Instagram libera compra por chat e pagamentos

Instagram libera compra por chat e pagamentos

por Erola

Publicado em 22 de agosto de 2022

Já pensou que legal seria vender e comprar um produto no Instagram totalmente pelo Direct? A compra por chat no Instagram já existe e será liberada aos poucos, como de costume, para todos os países.

É uma funcionalidade que independe do perfil ter ativado a integração de uma loja virtual externa com a Loja no Instagram. A atualização promete agilizar as vendas pelo Instagram sem haver distrações no processo, já que até então era necessário sair do app para concluir o pedido.

Se você vende produto físico, essa novidade vai te interessar. Continue a leitura!

O que é a compra por chat no Instagram?

A compra por chat no Instagram é um recurso de venda de produtos que viabiliza a compra e o pagamento de pedidos através das mensagens privadas do app. A novidade foi lançada em julho de 2022 após a Meta perceber que já era comum os usuários conversarem com as empresas pelas DMs antes de comprar algo delas. O diferencial é que esse recurso otimiza o processo sem precisar envolver um serviço de pagamento terceirizado.

O Instagram Direct, quando bem utilizado, tem o potencial de ser um canal de vendas eficiente se a empresa adotar a postura de interação resolutiva. Como? Esclarecendo as dúvidas das pessoas e indicando seus produtos como soluções para problemas que eles compartilham com a marca. Tudo de forma natural e contextual para não agir como um spammer.

Quem pode usar o pagamento por chat no Instagram?

No momento, a ativação da venda e compra por chat no Instagram está liberada apenas para pequenas empresas dos Estados Unidos e usuários desse país. Por lá, mesmo que a empresa não tenha cadastrado a função de loja virtual, agora tem como receber e fazer pagamentos por DM.

O pagamento da compra pelo Direct é feito pelo Meta Pay, um recurso semelhante ao Facebook Pay que permite o envio de dinheiro através da própria tela de conversação. Não há previsão de ampliação da funcionalidade em outros países, por enquanto. Caso a nova função seja bem adotada, devemos ter notícia da expansão para o Brasil.

Como funciona a compra por chat no Instagram?

Ao conversar com uma pequena empresa qualificada pelo Instagram para usar esse recurso, a compra de um produto pode ser iniciada e finalizada sem sair do bate-papo. Lembrando que o comprador também precisa ser dos EUA para ver essa funcionalidade habilitada em sua conta.

Digamos que você esteja interessado em comprar um caderno que viu no Instagram de uma papelaria. Basta iniciar uma conversa pelo Direct da empresa, perguntar sobre personalização na capa, quais tamanhos e cores disponíveis e, ao se decidir, selecionar a opção que deseja comprar. 

Feito o pedido no chat, o pagamento online dessa compra será viabilizado pelo Meta Pay, com poucos cliques. Nesse mesmo chat é possível rastrear o pedido e fazer perguntas relacionadas a ele.

Simulação de solicitação de pedido e pagamento pelo Instagram Direct

Simulação de solicitação de pedido pelo Instagram Direct e pagamento pelo Meta PayFonte: Meta/Divulgação

 

Pra que serve o atual botão “Criar pedidos” no Direct?

Aqui no Brasil, quem atualizou o seu Direct para a versão integrada com o Messenger do Facebook, pode ter se deparado com uma opção parecida com essa funcionalidade de pedidos e pagamentos via chat. É o menu “Criar pedidos” que fica no botão “+”, ao lado da barra de digitação da mensagem.

A diferença é que, ao simularmos a criação de um pedido, nem o solicitante nem o recebedor do pedido visualizam algo relacionado a pagamento. De qualquer forma, consideramos isso um sinal de que o Instagram vai expandir e trazer esse recurso pra gente também.

Botão "Criar pedidos" no Intagram Direct

Como visto, a compra por chat no Instagram é uma modalidade de pagamento exclusiva do Instagram Direct (DM), transacionado pelo Meta Pay e disponibilizada para vendedores e compradores dos Estados Unidos. Em resumo as possibilidades são:

  • para as pequenas empresas: criar solicitações de pagamento, confirmar compras, receber pagamentos;
  • para compradores: tirar dúvidas sobre produtos à venda, fazer compras e acompanhar pedidos.

Enquanto o recurso de compra por Direct não chega no Brasil, que tal caprichar na comunicação e marketing do seu perfil? Saiba como vender pelo Instagram em 12 passos!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.