TikTok: o segredo das empresas que fazem sucesso na plataforma! Conheça 5 exemplos de marcas que usam o TikTok estrategicamente.

TikTok: o segredo das empresas que fazem sucesso na plataforma! Conheça 5 exemplos de marcas que usam o TikTok estrategicamente.

por Stella Caroline

Publicado em 11 de setembro de 2023

TikTok: qual o segredo para as marcas fazerem sucesso na plataforma? Conheça 5 exemplos

O “boom” do TikTok em 2019 fez uma verdadeira revolução na maneira de produzir e consumir conteúdo. 

Com uma base de usuários diversificada que cresce constantemente, o TikTok é a sexta rede social mais baixada do mundo e conta com mais de 1 bilhão de usuários. 

Segundo o Data Reportal 2023, com mais de 84,1 milhões de usuários ativos com 18 anos ou mais, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa a rede. 

A plataforma se tornou um espaço essencial para marcas que buscam se conectar com públicos mais jovens de uma forma mais criativa e envolvente. 

Neste artigo, vamos explorar:

  • A ascensão do TikTok
  • TikTok x Instagram: Como as redes competem na produção de conteúdo
  • Quais são os principais recursos da plataforma para criadores de conteúdo?
  • 5 marcas que têm se destacado no TikTok. 
  • Conheça algumas estatísticas atualizadas sobre a rede!

Boa leitura!

 A ascensão do TikTok

O TikTok foi criado pela empresa chinesa ByteDance e lançado, inicialmente, na China em 2014 como musical.ly. Em 2016, evoluiu para TikTok e entrou, oficialmente, no mercado internacional em 2018.

Ele, rapidamente, conquistou a atenção de jovens e adultos do mundo todo, oferecendo uma plataforma única para criar vídeos curtos, com duração de 15 a 60 segundos. 

Sua interface de uso simples, com feed infinito, recursos de edição na própria plataforma, challenges e as trends, como as famosas dancinhas, contribuíram para sua popularidade.

Os vídeos curtos do TikTok logo se transformaram em uma tendência do marketing digital, obrigando outras redes, como YouTube, Facebook e Instagram, a repensarem seus formatos para não ficarem para trás.

O Instagram, que até pouco tempo atrás priorizava imagens, lançou o “Reels” em resposta ao TikTok e, como o próprio Adam Mosseri, chefe do Instagram, admitiu, o app não é mais uma plataforma de imagens. 

TikTok x Instagram: Como as redes competem na produção de conteúdo

O TikTok emergiu como um competidor direto do Instagram, especialmente quando se trata de produção de conteúdo gerado pelos usuários, marcas e influenciadores.

Só que o Instagram sempre priorizou imagens estáticas e vídeos, um pouco mais longos, como era o conceito do IGTV, lançado em 2018.

Mas o TikTok virou isso de cabeça para baixo chegando no mercado com vídeos curtos e divertidos sendo o foco da plataforma. Isso permitiu que os usuários criassem os próprios conteúdos de forma envolvente e simples, usando os áudios virais e as ferramentas de edição disponibilizadas pela plataforma.

Não demorou para o Instagram perceber o poder dos vídeos curtos e lançar o próprio recurso com funcionalidades parecidas com as do TikTok, como edição, áudios e efeitos.

O Reels foi lançado em 2020 e, apesar de não ter agradado todo mundo no começo, atualmente é um recurso essencial nas estratégias de produção de conteúdo de marcas e creators

Leia também: TikTok e Reels: ideias de conteúdo pra sua marca viralizar.

Seja por seu poder de viralizar ou por ter mais alcance que outros formatos no Instagram, é um fato que os vídeos curtos se tornaram tendência na plataforma nos últimos tempos.

E o que prova isso são os dados da pesquisa realizada pela Squid, que aponta que em 2022, 45% dos conteúdos postados pelos creators foram no formato de Reels.

Quais são os principais recursos do TikTok para criadores de conteúdo?

O TikTok não apenas revolucionou como consumimos conteúdo, mas também a maneira como produzimos. 

A plataforma adotou uma abordagem centrada na experiência do usuário e conta com diversos recursos de edição, efeitos e conexão com outros apps, como o CapCut

Confira alguma das funcionalidades disponíveis:

1 – Áudios em alta

O recurso “sons” permite que os usuários explorem e usem áudios populares em seus vídeos. Isso ajuda a criar tendências e desafios musicais, aumentando o engajamento e a descoberta de conteúdo na “For You”. 

O próprio TikTok cria playlists e indicações com os sons mais virais do momento, facilitando o acesso para que os criadores de conteúdo entrem nas tendências.

2 – Efeitos populares

Assim como os áudios, os filtros também desempenham um papel importante na criação de tendências. Na seção “efeitos”, uma das categorias exibe os filtros mais populares no momento, incentivando os usuários a testarem também.

Além disso, nos últimos tempos, efeitos interativos, de realidade aumentada e inteligência artificial têm bombado na plataforma.

3 – Imagens em carrossel

Embora os vídeos sejam a espinha dorsal do TikTok, a plataforma introduziu o formato carrossel, permitindo que os usuários compartilhem várias fotos em um único post com um áudio de fundo. 

4 – Trends em alta

As trends em alta são desafios, danças, memes ou ideias que estão ganhando destaque no TikTok. 

Participar dessas tendências pode aumentar o alcance do conteúdo e possibilitar que apareça na For You, aumentando as chances do vídeo viralizar. 

O Tik Tok Brasil cria semanalmente uma lista com as principais trends da semana e disponibiliza em seu link da bio para que os usuários não deixem de aproveitar o que está em alta no momento.

5 – Integrações com outras ferramentas 

O aplicativo CapCut se tornou um recurso extra para os usuários do TikTok. Ele oferece ferramentas avançadas de edição, permitindo que os criadores aprimorem seus vídeos com efeitos especiais, transições e muito mais.

A integração ainda permite que os vídeos editados no CapCut sejam direcionados, diretamente, para o TikTok sem a marca d’água da ferramenta. 

Outra integração de sucesso no TikTok durante muito tempo foi a Resso, uma plataforma de streaming de música que permitia que o usuário escutasse as músicas completas no TikTok e compartilhasse ou comentasse com os amigos facilmente.

Porém, em julho de 2023, a ByteDance, criadora da Resso e do TikTok, anunciou que o app seria descontinuado no Brasil em setembro, abrindo espaço para o novo streaming TikTok Music, que já está disponível.

Mas não são apenas creators que podem se beneficiar com o TikTok!

Se a plataforma começou focada apenas em entretenimento, agora não é mais.

Grandes marcas já descobriram o poder de fazer parte da rede para criar novas conexões e impactar novos públicos através de conteúdos autênticos e criativos. 

Leia também: Como criar conteúdo estratégico para as suas redes sociais.

O modelo de negócios do TikTok é o ShopperTainment, uma mistura de compras (shopping) com entretenimento (entertainment), e as marcas que querem vender na plataforma precisam adaptar seus conteúdos e anúncios para se encaixar na proposta. 

Segundo a plataforma, o Shoppertrainment é sobre vender por meio do entretenimento.

Como as marcas podem fazer isso?

A partir da criação de conteúdos que misturam entretenimento, educação e experiência. 

Para que elas consigam conquistar consumidores fiéis, amantes da marca e ganhar destaque na rede, é essencial criar uma presença forte, proporcionar boas experiências e se engajar com o público. 

Os usuários do TikTok gostam de criar relações, de se conectar e ter experiências de compras emocionantes. Então, é importante que as interações com as marcas não sejam superficiais.

Segundo o estudo TikTok Marketing Science Global Retail Path To Purchase Study 2021, 44% dos seus usuários querem que os conteúdos de marcas sejam divertidos e entretenham.

E com isso em mente, algumas marcas tem se destacado bastante na plataforma pela forma de se comunicar com o público e produzir conteúdos.

Confira algumas delas!

5 marcas que têm se destacado no TikTok:

Como falamos, várias marcas aproveitaram o poder do TikTok para se conectar com públicos mais jovens e ampliar sua presença no digital. Algumas delas estão fazendo trabalhos incríveis com as estratégias certas, como vamos destacar agora. 

1 – Duolingo 

Página do DuoLingo dentro da plataforma do TikTok ilustrando o tópico em questão.

A plataforma de ensino gratuito de idiomas, Duolingo, usa o TikTok para gerar entretenimento e conexão com seus usuários por meio do personagem Duo, a famosa coruja verde que é símbolo da marca.

Os vídeos cheios de humor sempre puxam o gancho de assuntos em alta, no momento, como na estreia do filme Barbie, por exemplo, que o mascote desfilou de rosa pelo tapete pink do lançamento no Brasil.

Além disso, a marca tem um jeito peculiar de incentivar seus usuários a fazerem as lições das aulas ao ameaçar sequestrar parentes e animais de estimação, o que gera muita diversão entre o público.

O Duolingo também se preocupa em responder os comentários dos usuários com o mesmo humor que usa em seus vídeos, aumentando o engajamento da página e estimulando sua audiência a continuar interagindo. 

2 – Who is Jenny AI

A “Who is Jenny AI” é uma inteligência artificial que ajuda na pesquisa e escrita de artigos científicos, com funcionalidades que ajudam a consultar citações, resumir artigos e conferir plágios. 

Em seu TikTok, a marca mescla muito bem os conteúdos educativos sobre como usar a IA, com os conteúdos de humor sobre as dificuldades que os acadêmicos enfrentam para escrever seus artigos. 

3 – Mari Maria

A influenciadora e empresária, Mari Maria, usa o TikTok para fazer trends populares, mostrar um pouco da sua rotina, testar os próprios produtos, fazer tutoriais de maquiagem e criar conteúdos com outros creators do mesmo nicho.

Maria Maria também aposta na produção de conteúdos sobre produtos, como curiosidades por trás das formulações das próprias makes e explicações sobre a produção e o valor de alguns produtos.

E para interagir com o público, a influencer também costuma reagir e “duetar” vídeos de pessoas testando seus produtos.

4 – Linha Bruna Tavares

Assim como a Mari Maria, Bruna Tavares também investe na produção de conteúdos para o TikTok como parte das estratégias de marketing da sua linha de maquiagens. 

Ela trabalha bem a colaboração com creators do nicho de maquiagem da plataforma, mostrando não só seus produtos, mas também como usar e como o mesmo produto pode ter diferentes usos.

Apesar da maior parte dos conteúdos ficarem por conta de creators, Bruna também participa dos vídeos mostrando um pouco sobre sua rotina em eventos, dando dicas de produtos ou fazendo tutoriais simples de makes. 

E para estimular o engajamento e reconhecer seus seguidores, a linha BT destaca com um post no feed, os usuários que mais engajaram no mês e envia um prêmio de reconhecimento.

5 – Bold

A Bold é uma das marcas mais conhecidas entre o pessoal do meio fitness por suas barrinhas de proteína de diversos sabores.

No TikTok, a marca usa bastante os seus colaboradores na produção de conteúdos, seja criando memes, degustando barrinhas ou mostrando os bastidores. 

Mas a Bold não limita a produção de conteúdos ao seu time interno. Para aumentar seu reconhecimento e alcançar novas pessoas, ela conta com creators e afiliados do nicho fitness para divulgar a marca. 

Com vídeos criativos e divertidos, a Bold humaniza sua marca ao colocar seus colaboradores no centro dos conteúdos e aumenta o reconhecimento ao trabalhar com criadores que promovem um estilo de vida saudável.

A lição que fica é: TikTok é muito mais que entretenimento!

O TikTok não é apenas uma plataforma de mídia social, mas um espaço criativo e dinâmico onde marcas podem alcançar novos públicos.

Sua abordagem com foco no usuário e na criação de conteúdos personalizados, que gerem conexão e entretenimento, são os pilares do seu sucesso. 

Marcas que entendem como aproveitar os recursos e as possibilidades que a rede social proporciona, têm a oportunidade de conquistar fãs, não apenas clientes. 

Com o TikTok continuando a evoluir e a atrair mais usuários, o segredo para as marcas fazerem sucesso é aproveitar a criatividade e a autenticidade para produzir conteúdos focados na experiência do usuário. 

A tendência é que o TikTok continue a crescer e as marcas, grandes ou pequenas, precisam seguir essa tendência.

Conheça algumas estatísticas atualizadas sobre o TikTok!

  • Os anúncios do TikTok tem o potencial de atingir 1,092 bilhão de pessoa com mais de 18 anos mensalmente;
  • No mundo, 53,4% dos usuários do TikTok são mulheres;
  • A maioria dos usuários, cerca de 419,9 milhões de pessoas, tem entre 18 e 24 anos; enquanto os usuários entre 25 e 34 anos representam 354,8 milhões;
  • Em julho de 2023, o TikTok foi a 6ª plataforma mais utilizada no mundo;
  • O retorno médio sobre investimento de mídia (o ROI) do TikTok foi 73% mais alto do que a média de outras mídias digitais;
  • O usuário médio do TikTok gasta cerca de 850 minutos no aplicativo mensalmente;
  • Estima-se que a receita publicitária do TikTok alcance US$ 418,04 bilhões em 2023;
  • 73% dos usuários do mundo dizem sentir uma conexão mais profunda com as marcas que interagem no TikTok.

Esses dados foram suficientes para te provar sobre o poder e a possibilidade de crescimento da plataforma? Conta para gente se a sua marca já faz parte do TikTok!