O que são as Impressões no Instagram e por que analisar essa métrica

O que são as Impressões no Instagram e por que analisar essa métrica

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 27 de abril de 2021

Quando o assunto são métricas do Instagram, alguns costumam dizer que as Impressões são apenas uma métrica de “vaidade” e que não tem tanto valor como outras. Se você é uma dessas pessoas que pensa assim (ou não sabe muito sobre as Impressões), a gente vai te mostrar aqui porque você não deveria descartar esses números e como eles podem ser úteis para sua análise. 

Neste artigo, confira:

O que são as Impressões no Instagram

A métrica de Impressão te mostra quantas vezes o seu perfil ou um post foi visualizado, seja ele um post no Feed, nos Stories ou IGTV. Mas atenção aqui: diferentemente do Alcance, que indica quantos usuários viram o post, as Impressões são contabilizadas sem levar em consideração o número de perfis que viram aquele conteúdo. 

Por exemplo: se 10 usuários passarem por um mesmo post 2 vezes cada, o número de Impressões daquele post é 20, enquanto o de Alcance seria 10.

A métrica também não depende que o usuário interaja com a publicação tomando alguma ação. Basta ele ver aquele post em algum momento e permanecer por um tempo mínimo pro Instagram contabilizar. 

Onde olhar as métricas de Impressões

Primeiro, confira se o seu perfil já está na modalidade de conta comercial (Business). Caso ainda não esteja, siga o passo a passo desse post pra converter sua conta pessoal.

No Instagram Insights

Pra conferir as Impressões do seu perfil, siga esse passo a passo:

  1. Abra seu perfil
  2. Clique em “Insights”
  3. Vá em “Contas alcançadas”
  4. E olhe em “Impressões”

O que são as impressões no Instagram

Pra conferir as Impressões dos seus stories ou dos seus posts, é só continuar daí:

  1. Escolha entre as Publicações, Stories ou IGTV mais relevantes
  2. Clique onde tem escrito “Alcance”, no topo da tela, e mude para “Impressões”
  3. Depois é só escolher o período de tempo que você deseja analisar, o tipo de publicação e checar os dados

O que são as impressões no Instagram

Você também pode checar as impressões clicando diretamente no post desejado, como mostramos aqui:

  1. Clique no post ou abra o Story que você quer ver 
  2. Selecione “Ver Insights”
  3. Arraste pra cima até que a página de Insights abra por completo
  4. Cheque o número de Impressões totais e por categoria:
  • Da página inicial: número de vezes que seu post foi visto através do Feed
  • Do perfil: número de vezes que o seu post foi visto por quem visitou diretamente seu perfil
  • De Explorar: número de vezes que o seu post foi visto sendo exibido na aba Explorar pra alguns usuários
  • De outro: outros meios que os usuários podem ter encontrado seu post (encaminhado, um embed, etc.)

O que são as impressões no Instagram

No Postgrain

  1. Faça login na sua conta do Postgrain
  2. Vá para a aba de “Relatórios”
  3. Desça a tela até “Principais publicações”
  4. Clique nas três barrinhas no canto direito e selecione “Impressões”

O que são as impressões no Instagram

Se quiser entender essa e outras métricas do Instagram de um jeito simples, é só clicar em “Entendendo seus insights” pra encontrar uma breve descrição sobre cada um deles ? 

Você também pode baixar o relatório completo, incluindo as métricas de Impressões e outras que você selecionar, clicando lá em cima no canto superior direito no botão “Download”. O arquivo será baixado em PDF pra você ter uma visão completa dos resultados e também poder compartilhar com os clientes.

O que são as impressões no Instagram

Como e por que analisar as Impressões?

Primeiro de tudo, vale lembrar que as Impressões podem ser uma métrica “enganosa”, pois aquele número não representa, necessariamente, que o usuário parou pra ver mais de uma vez o seu post. Em alguns casos, ele pode, por exemplo, só ter demorado um pouco mais pra rolar a tela mas não parou de fato pra ver seu conteúdo, e mesmo assim o Instagram terminou contabilizando como visualização.

O mais importante pra analisar essa métrica é levar em consideração quais eram os seus objetivos com o post. Mas a principal dica vem agora: não foque apenas nas Impressões por si só, como um número isolado, e sim como parte de um conjunto de métricas que vão te ajudar a entender melhor o interesse do público no seu conteúdo.

O segredo é: contexto!

Vamos supor que seu objetivo era criar um conteúdo viral pra alcançar mais pessoas. Se as suas Impressões foram altas, é um bom sinal de que o seu conteúdo pode ter tido boa receptividade a ponto dos usuários voltarem pra ver mais vezes. Por outro lado, se mesmo com as Impressões altas o Alcance foi abaixo do esperado, é hora de ligar o alerta e analisar o que pode ter ocorrido para o algoritmo do Instagram não ter entregue seu post pra mais pessoas.

É aqui que o contexto entra pra entender melhor isso. Se você notar uma disparidade muito grande nas suas Impressões em relação ao Alcance, é hora de olhar o conjunto com outras métricas: o engajamento também foi baixo? Como ficaram os números de Compartilhamento? Muitas pessoas salvaram o post? Tudo isso vai te ajudar a interpretar melhor o resultado das Impressões.

Posts patrocinados e anúncios

Pensando nos conteúdos patrocinados ou anúncios no Instagram, você precisa ter um olhar diferenciado com as Impressões em relação aos posts orgânicos (aqueles que você não pagou pra divulgar). Nesse caso, a maneira como você interpreta os dados vai depender muito do seu objetivo com o anúncio.

Como essa métrica indica o número de vezes que uma publicação foi exibida, nem sempre um índice alto de Impressões será um bom sinal.

Por exemplo, se o seu objetivo principal for geração de Leads, o ideal é que as Impressões sejam as mínimas possíveis. Conseguir um bom índice de cliques/compras com poucas Impressões indica que seu anúncio está sendo mais assertivo com o público-alvo, o que fará com que sua taxa de conversão por visualização seja melhor.

Em outras palavras: nesse exemplo, quanto mais baixo o número de impressões em relação às conversões, significa que as pessoas precisaram receber menos vezes aquele anúncio até se convencerem a clicar. 

O que você pode fazer pra melhorar suas Impressões no Instagram

Use hashtags e adicione uma Localização

Além de aumentar seu Alcance, esses dois recursos consequentemente te ajudam também nas Impressões no Instagram! Isso porque, cada vez que alguém for pesquisar uma hashtag ou alguma localização específica, o seu post pode aparecer em destaque por lá e, consequentemente, será visto mais vezes. 

Mas lembre sempre de só usar aquilo que faz sentido com o seu conteúdo e sua identidade de marca. Então nada de usar hashtags populares que não tenham a ver com seu público e não vão chegar nas pessoas certas, nem localizações aleatórias que não tenham um sentido (por exemplo: marcar “Nova York” quando sua marca só atende em uma cidade do Brasil).

Crie conteúdos úteis que as pessoas possam salvar

Uma outra forma de aumentar as Impressões é garantir que o mesmo usuário veja seu post mais de uma vez. Para conseguir isso, crie conteúdos úteis que as pessoas tenham interesse em salvar para revisitar mais vezes. Podem ser informações interessantes sobre o seu nicho e que as pessoas possam querer guardar como fonte, alguma dica que elas podem acessar sempre que precisar, etc.  

Ah, e não esqueça de incentivar os usuários chamando eles para ação no fim dos seus textos. Por exemplo: “Gostou desse conteúdo? Salve pra não perder!”

Crie conteúdos que as pessoas queiram rever

Não é necessário que os usuários salvem seus posts pra revê-los depois. Dependendo do formato, pode ser que eles queiram rever imediatamente, o que vai fazer com que o Instagram considere seu conteúdo mais relevante e também o distribua pra mais pessoas. 

Alguns conteúdos que você pode criar pra isso são vídeos divertidos, engraçados ou com algum tutorial que as pessoas queiram rever pra seguir. Vale também investir em desafios ou jogos dinâmicos nos seus posts, como, por exemplo, um desafio para encontrar algo “escondido” na imagem, ou alguma dica secreta pra uma promoção, algum lançamento que vem por aí, etc. Pense em coisas que instiguem a curiosidade dos usuários e que não fujam da sua identidade de marca. Lembre: quanto mais tempo as pessoas passarem vendo ou interagindo com o seu post, melhor pro seu perfil.

E aí, deu pra entender melhor a importância de saber interpretar as Impressões?

Conta pra gente aqui nos comentários se você ficou com alguma dúvida!