Enquanto você se acostuma com alguma mudança de layout no Instagram, eles já estão nos bastidores se preparando para o próximo lançamento. O feed com tela cheia é uma dessas novidades e com foco na melhoria da exibição dos vídeos. A notícia foi divulgada no começo de maio na mídia estrangeira e até pelo próprio diretor do Instagram, Adam Mosserri, em seu perfil do Twitter.
Para quem conhece o TikTok, já deve ter sacado pelo nome da funcionalidade que a ideia do Instagram é ficar semelhante ao seu concorrente. Tudo para que os usuários e os próprios criadores de conteúdo tenham uma experiência cada vez mais envolvente com o aplicativo e se mantenham assíduos à plataforma.
Ficou animado com a novidade e quer saber exatamente como vai funcionar? Confira os detalhes logo abaixo!
Neste post você verá:
- O que é o feed em tela cheia?
- Como ficará o feed com tela cheia no Instagram?
- Quando o Instagram vai atualizar o feed com tela cheia?
- Por que o Instagram aderiu ao feed em tela cheia?
- Quais as vantagens do feed tela cheia para o criador de conteúdo?
O que é o feed em tela cheia?
Feed em tela cheia é o modo de exibição de vídeos no formato vertical da tela do seu smartphone. Esse modo de visualização de vídeos é característico do TikTok e faz muito sucesso por lá.
A proposta da nova visualização de vídeos no Instagram é testar uma nova experiência imersiva no feed principal da página inicial, principalmente com o Reels. Em outras palavras: deixar os usuários mais satisfeitos com o aplicativo para que eles tenham mais resultados com os seus conteúdos e, claro, passem mais tempo no app do que em outros.
Como ficará o feed em tela cheia no Instagram?
Os vídeos ficarão ampliados e centralizados na tela para evidenciar o conteúdo que você estiver visualizando, permitindo uma experiência mais focada, sem as distrações de botões ou textos que há atualmente nos arredores do post. O feed que está em teste funciona assim:
- todos os vídeos e imagens (post com uma imagem ou post carrossel) são exibidos verticalmente;
- a barra de navegação inferior permanece com os ícones de acesso ao Explorar, Reels, Loja e o própria perfil;
- os ícones para trocar de conta, criar um post, ver as notificações e directs ficam no topo;
- pela imagem de divulgação oficial do Instagram (veja abaixo), não ficou claro onde ficarão os Stories, mas pelos prints espalhados por aí já sabemos que eles continuam no topo.
Quando o Instagram vai atualizar o feed com tela cheia?
Conforme relatou o diretor do Instagram, no começo de maio, alguns usuários foram escolhidos para receber o novo feed em primeira mão. O objetivo é testar com poucos usuários como será a experiência deles com o feed em tela cheia, antes de liberar para todos.
Isso é comum na área de tecnologia, pois serve para avaliar a recepção do público e o potencial que determinada ideia tem de trazer retornos financeiros, antes de implantá-la definitivamente no mercado.
Mas será que quem já testou está gostando? Pelos relatos que encontramos pelo Twitter, o feed em tela cheia no Instagram não agradou muito nem aqui nem fora do Brasil.
Por que o Instagram aderiu ao feed em tela cheia?
Até o momento, o Story é o recurso mais lucrativo para o Instagram, pois o formato desse recurso possibilita mais infraestrutura para oferecer anúncios (publicidade paga) aos usuários.
O Reels, por sua vez, já ocupa mais de 20% do tempo do usuário do Instagram? Com o aumento constante da preferência de conteúdos em vídeo e a popularização mundial do TikTok, é perceptível que está havendo uma forte competição pela atenção dos internautas.
Com essa tendência, o Instagram quer ampliar a monetização com Reels ao longo dos anos para conquistar seguidores e anunciantes. Portanto, essa atualização faz parte do projeto.
Quais as vantagens do feed tela cheia para o criador de conteúdo?
Por mais que as atualizações do Instagram nem sempre agradem a todos, resta aos usuários se adaptarem às novidades caso elas cheguem para ficar. Para os criadores de conteúdo e profissionais de marketing, no geral, algumas vantagens do feed em tela cheia podem ser aproveitadas, como:
- mais possibilidades de aplicar ideias de conteúdos para Reels;
- criação de vídeos mais espontâneos, sem ficar dependente da criação de texto + arte para post de imagem;
- aumentar o engajamento do perfil com mais inserção de Reels.
Ao mesmo tempo, a atualização também representa um desafio para os criadores, que vão precisar criar uma nova estratégia de conteúdo depois que a nova interface do Instagram se confirmar.
Como mostramos acima, a notícia do feed em tela cheia ainda está sendo testada com poucos usuários do aplicativo e ainda não se sabe quando haverá a liberação para todos os perfis e se ocorrerá, definitivamente. O que percebemos, é que a visualização dos vídeos e imagens verticalizados não agradou a maioria das pessoas que já receberam a atualização. Fiquemos de olho!
E aí, o que você achou da novidade? Já apareceu no seu perfil? Deixe um comentário aqui embaixo!
Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.