Influencer e Business Influencer: Saiba qual o melhor [2024]

Influencer e Business Influencer: Saiba qual o melhor [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 22 de março de 2024

Influencer e Business Influencer: Qual Estratégia se encaixa melhor para sua marca?

No cenário digital atual, com o domínio das redes sociais como vitrine das marcas, a chamada propaganda “boca-a-boca” estendeu-se para além das recomendações feitas por amigos ou família, indo até os já populares Influencers.

Eles estão em todas as plataformas, Instagram, X, Tiktok, Youtube, e fazem parte de um grupo de criadores de conteúdo que impulsiona o Marketing de Influência. 

Estudos apontam que mais de 90% das marcas usam o marketing de influência em suas campanhas, sendo o meio de aquisição de clientes que mais cresce no mundo.

A expectativa é que o setor ultrapasse os US$ 30 bilhões em receitas

Apostar nessa estratégia se tornou a forma mais poderosa de recomendar produtos e serviços e para as empresas se conectarem com seu cliente ideal e aumentarem as vendas.

Neste artigo vamos falar sobre duas diferenciações que podem ser feitas entre os eles: “Modo Influencer X Modo Business Influencer”.

Influencer e Business Influencer: Algumas informações introdutórias

O que é um Influencer?

O influencer, ou Influenciador, é uma personalidade/profissional com presença forte nas redes sociais (e outros canais digitais), conhecido da grande mídia ou não, mas com grande capacidade de engajar os seguidores em seus conteúdos e poder de influenciá-los.

Ele não precisa, obrigatoriamente, ser especialista em alguma área específica, sua relevância se origina de experiências práticas e do cotidiano.

Em termos de tamanho (número de seguidores), existem 5 categorias de influencers: 

  • Nano influenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;
  • Micro influenciadores: 10.000 a 50.000 seguidores;
  • Influenciadores de nível médio: 50.000 a 500.000 seguidores;
  • Macro influenciadores: 500.000 a 1.000.000 seguidores;
  • Celebridades e mega influenciadores: mais de um milhão de seguidores.

Eles atuam nos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, beleza, saúde e bem-estar, investimento, educação, alimentação, humor, entre outros. 

Mas, além do número de seguidores e o nicho onde estão inseridos, existem outros fatores que diferenciam os influenciadores.

Leia também:

Experimento o Postgrain por 30 dias grátis usando o cupom POSTBLOG!

Influencer e Business Influencer: O que é o Marketing de Influência?

O Marketing de Influência consiste numa estratégia de marketing digital que envolve uma parceria entre uma marca e influenciadores.

Essa parceria é realizada com o intuito de estabelecer uma ponte entre marca e os seguidores dos produtores de conteúdo/ influencers. Com isso, é possível estreitar relações com os clientes já fidelizados, atingir novos clientes, gerar mais valor e impactar a decisão de compra do público alvo. 

Os benefícios são múltiplos e para os três elementos evolvidos: para a marca, que ganha em vendas e notoriedade, para o influencer, que tem seu trabalho reconhecido e remunerado, e para a audiência, que tem a possibilidade conhecer produtos e serviços através da indicação de alguém na qual deposita alguma confiança. 

Leia também: Parceria com influenciadores: selo de verificação das marcas

Modo Influencer e Business Influencer: Qual a diferença?

No Modo Influencer o foco é na economia do status. O que isso que dizer? O conteúdo é baseado principalmente em falar sobre si, a narrativa gira em torno do indivíduo, do seu dia a dia, no que veste, no que come, na viagem que fez, retendo a atenção das pessoas pelo entretenimento.

Ele se preocupa muito com as métricas de reputação, que inclui o número de seguidores, comentários, compartilhamentos, curtidas, menções e avaliações. 

Exemplo: Virginia Fonseca conta hoje com o impressionante número de 46,2 milhões de seguidores. No seu perfil ela mostra o seu dia a dia em detalhes, com a família, amigos e nos trabalhos, estilo de vida e viagens, como uma novela.

Os que acompanham seus stories praticamente “acordam e vão dormir com ela”. O ativo para atrair engajamento é a própria vida.

Influencer e Business Influencer

Já o Modo Business Influencer é voltado para a cultura do propósito e na razão pela qual ele cria conteúdo todo dia. Nesse caso, o foco do influenciador não é apenas em sua própria figura, mas no negócio e na transformação que ele pode fazer na vida das pessoas. 

Muitas vezes, o trabalho é feito com a intenção de transformar seguidores em clientes e, estes ficando satisfeitos, em potenciais promotores do negócio.

A preocupação é com as métricas relacionadas a jornada do cliente, com a experiência. 

Exemplo: A Jornalista Luísa Ferreira construiu ao longo dos últimos 10 anos um perfil focado em viagens, o Janelas Abertas. Toda a sua experiência nesse nicho rendeu, inclusive, um livro. Claro que momentos e informações sobre a vida dela estão presentes no conteúdo produzido, como acontece em praticamente todos os perfis, mas escancarar sua vida não é o propósito. 

Os dois exemplos citados acima mostram dois estilos diferentes de influenciadores. Não existe certo e errado, mas o que é melhor para cada pessoa, para o que pretende alcançar e o público que deseja engajar. 

Além disso, enquanto o primeiro se enquadra na categoria de mega influenciadores, o segundo faz parte dos micros influenciadores. Mas, é importante destacar que influência não se resume a números, mas sim a conexão.

Cada influenciadora citada tem seu espaço e possibilidades de atrair o interesse de marcas para a realização de parcerias e campanhas em um trabalho de marketing de influência, com abordagens específicas, de acordo com seus valores e visões. 

Influencer e Business Influencer – Outros exemplos:

Leia também: Marketing de influência – ferramentas gratuitas para encontrar o influenciador perfeito

Conclusão

As diferenças e a determinação de nomenclaturas fazem da vida em geral e das redes sociais. Afinal, assim como no mundo “real”, no virtual a pluralidade deve reinar.

As pessoas têm necessidades, gostos e interesses diferentes. Por isso, independente de se enquadrar no modo influenciador, ou no modo business influenciador, no final das contas o que é imprescindível para determinar relevância e sucesso é a produção de um conteúdo autêntico e que atraia uma determinada audiência. 

Tendo esses ingredientes já é possível correr atrás de uma fatia do bolo do mercado de Marketing de Influência.