Hashtags: ainda vale a pena explorar nas redes sociais em 2023?

Hashtags: ainda vale a pena explorar nas redes sociais em 2023?

por Stella Caroline

Publicado em 16 de novembro de 2023

Ainda vale a pena explorar as Hashtags nas redes sociais em 2023?

As redes sociais estão em constante transformação, com novas atualizações, mudanças nos algoritmos, melhorias e novidades. 

Para nós, que usamos essas redes no dia a dia ou trabalhamos com elas, resta apenas nos adaptar. 

E mesmo que muita coisa tenha mudado nos últimos anos, como o Twitter ter virado o X, a ascensão do TikTok e a popularização do Reels, eles têm um detalhe super importante em comum: todos continuam usando as hashtags. 

As tags surgiram no Twitter há quase 16 anos e se popularizaram em tantas outras redes sociais. Mas será que com tantas mudanças nos algoritmos, ainda vale a pena explorar elas na criação de conteúdo paras as redes sociais em 2023?

E a resposta é: Sim, ainda vale. 

Para saber o porquê, continue a leitura!

O que são Hashtags?

Nada mais é do que, simplesmente, uma palavra ou frase acompanhada pelo símbolo #, o famoso jogo da velha. 

Quando usadas nas redes sociais, elas transformam o termo em um link clicável, que quando acessado, leva a uma página que reúne todos os posts que usam a mesma hashtag. 

Como surgiram?

Antes de explorar mais sobre o assunto, vamos recapitular e entender um pouco mais sobre como surgiram. 

Lá em 2007, no Twitter, as hashtags surgiram como uma forma de categorizar conteúdos sobre um mesmo assunto. A ideia era simples, mas revolucionária: permitir que usuários encontrassem conteúdos semelhantes com base em um tópico específico. 

Porém, isso só veio a funcionar, de verdade, em 2009, quando o Twitter começou a criar hiperlinks que direcionavam o usuário para uma página com todos os assuntos relacionados àquela tag.

O uso se espalhou para outras plataformas, como Instagram e Facebook, e atualmente também se expandiu para o LinkedIn, Pinterest e TikTok.

Como influenciam nos conteúdos?

Como já destacamos, as hashtags são formas de agrupar conteúdos sobre o mesmo tópico, facilitando a vida de quem quer saber mais sobre determinado assunto.

No Instagram, por exemplo, se você procurar por uma hashtag específica na aba de pesquisa, é muito provável que sugestões de publicações relacionadas ao tema começam a aparecer no seu explorar.

Isso aumenta o alcance daquele conteúdo, assim como as chances de alguém engajar com a publicação e se tornar um seguidor!

Leia também: Entenda como funciona a classificação de posts no Instagram [2023].

Já no Twitter, elas ajudam um assunto a entrar nos trending topics, sendo uma ótima oportunidade de marcas e criadores ganharem visibilidade. 

No geral, as hashtags são recursos que contribuem para aumentar o alcance e o engajamento de uma publicação, já que quem procura por aquele determinado tópico, está muito mais propício a curtir e seguir a página, caso queira ficar por dentro de assuntos similares.

O que mudou nas hashtags nos últimos anos?

Com o passar dos anos, o uso de hashtags foi se tornando mais criterioso. 

As redes sociais começaram a incorporar algoritmos mais avançados, que priorizam o conteúdo baseado no comportamento do usuário e não apenas nas tags usadas. 

Isto significa que, simplesmente, adicionar 20 hashtags, só por estarem alta, não vai ajudar o seu conteúdo a ser mais visto. Pelo contrário, usar hashtags que não se relacionam ao tema do post podem prejudicar o engajamento. 

Leia também: 7 formas de melhorar o engajamento no Instagram.

Atualmente, as plataformas estão mais preocupadas com qualidade do que quantidade na hora de entregar o conteúdo. 

Então, se sua publicação tiver 5 hashtags, mas todas estiverem dentro da temática do post, as chances de atingir novos usuários é bem maior do que as chances de alguém que escolhe tags aleatórias só por estarem em alta.

Escolher as hashtags certas é muito importante!

Mas afinal, como usar as hashtags de forma estratégica?

Como já falamos, as hashtags são ótimas aliadas para aumentar o alcance e o engajamento, então saber usá-las de forma eficiente pode te ajudar a aumentar ainda mais os seus resultados.

Confira alguns exemplos de como usar!

Campanhas de Marketing

Marcas, frequentemente, criam hashtags exclusivas para campanhas, incentivando os usuários a usá-las em seus próprios posts. Isso não só amplia o alcance da campanha, mas também permite mensurar os resultados com mais precisão.

A Coca-Cola, por exemplo, teve um grande sucesso com sua campanha #Shareacoke, que incentivava pessoas do mundo todo a compartilharem garrafas de Coca com seus nomes, usando o #shareacoke.

 Além de criar uma conexão com o público, os conteúdos gerados pelos próprios usuários ajudaram a viralizar a mensagem que a Coca-Cola queria passar. 

Como resultado, mais de 500 mil fotos foram compartilhadas com a hashtag #shareacoke.

print da barra de pesquisa do instagram com a hashtag #shareacoke escrita.

Eventos e Conferências

Tags específicas de eventos permitem que participantes e interessados acompanhem as conversas e novidades sobre o que está acontecendo em tempo real. 

O Lollapalooza, por exemplo, cria todo ano uma nova hashtag oficial para as pessoas compartilharem suas experiências no festival. 

Mesmo se sua marca estiver promovendo um evento pequeno, pode ser legal criar um hashtag personalizada para os participantes poderem compartilhar também.

Print das hashtags do Lollapalooza

Movimentos Sociais

Hashtags como #BlackLivesMatter ou #MeToo ganharam notoriedade e foram essenciais para aumentar as discussões sobre questões sociais e raciais importantes. 

Então, caso queira dar voz a uma ação, criar uma hashtag própria pode ajudar a difundir as discussões sobre o movimento. 

Geradores de hashtags podem ajudar a escolher as certas? Veja as vantagens e desvantagens!

Os geradores são ferramentas online que ajudam a criar hashtags baseadas em palavras-chave, tendências e algoritmos.

Entre as vantagens, podemos destacar:

– Ajuda a economizar tempo;

– Sugere tags similares;

– Mostra as que estão em alta;

– Mede o índice de popularidade.

Contudo, ainda existem algumas desvantagens:

– As sugestões podem ser genéricas e não específicas para o seu público-alvo;

– Podem não levar em conta a localização geográfica;

– Não tem uma estratégia clara. 

E agora? Usar ou não usar um gerador?

Apesar das desvantagens, as vantagens de usar um gerador saem na frente. 

Com um bom gerador, você consegue ter uma boa noção das hashtags mais buscadas e relacionadas ao seu conteúdo, o que pode te ajudar a explorar além do que você pensaria por si só.

Porém, vale ter senso crítico na hora de escolher se todas as ideias sugeridas fazem sentido! 

Gerencie suas hashtags com o Postgrain!

O Postgrain, nossa plataforma de gerenciamento para o Instagram, tem entre as suas funcionalidades, a opção de criar grupos de tags, além de apresentar as que estão em alta para te ajudar na hora de selecionar os tópicos que fazem sentido para o seu conteúdo.

É uma ótima forma de agrupar as suas hashtags mais utilizadas e facilitar a sua produção de conteúdo na hora de escolher quais usar.

Além disso, o Postgrain também conta com um campo de primeiro comentário, que te permite colocar as hashtags do seu post lá, para deixar a legenda da sua publicação sem tanta informação.  

Quer conhecer mais sobre essa funcionalidade? Teste grátis hoje mesmo!