Ícone do site Postgrain

Instagram Notas: saiba como usar no seu perfil

Divulgação do Instagram notas pela Meta

Pelo título deste artigo não fica muito difícil adivinhar do que se trata o Instagram Notas, um recurso lançado em dezembro de 2022 exclusivamente na versão aplicativo do Instagram. A novidade não foi muito compreendida pelos usuários que receberam a atualização e a gente compreende as interrogações (a la meme da Nazaré pensativa).

Se você já recebeu a funcionalidade do Notas e quer saber dos detalhes sobre o uso ou quer ficar por dentro para quando chegar no seu perfil, confira as respostas que selecionamos para as principais dúvidas sobre esse assunto! 

O que é o Instagram Notas?

Notas no Instagram é uma função localizada no Direct (DM) que serve para publicar um texto de até 60 caracteres. Como sugere o espaço para digitação da mensagem, a ideia é que o usuário compartilhe o que ele está pensando no momento. Ah! Emojis podem ser acrescentados também.

A nota não pode ser editada, mas deletada. Então, se um texto for digitado errado o caminho é clicar na mensagem postada e depois em “Deixar uma nova nota”.

Como fazer uma nota no Instagram?

Pra saber se o recurso já chegou no seu perfil, basta abrir a tela do Direct Message e verificar se abaixo da barra de pesquisa interna aparece um círculo com a foto do seu perfil com um “+” e a frase “Deixar uma nota” no canto superior. Clique em qualquer ponto desse círculo e digite o aviso que deseja deixar para quem abrir a tela do Direct. 

 

Quem pode usar o Instagram Notas?

Todos os tipos de conta do Instagram — pessoal, profissional e criador de conteúdo — podem usar o recurso Notas. Contudo, se um dos perfis não possui a funcionalidade em seu Direct, não conseguirá ver notas dos perfis que possuem.

Quem pode ver uma nota compartilhada?

Apenas perfis que te seguem de volta podem visualizar a nota que você deixou em seu Direct ou as pessoas da lista de “Amigos Próximos” (vulgo Close Friends). E, convenhamos: faz sentido ser assim, já que o Direct é o único local privado pra conversar no Instagram.

Talvez a ideia da Meta ao criar o Notas seja incentivar o uso das mensagens diretas por pessoas que estão conectadas mutuamente e oferecer possibilidades de compartilhamentos mais privativos (mesmo uma conta pessoal sendo pública).

Essas contas podem responder sua nota com uma mensagem de texto, que chega dentro da DM de ambos.

Pode postar mais de uma nota no Instagram?

É permitido publicar apenas uma nota por vez no Direct. O espaço já é pequeno demais para exibir uma nota de apenas 60 caracteres, então, está bom assim.

Qual a duração da nota publicada?

Assim como o Instagram Stories, o Instagram Notas fica disponível por apenas 24 horas. Um ponto positivo para não poluir a área das DMs com tanta informação, não é mesmo?!

Como silenciar o Instagram Notas?

Se o conteúdo do Notas de algum perfil está te incomodando ou não te interessa, não precisa pegar ranço com o recurso. Pressione a nota do perfil em questão e clique em “Silenciar notas”. Sumirá da fila como num passe de mágica!

A reativação (e ativação) de notas pode ser feita no perfil do seguidor clicando em: Seguindo >  Silenciar > Notas (quando ficar cinza está desativado).

Como saber se tem novas notas de seus seguidores?

Os perfis que se seguem mutuamente não serão notificados quando um deles compartilhar uma nota. Para saber se há notas de seus seguidores a conferência é manual, ou seja, abrindo o Direct para checar.

Se você quiser avisar que deixou uma nota importante, pode fazer isso por meio de um story, por exemplo. Já serviria como um convite para quem acompanha os seus conteúdos sem te seguir, passar a seguir. 😎

Como usar o Instagram Notas no marketing de conteúdo?

Marcas e criadores de conteúdo podem aproveitar o Instagram Notas para publicar atualizações de seus produtos, promoções e lançamentos. É um bom espaço para teaser de campanhas (o famoso spoiler), recomendações curtas para clientes “premium” e desafios para seguidores que completarem certas “tarefas” que a marca propor.

O fato da nota expirar em 24h também pode ser usada como mecânica para uma promoção relâmpago. Por exemplo: quem ver e responder a nota ganharia algum cupom ou desconto.

Entretanto, como o funcionamento exige que ambos os perfis sejam seguidores um do outro, essas ideias não serão viáveis para contas com milhares de seguidores ou interações diárias. Por outro lado, pode ser bem interessante para profissionais autônomos, freelancers, social media, lojinhas de bairro e marca pessoal.

Em resumo, o Instagram Notas é um recurso presente na tela principal do Direct que permite aos perfis que se seguem mutuamente verem textos publicados por eles, de até 60 caracteres, no período de 24 horas. Muitos internautas não gostaram do Notas, outros nem receberam a atualização ainda, mas a gente quer saber mesmo é a sua opinião.

Você acha que o Instagram Notas tem futuro? Conta pra gente nos comentários!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile