Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
23/03/2018
às 10:46

5 dicas para usar hashtags de forma estratégica no Instagram

Transcrição do vídeo

Você provavelmente já sabe que usar hashtags é uma das melhores formas de fazer a sua conta no Instagram a crescer de forma orgânica. Mas esqueça as dicas óbvias de “postar constantantemente” ou “usar 30 hashtags por posts”. Neste post eu vou te ensinar como usar as hashtags de forma verdadeiramente estratégica pra você obter resultados ainda melhores na plataforma. Continua lendo!

 1 – Pesquise!

Primeiramente, você precisa pesquisar. A gente gasta um tempinho fazendo isso, mas é super importante pro uso estratégico das hashtags. Por exemplo, se você é o do ramo da fotografia, não vale só usar #foto, #fotografia, #photograph (em inglês). Você precisa pesquisar as variações dessas tags no seu nicho.

Antes de tentar escolher as melhores hashtags de forma aleatória, uma boa dica pra você é dar uma olhada na aba “Explorar” do Instagram e ver quais hashtags e perfis já estão fazendo sucesso por lá. Aproveita também pra ver o tipo de conteúdo que esses perfis estão usando, se é foto, se é vídeo, se é álbum…

Essa pesquisa também serve pra te guiar sobre o nicho das hashtags que você tá usando. Elas devem comportar o tamanho da sua conta. Então quando você pesquisar por uma hashtag, entra na barra de search e veja o que aparece em “Principais publicações” ou em “Top Posts” (se você usa o aplicativo em inglês). Note se essas publicações estão tendo uma quantidade de curtidas que seja, em média, parecida com as suas. Se sim, você tem uma grande chance de aparecer por lá também. =)

2 – Escolhendo suas hashtags

Na hora de escolher suas hashtags, você já sabe: poste 30 hashtags por post. Mas a minha sugestão é que você divida essas hashtags em 3 grupos de 10.

Então, para o primeiro grupo você deve escolher as 10 hashtags menores, com até 50 mil publicações no total. No segundo grupo, você utiliza as hashtags medianas, que vão de 50 mil publicações até 200 mil. No terceiro grupo de 10 hashtags, você utiliza as hashtags maiores, com maior alcance, que são as hashtags mais genéricas. Elas geralmente têm mais de 200 mil publicações no total.

O objetivo é simples: dividir e conquistar. Como é esperado, você vai ganhar vários likes nas hashtags menores, um pouquinho mais nas médias e um pouco mais nas hashtags mais genéricas.

E aí isso vai fazer com que o algoritmo do Instagram entenda que as suas publicações engajam diversos tipos de públicos, podendo testar o seu post na aba Explorar, que é o que a gente quer, né?

3 – Diversifique as hashtags

A terceira dica que eu vou te dar é pra nunca usar as mesmas 30 hashtags em todos os posts. Primeiramente por uma questão de estratégia: quanto mais hashtags diferentes você usar, mais chances de alcançar pessoas diferentes você vai ter.

Segundo porque, quando você usa as mesmas hashtags frequentemente em todos os posts, o Instagram pode te ver como um spammer e te bloquear. Então, sempre que possível, varie essas hashtags, beleza?

4 – Use hashtags nos Stories!

Agora que o Instagram deixa a gente seguir hashtags e ainda compila Stories de uma determinada hashtag em uma história, você precisa estar inserido nesses feeds. Então, sempre que possível – e com cuidado pra não poluir a imagem ou vídeo – utilize hashtag nas histórias. Porque essa é a única forma de aparecer na barra de Stories de alguém que não te segue ainda.

5 – Teste e analise!

Teste, teste e teste de novo! Depois de que você fizer uma publicação e deixar ela lá rolando por um tempo, entre em cada hashtag que você marcou e veja se você aparece nas principais publicações. Se sim, é sinal de que essa hashtag funcionou pra você. Se não, tenta outra variação dessa hashtag.  Fazendo esse processo, você consegue criar um grupo de hashtags que funcionam bem pra você e o processo de pesquisa, que eu falei lá na dica número 1, vai ficando cada vez mais fácil e rápido.

Essas foram as 5 dicas pra usar hashtags de forma estratégica no Instagram! Curtiu? Já usa algum desse método ou tem algum pra acrescentar? Fala pra gente aqui nos comentários e fica ligado nos próximos vídeos, beleza? Tchau! =)