Ícone do site Postgrain

Instagram lança atualização visual: veja o que mudou

Instagram faz atualização visual na sua marca e app

Ficou sabendo que o Instagram fez atualização visual este ano? Depois que o seu diretor, Adam Mosseri, declarou que a rede social não focará seus recursos no compartilhamento exclusivo de fotos, mas sim na exibição de vídeos, o clima de mudança pintou de vez por lá (os social media não têm passado muitos dias de paz, hein ?).

As alterações previstas para 2022 visam melhorar a experiência dos usuários com a plataforma e mantê-la relevante em meio às tendências do setor tecnológico e a mudança de comportamento do consumidor online.

Vamos ao que interessa? Veja a seguir o que há de novo no Instagram!

O que mudou na atualização visual do Instagram

Para alívio geral, já ressaltamos que a atualização visual do Instagram, realizada em maio de 2022, diz respeito a modificações na sua identidade visual, aos elementos da marca, em sua maioria. A parte estética dele tem sido melhorada constantemente, mas principalmente depois que o TikTok se destacou no mercado global. 

Confira abaixo os 3 pontos dessa mudança!

Gradiente do Instagram mais vibrante

A atualização visual do Instagram mais notória é o primeiro ponto de contato que temos com a marca, mesmo que no dia a dia passemos rapidamente por ele: o logotipo do aplicativo. O gradiente de cores do logotipo está mais vibrante para deixá-lo mais iluminado e vivo, dando um ar de ”momentos de descoberta” quando algo é aceso/revelado. 

Para dar esse efeito dinâmico no gradiente do logo, a reformulação envolveu um processo inovador de modelagem 3D. Conforme comunicado oficial, a ideia da marca é “dar vida à experiência do Instagram por meio da energia do nosso gradiente reformulado”. Além do logotipo, o efeito gradiente em 3D está presente no círculo que fica ao redor da foto de perfil Story e em alguns stickers (as figurinhas do Story).

(Novo logotipo do Instagram, maio de 2022)

 

Nova fonte tipográfica

A fonte Instagram Sans teve uma repaginada para torná-la acessível globalmente. Isso significa que em locais onde a escrita é feita por meio de símbolos ou ideogramas, as pessoas verão os recursos e informações da plataforma adaptados ao seu idioma. Para isso ser possível, especialistas em idiomas foram contratados para ajustar a fonte aos scripts globais — incluindo os idiomas japonês, árabe e tailandês.

A fonte tipográfica Instagram Sans conta com três variações realizadas na atualização visual do Instagram de maio deste ano:

 

(Fonte: Instagram/Reprodução)

 

(Fonte: Design at Meta/Reprodução)

 

Só pra complementar, essa fonte tem um significado por trás da sua concepção. Além de ter sido inspirada pela combinação de quadrados e círculos do logotipo do aplicativo, segundo a página oficial desta novidade, a fonte Instagram Sans significa “um tipo de letra do futuro, inspirada no passado e que procura impulsionar a cultura tipográfica”. Curtiu? 

Conteúdo em destaque

Das novidades do Instagram que não foram apreciadas por muitos usuários no mundo inteiro, está o tão falado feed em tela cheia. Como falamos recentemente em nossos canais, o novo design da rede destaca o conteúdo para que ele seja o centro das atenções, priorizando a simplicidade e a autoexpressão do criador de conteúdo (palavras da própria empresa).

Na prática, você verá que fotos e vídeos tomarão a maior parte da tela e a legenda do post sobrepõe o conteúdo. Com pouco espaço dedicado para a legenda, vídeos e imagens de qualidade, com elementos chamativos e criativos, serão cada vez mais necessários. E, claro, equilibrar a quantidade de texto que há na legenda e dentro do conteúdo também será importante.

(Fonte: Instagram/Reprodução)

 

Redesign dos stickers do Story

Os stickers do Story também foram mudados. A maioria não tem efeito 3D, a fonte está diferente (conforme atualização da Instagram Sans) e a cor deles estão mais realçadas, bem vibrantes.

(Versão antiga dos stickers x Versão atualizada dos stickers)

 

Painel de localização

O Instagram começou a introduzir um painel de localização ao lado da barra de busca do Explorar. No novo layout há um mapa para ver os stories e publicações compartilhadas em cada localização. Dá pra descobrir os locais mais populares nas imediações de cada endereço e os perfis ativos neles. Esse recurso está sendo liberado aos poucos para os usuários.

A atualização visual do Instagram estabelece o novo caminho que a rede social está tomando e é um reflexo das transformações que a empresa tem passado para se manter atrativa perante os seus concorrentes. Aos criadores de conteúdo, social media e demais profissionais de marketing digital que trabalham com a rede, o jeito é se adaptar às novidades e pensar também em novas estratégias de usar a rede para divulgar um negócio. 

Já que os vídeos chegaram de vez no Instagram, veja quais tipos de conteúdo em vídeo você pode fazer para cada formato que a rede social oferece. Boa leitura e até a próxima!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.

Sair da versão mobile