Tópicos no Instagram Reels: como esse recurso pode ajudar a aumentar o alcance dos seus conteúdos?

Tópicos no Instagram Reels: como esse recurso pode ajudar a aumentar o alcance dos seus conteúdos?

por Stella Caroline

Publicado em 18 de setembro de 2023

Tópicos no Instagram Reels: Como esse recurso pode ajudar a aumentar o alcance dos seus conteúdos?

O Reels chegou no Instagram em 2020 em meio a polêmicas, desagradando alguns usuários do Instagram e sendo acusado de ser uma tentativa de competir com a ascensão do TikTok

Apesar de não ter agradado a todos quando chegou, o Reels agora é um dos principais recursos do Instagram. E quando o assunto é alcance, os conteúdos produzidos nesse formato tendem a se destacar. 

Esse recurso tem sido muito usado por empresas e criadores de conteúdo que querem alcançar novos públicos e se tornou essencial nas estratégias de marketing de quem trabalha com o Instagram. 

Pensando nisso, o Instagram está sempre otimizando a ferramenta e incorporando novos elementos que ajudem seus usuários a explorarem todo o potencial que o Reels pode oferecer. 

E um desses novos elementos é o recurso tópicos, que permite que o usuário selecione algumas categorias que ajudam o vídeo ser entregue para pessoas com esses mesmos interesses. 

Para saber mais sobre todas as atualizações do Reels e como usar os tópicos para ganhar novos seguidores, continue a leitura!

Neste artigo, vamos explorar:

  • Recapitulando: O que é o Reels?
  • Quais são as últimas atualizações dos Reels? 
  • O que é o recurso “tópicos” nos Reels?
  • Como escolher os tópicos certos para os seus Reels?

Recapitulando: O que é o Reels?

O Reels é a funcionalidade do Instagram que permite que os usuários criem e editem vídeos curtos e dinâmicos com facilidade. 

Segundo o Instagram, os Reels são uma maneira divertida de se conectar a sua rede através de vídeos criativos, divertidos e interessantes. 

Inicialmente, os vídeos tinham o limite de 60 segundos, mas em 2022, a Meta anunciou que eles passariam a ter até 90 segundos, permitindo que os usuários tenham mais liberdade para criar. 

A ferramente ainda conta com muitas funções que possibilitam adicionar efeitos, escrever textos, cortar vídeos no próprio app, usar áudios e mudar a velocidade da reprodução.

Com o tempo, o Instagram foi atualizando e criando novos recursos para o Reels, como a aba “Reels”, que permite que os usuários explorem conteúdos similares a assuntos de seu interesse.

Leia também: Entenda como funciona o novo algoritmo do Instagram.

Mas caso você tenha perdido alguma novidade, confira abaixo as últimas atualizações dos Reels.

Quais são as últimas atualizações dos Reels? 

Para facilitar a vida dos criadores de conteúdo da plataforma, em abril, a Meta anunciou uma série de melhorias para o Reels, inclusive novas métricas de conteúdos em vídeo.  

As principais novidades foram:

Mais facilidade na hora da edição 

Se você costuma usar o Reels com frequência, já deve ter percebido que o editor está de cara nova!

No novo formato do editor, as opções de adicionar clipes, áudios, adesivos, textos e filtros, estão centralizados no mesmo lugar, facilitando o trabalho de edição.

Print dentro do Instagram, no painel do Reels, mostrando a tela de edição mencionada no texto.  

Outra vantagem é que agora é possível dar zoom na linha do tempo do vídeo e tocar nos clipes de áudio para sincronizá-los com os vídeos. 

Leia também: Como fazer reels no Instagram com poucos recursos.

Novas métricas de Reels 

Para ajudar os criadores a entender sobre o tempo de visualizações das pessoas que estão consumindo os conteúdos, o Instagram criou duas novas métricas para os Reels:

Tempo de visualização: O tempo total de reprodução dos seus reels, incluindo o tempo repetido.

Tempo médio de visualização: O tempo médio gasto na reprodução do reel. Esta métrica é calculada dividindo o tempo total de visualizações pelo número de reproduções. 

A vantagem é que os criadores agora têm uma visão mais ampla de como os usuários estão interagindo com cada vídeo e podem comparar com os resultados de outros vídeos para ver o que performou melhor. 

E assim, produzir conteúdos que sejam mais atrativos para a audiência e tentar aumentar o tempo de visualização.

Além disso, a ferramenta agora envia notificações de novos seguidores que chegaram através dos vídeos do Reels, o que é uma ótima maneira de saber quais são os conteúdos que mais levam seguidores para o seu perfil.

Opção de presentear criadores

Apesar de ainda não ser um recurso disponível no Brasil, os usuários agora podem presentear os criadores de conteúdo por meio dos Reels. 

A Meta anunciou a expansão para a Austrália, Canadá, França, México e Nova Zelândia, mas por enquanto, nenhuma novidade sobre esse recurso no Brasil. A opção permite que o público envie presentes que representam certas quantias em dinheiro para os criadores. 

Novo recurso de presentes dos Reels (Foto: Reprodução/Meta)

O recurso ainda permite que os criadores vejam quem enviou o presente e mandem uma notificação em resposta como agradecimento aos apoiadores.

Tendências de Reels

Para quem gosta de ficar por dentro do que está alta na plataforma, esse recurso veio para ajudar. 

Ele permite que os usuários da conta empresarial vejam as tendências dos Reels com base no que está recebendo mais engajamento no momento. 

Para conferir, basta ir à página “painel profissional” e rolar até “recursos e dicas”. Lá, você vai encontrar a aba “tendências de reels”, que mostra os áudios e hashtags mais utilizadas. Clicando em um deles, você pode ver quantas vezes foi usado e salvar para usar também.

O recurso ainda não está disponível para todos os perfis, mas assim como todas as outras atualizações da plataforma, vai sendo disponibilizado aos poucos para todas as contas empresariais. 

Além desses novos recursos, o Instagram também estreou há alguns meses uma funcionalidade para aumentar a entrega dos conteúdos para um público mais qualificado, com base em seus interesses: O recurso tópicos.

O que é o recurso tópicos?

Com o objetivo de melhorar as recomendações de conteúdos nos Reels, a plataforma lançou o recurso “tópicos”, que permite que os criadores de conteúdo categorizem seus vídeos em 3 tópicos principais.

Ao adicionar os tópicos, os creators ajudam o algoritmo a entender do que se trata o vídeo e entregá-lo para quem tem os mesmos interesses. Isso significa que os conteúdos podem ter um alcance maior, mais visualizações e serem entregues para um público mais disposto a engajar com eles. 

Como usar o recurso?

Quando o reel já estiver editado e pronto para publicar, selecione a opção “adicionar tópicos”, que fica logo acima da opção de localização, como mostra a imagem abaixo.

Em seguida, o app abrirá em uma página com todas as categorias e os tópicos que existem dentro de cada uma. Como já falamos antes, você pode selecionar até 3 tópicos no total, podendo ser todos na mesma categoria ou um em cada.

E entre as categorias, temos:

  • Moda e beleza;
  • Animais;
  • Transporte;
  • Comida e bebida;
  • Artes visuais;
  • Viagem;
  • Esportes;
  • Ciência e tecnologia;
  • Relacionamentos;
  • Artes cênicas;
  • Jogos;
  • Programas de TV e filmes; 
  • Casa e jardim;
  • Negócios;
  • Educação.

Como escolher os tópicos certos para os seus Reels?

Para escolher os tópicos certos, você deve selecionar os que mais se encaixam no vídeo que você está publicando. 

Por exemplo, se o Reel está falando sobre as tendências de roupas que vão bombar no próximo verão, você vai selecionar tópicos que se encaixam no que está sendo abordado. 

Nesse caso, você poderia escolher alguns tópicos dentro da categoria “Moda e beleza”, como:

  • Estilos e tendências;
  • Roupas e acessórios;
  • Calçados.

O que você não deve fazer, é selecionar tópicos que não representam o que está sendo falado no Reel. Ainda usando o exemplo acima, se você está publicando um vídeo sobre tendências de moda, não faz sentido escolher um tópico como “animais fofos” ou “carros e caminhões”. 

Lembre-se que o algoritmo vai se basear nesses tópicos para entregar o seu Reel para o público que tem interesse em consumir esse tipo de conteúdo, então escolha os que fazem sentido para o assunto. 

Essa funcionalidade é uma ótima oportunidade de impactar novas pessoas e, consequentemente, conquistar novos seguidores! 

E aí, você já usa esse recurso para aumentar o alcance dos seus Reels? Comenta aqui! 

E se quiser ler mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog.