Instagram testa feed com tela cheia igual ao TikTok

Instagram testa feed com tela cheia igual ao TikTok

por Erola

Publicado em 23 de maio de 2022

Enquanto você se acostuma com alguma mudança de layout no Instagram, eles já estão nos bastidores se preparando para o próximo lançamento. O feed com tela cheia é uma dessas novidades e com foco na melhoria da exibição dos vídeos. A notícia foi divulgada no começo de maio na mídia estrangeira e até pelo próprio diretor do Instagram, Adam Mosserri, em seu perfil do Twitter. 

Para quem conhece o TikTok, já deve ter sacado pelo nome da funcionalidade que a ideia do Instagram é ficar semelhante ao seu concorrente. Tudo para que os usuários e os próprios criadores de conteúdo tenham uma experiência cada vez mais envolvente com o aplicativo e se mantenham assíduos à plataforma.

Ficou animado com a novidade e quer saber exatamente como vai funcionar? Confira os detalhes logo abaixo!

Neste post você verá:

O que é o feed em tela cheia?

Feed em tela cheia é o modo de exibição de vídeos no formato vertical da tela do seu smartphone. Esse modo de visualização de vídeos é característico do TikTok e faz muito sucesso por lá.

A proposta da nova visualização de vídeos no Instagram é testar uma nova experiência imersiva no feed principal da página inicial, principalmente com o Reels. Em outras palavras: deixar os usuários mais satisfeitos com o aplicativo para que eles tenham mais resultados com os seus conteúdos e, claro, passem mais tempo no app do que em outros.

Como ficará o feed em tela cheia no Instagram?

Os vídeos ficarão ampliados e centralizados na tela para evidenciar o conteúdo que você estiver visualizando, permitindo uma experiência mais focada, sem as distrações de botões ou textos que há atualmente nos arredores do post. O feed que está em teste funciona assim:

  • todos os vídeos e imagens (post com uma imagem ou post carrossel) são exibidos verticalmente;
  • a barra de navegação inferior permanece com os ícones de acesso ao Explorar, Reels, Loja e o própria perfil;
  • os ícones para trocar de conta, criar um post, ver as notificações e directs ficam no topo;
  • pela imagem de divulgação oficial do Instagram (veja abaixo), não ficou claro onde ficarão os Stories, mas pelos prints espalhados por aí já sabemos que eles continuam no topo.

Feed tela cheia do Instagram divulgação oficial

 

Quando o Instagram vai atualizar o feed com tela cheia?

Conforme relatou o diretor do Instagram, no começo de maio, alguns usuários foram escolhidos para receber o novo feed em primeira mão. O objetivo é testar com poucos usuários como será a experiência deles com o feed em tela cheia, antes de liberar para todos.

Isso é comum na área de tecnologia, pois serve para avaliar a recepção do público e o potencial que determinada ideia tem de trazer retornos financeiros, antes de implantá-la definitivamente no mercado.

Mas será que quem já testou está gostando? Pelos relatos que encontramos pelo Twitter, o feed em tela cheia no Instagram não agradou muito nem aqui nem fora do Brasil. 

Feed tela cheia do Instagram opinião de brasileiros

Feed tela cheia do Instagram opinião de estrangeiros

Por que o Instagram aderiu ao feed em tela cheia?

Até o momento, o Story é o recurso mais lucrativo para o Instagram, pois o formato desse recurso possibilita mais infraestrutura para oferecer anúncios (publicidade paga) aos usuários.

O Reels, por sua vez, já ocupa mais de 20% do tempo do usuário do Instagram? Com o aumento constante da preferência de conteúdos em vídeo e a popularização mundial do TikTok, é perceptível que está havendo uma forte competição pela atenção dos internautas.

Com essa tendência, o Instagram quer ampliar a monetização com Reels ao longo dos anos para conquistar seguidores e anunciantes. Portanto, essa atualização faz parte do projeto.

Quais as vantagens do feed tela cheia para o criador de conteúdo?

Por mais que as atualizações do Instagram nem sempre agradem a todos, resta aos usuários se adaptarem às novidades caso elas cheguem para ficar. Para os criadores de conteúdo e profissionais de marketing, no geral, algumas vantagens do feed em tela cheia podem ser aproveitadas, como:

  • mais possibilidades de aplicar ideias de conteúdos para Reels;
  • criação de vídeos mais espontâneos, sem ficar dependente da criação de texto + arte para post de imagem;
  • aumentar o engajamento do perfil com mais inserção de Reels.

Ao mesmo tempo, a atualização também representa um desafio para os criadores, que vão precisar criar uma nova estratégia de conteúdo depois que a nova interface do Instagram se confirmar.

Como mostramos acima, a notícia do feed em tela cheia ainda está sendo testada com poucos usuários do aplicativo e ainda não se sabe quando haverá a liberação para todos os perfis e se ocorrerá, definitivamente. O que percebemos, é que a visualização dos vídeos e imagens verticalizados não agradou a maioria das pessoas que já receberam a atualização. Fiquemos de olho!

E aí, o que você achou da novidade? Já apareceu no seu perfil? Deixe um comentário aqui embaixo!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.