Ícone do site Postgrain

Dica de roteiro de stories no Instagram como Bianca Andrade

Menina seguindo seu roteiro de stories Instagram, na frente do ringlight

A empresária Bianca Andrade chocou muitos internautas ao divulgar o seu roteiro de stories. Quem usa as redes sociais apenas como passatempo ou interação com amigos não imagina que, por trás de todo perfil profissional, há estratégia pra tudo.

Ao contrário do que os leigos pensam, o trabalho do social media e do digital influencer requer muito estudo sobre marketing digital, branding e negócios. Para conquistar engajamento e vendas por meio dos stories do Instagram, é preciso planejamento.

Quer aprender o passo a passo pra criar o seu? Confira abaixo!

O que é um roteiro de stories?

Roteiro de stories para Instagram — ou qualquer rede social que tenha essa funcionalidade — é uma lista de ações que guia os conteúdos que são publicados frequentemente em um perfil. O roteiro faz parte do planejamento de conteúdo do dono da conta e o usuário apenas recebe a execução dele.

Por que ter um roteiro de stories?

Ter um roteiro de stories é fundamental para organizar a comunicação da empresa ou marca pessoal e distribuir, durante a semana, temas relevantes para o negócio e de interesse do seu público.

O Story do Instagram é o formato perfeito para gerar proximidade com o público e até intimidade com eles. Do simples “bom dia” com foto do seu exercício matinal até as longas respostas em vídeo nas caixinhas de pergunta, todos os recursos do Story podem ajudar a conquistar mais pessoas e até vendas.

Quem cria um roteiro de stories mensal ou semanal não precisa se perguntar, todo dia, o que seria melhor postar pra conquistar a audiência.

Como criar um roteiro de stories para Instagram?

Se você decidiu ler esse artigo é porque no mínimo tem curiosidade sobre como fazer stories mais interessantes pro seu Instagram. Veja como fazer isso!

1. Construa sua persona

A persona é a definição detalhada de um público-alvo, ou seja, ela reúne aspectos comportamentais e dados do estilo de vida real de um cliente ideal. Para empresa ou negócio pessoal, os elementos mais comuns na construção da persona são:

2. Entenda seus conteúdos que trazem mais resultados

Avaliar os resultados das postagens faz parte da rotina de quem cria conteúdos estratégicos nas mídias sociais.

A melhor forma de saber quais posts deram bons resultados é criando um relatório com os dados que o próprio Instagram Insights disponibiliza (e o Postgrain também ?). Alcance, impressões e interações são as métricas que devem ser avaliadas após a publicação de conteúdo relevante nos stories.

3. Analise os melhores horários

Ainda relacionado a análise de resultados é bom descobrir qual é o melhor horário para postar no Instagram para beneficiar a entrega dos stories. Isso significa saber quais horas e dias da semana as pessoas mais consomem o conteúdo do seu Instagram. Se quiser saber como extrair essa informação, dá play no vídeo abaixo antes de seguir pro próximo tópico.

4. Defina os assuntos que não podem faltar

Faça uma lista de temas principais e secundários que sempre serão abordados em todo o perfil (feed, Reels e Story) — eles farão parte do calendário editorial do seu Instagram.

Com a definição da temática, é só pesquisar sobre dúvidas relacionadas aos temas e elaborar ideias que se encaixem com a dinâmica dos stories.

5. Deixe espaço para outros conteúdos

Não precisa fazer stories “engessados” só pra falar sobre o seu negócio, produto ou serviço. Muito menos ter como único objetivo fechar uma venda. Tá liberado fazer stories espontâneos mostrando os bastidores da sua rotina, seus desafios e aprendizados. 

Conteúdos que gerem identificação com a sua audiência e fazem parte da sua essência são boas opções para fisgar a atenção dos seguidores com seus stories.

Exemplo de roteiro de stories

Assim como templates de layout para feed do Instagram ajudam o criador de conteúdo a dar os primeiros passo na profissionalização de um perfil, ter um modelo de roteiro pro Story ajudam também.

Pra saber o que postar no Instagram Stories é bom definir quais períodos do dia e da semana os conteúdos serão publicados. Se a você quiser promover seu trabalho ou é um digital influencer, anote essa ideia básica de roteiro:

Lembre-se que roteiro de stories não é fórmula mágica para todo tipo de perfil ou de empreendimento. Adeque o que faz sentido pra você e teste ideias diferentes até perceber o que sua audiência prefere.

Cuidados na hora de montar um roteiro para stories

Mesmo que o Story seja um espaço para conteúdos espontâneos, não descuide da coerência dos assuntos com a sua linha editorial. Traga sempre alguma associação com o que você vende ou defende. Para um bom roteiro de stories é importante incluir:

Criar um roteiro de stories é importante para organizar os temas da linha editorial de um Instagram de forma mais conversativa e publicar conteúdos estratégicos. Aproveite para usar nos stories elementos da identidade e essência do negócio de modo descontraído e intimista.

Precisa de ideias de stories? Baixe gratuitamente 30 ideias de conteúdos para Instagram Stories!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.

Sair da versão mobile