Instagram Threads: pra que serve e como usar o app

Instagram Threads: pra que serve e como usar o app

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 25 de janeiro de 2021

Você já ouviu falar ou já usa o Instagram Threads?

Ele é um segundo aplicativo do Instagram, com uso específico pra troca de mensagens diretas e interações com os usuários da lista de Melhores Amigos sem precisar abrir o app principal. De certa forma, ele é equivalente ao que o Messenger é para o Facebook. 

Apesar de ainda pouco conhecido, o Instagram Threads recebeu algumas atualizações interessantes desde que foi lançado, em 2019, o que indica que, apesar da adesão ainda baixa, a equipe de Mark Zuckerberg parece ter planos para o app. 

Vem entender quais as funcionalidades da plataforma, o que diferencia ela do Instagram, quais as atualizações mais recentes e como marcas e influenciadores podem explorar o aplicativo pra se aproximar dos seguidores.

Conhecendo o Instagram Threads

Instagram Threads

Inicialmente, o app foi lançado para funcionar exatamente como o Messenger, apenas para troca de mensagens e imagens no privado, e chegou a ser comparado também com o Snapchat. Na descrição, o Instagram o define como “uma maneira rápida e fácil de atualizar e manter-se atualizado com seus amigos próximos.”

Como a adesão não foi das melhores, em outubro de 2020 o Threads teve seus recursos expandidos e uma leve mudança de proposta. Agora, o app tem como foco a interação principalmente com os Melhores Amigos, e incluiu a função de visualizar e postar Stories diretamente por lá pra esse grupo seleto se precisar abrir o app principal (assim não tem perigo de postar errado pra todo mundo ver!).

O Threads está disponível para iOS e Android.

Quais as principais funcionalidades do Threads

Foco nos amigos próximos

É possível ver mensagens, status e Stories de amigos próximos primeiro, além de também publicar e editar seus Stories por lá e enviar fotos no direct, sejam da galeria ou tiradas na hora com a câmera do aplicativo.

Ver suas mensagens do Instagram

Dá pra conversar com qualquer pessoa no Instagram de Threads via mensagem direta, mesmo que essas pessoas não usem o app ou não estejam no seu grupo de Melhores Amigos.

instagram threads - melhores amigos

Status de acordo com seu humor

Um dos diferenciais que só tem no Threads é a opção de definir um status de acordo com o seu “humor”, e que fica visível apenas para os Melhores Amigos. Você pode optar por alguns dos status padrão ou personalizar com o emoji e descrição que preferir.

Instagram Threads - Status de humor

Tema personalizado 

O app disponibiliza 5 opções diferentes de tema pro usuário escolher a que mais gosta. São 5 cores diferentes de ícone, duas versões da tela em modo escuro, duas em modo claro e uma que se adapta automaticamente às configurações do dispositivo. 

Instagram Threads Instagram Threads

Criar notas de vídeo (transcrição automática)

Um dos recursos mais legais do Threads é a transcrição de áudio automática que adiciona legendas a qualquer vídeo gravado por lá. Mas tem um motivo pra termos deixado pra falar desse por último: infelizmente, a função por enquanto não está disponível no Brasil.

Nos EUA, a funcionalidade já tem sido bem aceita e vem sendo aproveitada até mesmo pra criar conteúdo pra outras redes sociais, como o TikTok, e já aproveitar as legendas automáticas.

Como marcas e influenciadores podem utilizar o Instagram Threads

Como o foco do Threads é na lista de Melhores Amigos, o aplicativo é uma boa opção pra quem quiser investir em uma comunicação mais próxima com os usuários e gerenciar isso em um lugar específico, pra manter melhor o controle das interações. 

Nesse outro artigo do blog, demos algumas dicas de como você pode utilizar essa lista de maneira criativa pra despertar o interesse dos usuários no seu conteúdo e no seu negócio, oferecendo conteúdos e promoções exclusivas pra quem tem acesso aos seus Melhores Amigos e atiçando a curiosidade das pessoas de fazer parte disso. 

É legal criar um senso de comunidade pra quem faz parte desse grupo seleto e passar a sensação de tratamento especial para os usuários mais engajados com a sua marca. Confira aqui também algumas ideias de como fazer nisso:

Bônus para clientes especiais

Fique de olho em quem são os heavy users da sua marca ou conteúdo, aqueles que usam muito seu produto ou serviço, estão sempre em contato com você ou com a sua equipe ou são seus clientes fiéis desde o começo. Pra mantê-los ainda mais próximos e ativar o gatilho mental da reciprocidade, faça com que eles sintam que estão ganhando algum benefício por serem embaixadores espontâneos da sua marca.  

Você pode fazer isso adicionando os clientes especiais à sua lista e criando conteúdo exclusivo para eles. Vale dar dicas sobre seu produto ou serviço, divulgar novidades em primeira mão ou até mesmo oferecer ofertas de cupons e descontos exclusivos. Outra opção é fazer com que os clientes adicionados à lista possam sugerir melhorias ou tomar decisões sobre o produto que você vende, utilizando os recursos de enquete ou abrindo um box de perguntas pra que eles possam deixar seus feedbacks e sintam-se ouvidos.

Essa é uma ótima forma de fazer com que eles se sintam importantes! ?

Conteúdo exclusivo por assinatura

Quem trabalha com marketing digital, educação, cursos e palestras pode tirar bom proveito disso monetizando a lista de Melhores Amigos com conteúdo exclusivo de alto valor.

Você pode ir dando um gostinho do conteúdo no Feed e anunciar que, pra ter acesso a versão mais aprofundada daqueles conteúdos e até tirar dúvidas diretamente com você sobre algum tema específico, os usuários podem pagar um valor (seja ele fixo, em uma única vez, ou em forma de assinatura) pra ter acesso a essa lista onde você irá disponibilizar um material mais rico e diferenciado.

Adotando essa proposta, você pode gerenciar as mensagens e publicações para a sua lista de melhores amigos de maneira mais fácil no Threads – já que lá essas mensagens e publicações são sempre exibidas primeiro. 

Mas lembre-se: se você vai cobrar por isso, o conteúdo precisa entregar um altíssimo valor. As pessoas precisam sentir que realmente vale a pena estar na sua lista de Melhores Amigos – e não que perderam dinheiro ou foram enganadas. 

Comunicação com parceiros

Você tem uma empresa que trabalha com influencers ou faz parceria com outras marcas com frequência? Use a lista de melhores amigos para se comunicar apenas com eles! Por lá, você pode revelar alguns lançamentos em primeira mão ou até mesmo saber quem está disponível para uma próxima campanha, fechando parcerias com mais rapidez.

Uso pessoal do Threads

Pra quem às vezes quer dar um tempo das redes sociais mas não quer perder o contato com os amigos e nem deixar de ver os posts deles, o Threads é legal justamente por permitir que você interaja só com quem é próximo de você, sem precisar ter contato com o Feed principal recebendo aquela sobrecarga de conteúdo.

O Instagram Threads também é uma boa pra dar aquela checada nas mensagens tendo a certeza de que você não vai se distrair com outras coisas na rede social e ficar preso lá por horas. Como o app não tem coisas como IGTV ou Reels e se limita a te mostrar Stories e DMs, priorizando seus Melhores Amigos, dá pra focar só em interagir com quem você já tem contato.

E você, já usa o app? Conta pra gente sua experiência com o Threads!