Preparando seu Instagram para o Mês da Mulher: Ideias de Conteúdo [2024]

Preparando seu Instagram para o Mês da Mulher: Ideias de Conteúdo [2024]

por Stella Caroline

Publicado em 05 de março de 2024

Mês da Mulher: Conteúdo e Engajamento

Todas as marcas estão preparando o Instagram para o mês da mulher, e neste conteúdo vamos mostrar como você também pode criar conteúdo que gera engajamento.

Mês da Mulher

Preparando o Instagram para o Mês da Mulher: Por que é Fundamental?

O mês da mulher é uma data comemorativa que nos permite refletir sobre as conquistas do passado, as soluções que temos no presente e os desafios que enfrentaremos no futuro em diversas áreas. 

As marcas podem contribuir e se conectar de forma única com sua parcela de clientes mulheres e expandir essa proporção. Afinal, as pessoas sempre buscam marcas que apoiam diretamente suas crenças e valores.

Preparar conteúdo no Instagram para o mês da mulher é uma estratégia de marketing para sua marca, e essa abordagem pode ser extremamente positiva para a sociedade como um todo. 

É verdade que, se seu público feminino for pequeno em relação ao total, será necessário mais criatividade em sua campanha para esse mês, mas vamos mostrar algumas soluções para isso.

Leia também: Como organizar o feed do Instagram: dicas e ferramentas. 

Preparando o Instagram para o Mês da Mulher: Melhores Estratégias para seu Conteúdo

Agora que você compreende a importância dessa data comemorativa, vamos mostrar as melhores estratégias para o seu conteúdo.

Leia também: Como ter um feed organizado com o Adobe Lightroom

Destaque produtos e serviços que apoiam mulheres

Uma forma muito interessante de gerar conteúdo impactante para sua marca é mostrar produtos e serviços que apoiam as mulheres através dos depoimentos de clientes mulheres e como elas se sentem ao utilizar o produto. 

Parece bastante simples, mas criar essa conexão ao longo do mês, mostrando como seus serviços e produtos apoiam as mulheres, é fundamental para sua marca. 

Prova disso é que em certas situações nem pensamos no tipo de produto, mas sim na marca, como Gillette, Omo, Danone, Nescau, Maizena e muitos outros. É claro que esses são casos gigantes, mas isso acontece em diferentes níveis em toda marca. 

Nossa recomendação é que você chame algumas clientes que desejem dar seus depoimentos enviando vídeos, e então sua marca escolhe os melhores para fazer um vídeo maior (de 2 minutos ou mais) com os depoimentos e uma narração. 

Além disso, com esse material, é possível criar vídeos curtos para colocar no Reels e expandir ainda mais a mensagem da sua empresa.

Crie discussões significativas

É muito interessante criar discussões significativas na indústria em que sua marca está inserida, por exemplo, sobre a igualdade de gênero no mundo corporativo. 

A ideia aqui não é ser extremamente polêmico, mas sim mostrar algumas soluções que sua empresa encontrou ou pretende colocar em prática para evitar esse problema ou solucioná-lo na sua indústria.

Nossa recomendação é que você use pesquisas de instituições sérias para embasar seus argumentos, pois as pessoas podem discordar, mas não podem negar fatos. 

Além disso, nesse tipo de conteúdo mais inflamado, o objetivo não é focar no problema, mas sim na solução, e dar a oportunidade para que os seguidores da sua marca também compartilhem suas opiniões sobre cada tema discutido.

Por fim, é interessante convidar colaboradoras da empresa para compartilhar suas histórias, se elas se sentirem confortáveis. Isso não é necessário, mas é extremamente poderoso para fortalecer a mensagem, reforçar o argumento e guiar a discussão.

Aposte no UGC

UGC, ou conteúdo gerado pelo usuário, é o conteúdo criado pela audiência através de fotos, vídeos, imagens e muitos outros formatos, geralmente utilizado como prova social do engajamento ou qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

Essa não é uma estratégia em si, mas uma forma de potencializar seus conteúdos e as outras estratégias que mencionamos anteriormente. Afinal, o UGC pode tanto favorecer as discussões quanto destacar os produtos e serviços da empresa.

Para isso, é interessante que sua marca seja ativa no convite para o UGC. Nossa recomendação é que seja enviada uma mensagem para todos os seguidores solicitando que enviem depoimentos para fortalecer a estratégia. 

No caso das discussões, por exemplo, é interessante perguntar a opinião dos seguidores sobre aquele tema e então compartilhar nos stories, seja um vídeo ou uma resposta em texto.

Além disso, é interessante enviar para todos os seguidores, pois mesmo os homens podem compartilhar com suas esposas, irmãs, mães, que utilizam produtos e serviços da sua marca, mas não seguem nas redes sociais.

Ofereça promoções e descontos especiais

Por fim, temos a estratégia de oferecer promoções e descontos especiais apenas para as mulheres. Além disso, os descontos podem ser progressivos se as clientes visitarem a loja com uma amiga, por exemplo. Entretanto, essa estratégia não se resume apenas a vendas.

Cada cliente que for à empresa pelo desconto e levar uma amiga pode ser convidada a tirar uma foto segurando os produtos comprados e compartilhá-la nos stories. Essa é uma ótima forma de homenagear as clientes da sua marca e as novas clientes. 

Além disso, também é uma ótima prova social de que a sua marca oferece ótimos descontos, o que pode incentivar outras clientes a participarem.

Leia também: SEO para Redes Sociais: melhores estratégias para o seu perfil!

Preparando o Instagram para o Mês da Mulher: Como Fazer o Conteúdo?

Agora que falamos sobre as melhores estratégias de conteúdo para o mês da mulher, é hora de colocar a mão na massa e mostrar como fazer o conteúdo em si.

Mês da Mulher

Passo 1: Crie um calendário editorial

Primeiramente, crie um calendário editorial que indique qual conteúdo será publicado em cada dia. O ideal é basear-se em uma ou mais estratégias para elaborar seu calendário editorial. 

Além dos conteúdos principais de cada estratégia mencionada anteriormente, há outros tipos de conteúdo que podem ser produzidos, tais como:

  • Sessão de perguntas e respostas sobre discussões
  • Lives para interagir com seguidores e falar sobre como cada produto e serviço apoiam as mulheres
  • Entrevistas com influenciadoras, ativistas, artistas e líderes corporativas que se conectam com sua marca
  • Desafios diários de empoderamento para todas as seguidoras fazerem com uma hashtag exclusiva
  • Relembrar mulheres que passaram pela história em diferentes indústrias e sempre conectar sua marca de alguma forma
  • Dicas diárias de autocuidado como skincare e sugestões de leitura, mas sempre que possível indicar um produto ou serviço

Passo 2: Produza parte do conteúdo

O segundo passo é produzir conteúdo antes mesmo de começar a postar. Dessa forma, a sua marca consegue evitar qualquer atraso no calendário e ainda garantir que sejam produzidos alguns conteúdos extras ao longo da estratégia.

Recomendamos que faça o conteúdo na ordem e tenha pelo menos 10 publicações prontas antes de começar a postar. É claro que o objetivo aqui não é demorar demais; o importante é ter esse conteúdo extra como segurança.

Passo 3: Acompanhe os resultados

O terceiro passo é acompanhar os resultados da estratégia e de cada post para otimizar alguns aspectos da estratégia que poderiam ser melhores. Isso pode variar muito de acordo com sua marca e seus seguidores, então não há uma dica específica para esse caso.

Entretanto, nossa recomendação é nunca interromper uma estratégia no meio. A maioria das estratégias que mencionamos anteriormente funciona tanto isoladamente quanto em conjunto com outras.

Dessa forma, nossa recomendação para evitar resultados insatisfatórios é utilizar duas das estratégias que mencionamos ao mesmo tempo. Com isso, se um tipo de conteúdo não estiver satisfatório, é possível dar mais atenção ao outro tipo de conteúdo.