Ícone do site Postgrain

Como criar logo da sua marca de forma gratuita

Mulher criando logo no computador

Uma dúvida muito comum dos profissionais autônomos e de pequenos empreendedores é como criar logo para seus negócios. Eles querem uma imagem que simbolize a essência dos produtos/serviços que oferecem, já que isso contribui com o seu posicionamento de marca no mercado. 

Cada dia que passa, as pessoas usam a internet pra buscar quase tudo o que precisam. Nessa avalanche de informações que elas encontram, a sua marca está visualmente preparada pra chamar a atenção delas? Vem descobrir!

O que é logo e logotipo?

Você vai encontrar diversas explicações teóricas por aí sobre os dois termos, caso queira ir a fundo no universo do design. Porém, como o intuito deste artigo é te orientar a botar a mão na massa, a gente prefere a praticidade desta definição:

Lembra das três linhas da Adidas? Esse é o logo da marca. Lembra também que o nome da empresa acompanha esse logo em muitos produtos e tem uma fonte (estilo das letras) bem único? Esse conjunto é o logotipo.

O que você precisa saber antes de criar logo da sua marca

A seguir, vamos te mostrar quais as etapas básicas para avaliar a escolha de um logo. Se você tiver a habilidade de desenhar ou mexer em programas de edição gráfica, pode testar o desenvolvimento do seu.

Entretanto, ressaltamos que o profissional ideal para criar logo de uma marca é o designer. Ele é habilitado para fazer o trabalho completo de pesquisa de público, avaliação de elementos gráficos, além de estudos referentes à psicologia das cores, composições, conceitos visuais e outras análises.

Faça uma pesquisa completa

O primeiro passo é estudar seu próprio produto ou serviço pra entender qual o objetivo dele no mercado e qual necessidade do público ele atende. Liste objetos, símbolos e imagens que representem isso. A ideia é imergir visualmente em materiais que têm relação direta com o produto ou indireta (resultado que o produto traz).

Selecione também algumas empresas para pesquisar como elas transmitem esses pontos-chave (missão e objetivo) em sua marca. Leia a história do negócio de cada uma delas e observe seus elementos visuais nos materiais publicitários.

Busque referências dos concorrentes

Olhar para a concorrência é uma tarefa estratégica de marketing, vendas e design também. Escolha algumas empresas que vendem o mesmo tipo de produto que você e verifique em seus logos e conceitos de marca estes 3 pontos:

Conheça sua persona

A persona é a definição do seu cliente ideal de acordo com as características comportamentais dele em relação ao seu produto, ou seja, a descrição detalhada do público-alvo. Na prática, definir uma persona se resume em listar:

Confira as tendências de marcas

Assim como os humanos, as marcas mudam com certa frequência para se adequar às novas tecnologias, estilos de design ou aprimoramento mesmo. O Instagram, por exemplo, fez a atualização visual de sua logo no decorrer dos anos, inclusive em 2022.

Procure por sites dedicados a trabalhos de design, como o Behance; faça pesquisas no Google sobre o assunto (através de fontes confiáveis); e observe quais aspectos estão sendo usados por grandes marcas do mercado.

Pense no conceito e mensagem do seu logo

Qual transformação o seu produto/serviço gera para as pessoas? O que ele proporciona? Qual problema ele resolve? Ter essas respostas é fundamental para definir a mensagem que seu logo deve transmitir pro público. Além disso, um bom conceito de marca ajuda a criar também um bom planejamento de conteúdo para redes sociais. 

4 sites para criar logo grátis

Hora de colocar a mão no teclado e criar os primeiros esboços da sua logo!

1. Canva

O Canva é o editor de imagem queridinho de muitos social media, portanto é o primeiro dessa lista. Sua fama se deve a praticidade e simplicidade em adaptar diversos modelos de layout de maneira gratuita: posts de rede social, banners, apresentações, currículos e, claro, logo.

2. Adobe Express

O antigo Adobe Sparks agora se chama Adobe Express, mas mantém as mesmas funcionalidades de criação de gráficos, posts pra redes sociais, vídeos e animações com acesso a milhões de modelos, imagens, ícones e efeitos. 

3. Tailor Brands

Semelhante ao Canva, o site Tailor Brands também conta com diversos modelos editáveis de logo. A diferença é que pra começar a criar logo nesse site o usuário responde um curto formulário sobre o seu objetivo com o logo, segmento do produto, tipo de imagem deseja. 

Parecido com um quiz, no final o resultado gerado exibe a logo criada automaticamente e algumas formas de usá-las em alguns materiais.

4. Criador de logo Wix

Semelhante aos sites anteriores, o criador de logo do Wix segue o mesmo esquema de personalização dos demais ao oferecer modelos customizáveis e a possibilidade de alterar a fonte, cor, tamanho, texto; além de acrescentar outros elementos que se adequem à sua marca. 

Criar logo pra sua marca é uma etapa que deve ser feita com bastante pesquisa. Por isso, os tópicos mostrados aqui são fundamentais pra iniciar esse estudo e fazer seu primeiro esboço, gratuitamente, por conta própria. Se você já começou a vender, quer colocar sua logo na foto de perfil do Instagram e no seu site, mas ainda não pode pagar um designer pra desenvolvê-lo, teste as dicas que demos. Comece com o que tem, melhore no caminho.

Bora entra em ação? Aproveite também pra ler um artigo complementar sobre paleta de cores. Bom trabalho!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

 

Sair da versão mobile