha de hashtag. Quando as pessoas virem seu story, poderão tocar na figurinha e visualizar a página da hashtag que você inseriu.

 

4. Sticker Use a sua

Essa figurinha é provavelmente a melhor opção pra quem quer ter alcance e muito engajamento! Com o sticker de “Use a sua” dá pra propor qualquer coisa, como: poste sua foto preferida, cite 3 filmes que te definem, fale 5 curiosidades sobre você, etc.

O legal aqui é que tanto você pode criar esse conteúdo do zero, propondo um novo tema, ou aproveitar pra participar de virais que já estão rolando por aí. 

Quando você responde a figurinha, o usuário que postou recebe a notificação e, caso seu perfil seja aberto, seu Story fica disponível pra todos que clicarem na figurinha verem também. É uma ótima forma de aumentar o engajamento e ampliar seu alcance. 

5. Sticker de link

Agora os links no Stories estão disponíveis pra todo mundo no Instagram! Não precisa mais ter mais de 10 mil seguidores pra ter acesso ao recurso, então aproveite para utilizar bastante no seu conteúdo (mas sempre com inteligência, ok?).

Compartilhe links interessantes que você leu, os links da sua marca, endereço do seu e-commerce, link direto para um produto que você vende, link para o chat no WhatsApp, etc. São várias as possibilidades! 

Só mantenha sempre o bom senso e ética de nunca colocar links maliciosos ou que não são seguros, ok? Além de perder a credibilidade com os seus seguidores, que não vão mais confiar em clicar em nada que você posta, você ainda corre o risco de ser punido pelo Instagram.

6. Sticker de contagem regressiva

Que tal deixar seus seguidores ansiosos por novidades? Um dos recursos mais legais dos stories é a contagem regressiva. Se sua loja vai lançar um novo produto, ou você tem uma novidade para seus amigos, desperte a curiosidade com a contagem regressiva. Basta definir a data e hora do anúncio. Você pode personalizar a cor e o título também.

Ao assistir o story, seus seguidores poderão tocar na figurinha para ativar um alerta no celular que será emitido assim que a contagem chegar ao fim. Seus amigos também podem usar um botão para compartilhar o evento nos stories.

Adicione uma figurinha de contagem regressiva para fazer uma contagem regressiva a qualquer momento.

7. Sticker de enquete

A figurinha de enquete é bem legal ao permitir que seus seguidores escolham entre duas opções. Vamos supor que você tem uma loja de tortas e quer lançar um novo sabor.

Ao usar o adesivo você pode perguntar aos seus seguidores qual é o sabor mais desejado. Além de fazer com que o cliente faça parte mais intimamente da sua empresa, você tem um feedback instantâneo e provavelmente quando o produto for lançado já tem pessoas interessadas na venda.

Adicionar uma figurinha de enquete ou de deslizador de emoji para escrever perguntas e personalizar as respostas.

8. Figurinha de perguntas

Existem várias possibilidades para esse tipo de adesivo. Já que esse sticker permite o seguidor responder abertamente, você pode tirar dúvidas, pedir feedbacks, fazer um bate bola de perguntas e respostas.

Por exemplo, se você tem uma vaga de emprego para sua empresa, você pode abrir um caixa de perguntas para os candidatos que tirarem dúvidas sobre o cargo e a cultura da empresa. 

Em alguns países, incluindo o Brasil, é possível utilizar o adesivo de perguntas para pedir aos seguidores que enviem sugestões de músicas através do Instagram Stories. O sticker de perguntas é ideal para quem deseja passar mais tempo interagindo com os seguidores.

Adicione uma figurinha de pergunta para que as pessoas possam fazer perguntas ou enviar uma música a você.

9. Sticker de emoji deslizável (termômetro) 

O Emoji Slider, também conhecido como figurinha deslizante, serve como uma espécie de termômetro para seus Stories. Ela é perfeita para medir, de forma qualitativa, qualquer pergunta. Lembra do exemplo anterior da torta? Agora é a vez de validar se as pessoas realmente curtiram o novo sabor.

Adicionar uma figurinha de enquete ou de deslizador de emoji para escrever perguntas e personalizar as respostas.

10. Sticker de quiz ou teste

Que tal testar o conhecimento dos seus seguidores nos stories? Você pode definir até quatro opções de resposta para que os seguidores tentem descobrir qual delas é a correta. Você pode fazer isso mostrando opções de produtos da sua loja. Como esse exemplo de uma floricultura.

Adicionar uma figurinha de teste para escrever perguntas de múltipla escolha e personalizar as respostas.

11. Sticker de produto

Se você tiver uma conta aprovada e configurada para Compras no Instagram, é possível utilizar este adesivo para marcar produtos nas publicações dos stories. Lembrando que só é possível uma figurinha de produto por story.

12. Sticker de pedidos de refeição

Se você é tem um restaurante, com toda certeza esse é o sticker que dá match com seu negócio. Essa figurinha facilita os pedidos de comida por poderem ser adicionados aos stories de restaurantes que são parceiros com serviços de delivery de celular, como Rappi, Ifood e Uber Eats.

13. Sticker de “Apoie pequenas empresas”

Se você é bairrista ou quer dar uma força para um amigo que está abrindo um negócio local, com esse sticker é possível marcar o perfil dele para indicar aos seus seguidores.

O adesivo de “apoie pequenas empresas” faz com que seguidores conheçam lojas, bares e restaurantes interessantes.

14. Sticker de “mandar uma DM”

Essa figurinha pode abrir um tema ou pergunta para uma conversa pessoal por mensagem direta. Ela é uma ótima opção para quem quer ampliar a interação com o público. Se você tem muitos seguidores e pouco tempo, cuidado ao usar para não deixar os contatos no vácuo.

Adicione a figurinha de "manda uma dm" para ampliar a interação com o público que acompanha suas postagens.

15. Stickers comemorativos 

As figurinhas comemorativas geralmente são temporárias. Elas frequentemente aparecem em uma data importante, feriados ou para apoiar uma causa. Esse tipo de sticker deixa o ícone do seu story com uma borda colorida, então vale apostar nelas para conseguir se destacar e apoiar uma causa em que você acredita.

As figurinhas comemorativas geralmente são temporárias.

✨ Bônus ✨

Além dessas figurinhas citadas acima, existem stickers que mostram a hora e a temperatura. Também tem uma coleção de figurinhas com gírias brasileiras com termos comuns do Brasil, incluindo expressões como “eita”, “top”, “daora” e “lacrou”.

Como calcular sua taxa de engajamento no Instagram

Pra ter certeza de que sua estratégia de engajamento vem dando certo, aprenda a calcular esse número e descobrir sua taxa de engajamento do seu perfil do Instagram.

Pra isso, você pode calcular o engajamento de cada post, somar todos eles e depois dividir pelo número total de publicações. Mas, como essa conta pode terminar sendo muito trabalhosa, aqui vão duas sugestões:

  • Faça isso por período de tempo (só com os posts mais recentes, do último mês ou última semana, por exemplo)
  • Ou use uma ferramenta pra calcular automaticamente. Algumas opções gratuitas são o HypeAuditor e o Phlanx.

Crescimento do engajamento

Para esse cálculo, você vai precisar comparar a taxa de engajamento de um período anterior ao período atual, ideal para o acompanhamento em relatórios mensais, por exemplo. 

É simples:

taxa engajamento do período 1 ÷ taxa de engajamento do período 2 = 

crescimento do engajamento

Em outro texto aqui do blog, ensinamos todas as formas de calcular engajamento no Instagram e como entender cada métrica de interação. 

Conclusão

A forma mais fácil de gerar engajamento nos Stories é aproveitando todos os seus recursos! Vai testando de um por um aos poucos e depois conta pra gente quais têm dado mais certo pra você e qual seu preferido de interagir!