Como proteger o Instagram: 7 dicas para uma conta segura

Como proteger o Instagram: 7 dicas para uma conta segura

por Postgrain

Publicado em 14 de setembro de 2018

Tem gente que só busca saber como proteger o Instagram quando o perfil começa a apresentar movimentações suspeitas. Ter uma conta hackeada no Instagram pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente se o seu negócio depende do engajamento e até das vendas que esse perfil traz.

Com o frequente problema de contas hackeadas no Instagram, a plataforma implementou várias medidas de segurança para evitar que mais contas sejam invadidas pelos hackers.

Uma informação divulgada no próprio blog do Instagram afirma que eles estão cientes desses acontecimentos e seguem investigando a raiz do problema para encontrar uma solução. Em paralelo, o blog apresentou algumas orientações para ajudar a manter a conta segura.

Mas o que pode ser feito para que essa situação não aconteça com a sua conta? Vem conferir!

seguranca-no-instagram-gif-postgrain

Como proteger o Instagram com 7 dicas

Neste artigo, reunimos as medidas de segurança indicadas pelo Instagram para manter o seu perfil seguro e longe dos hackers. Reserve um tempo pra aplicar as orientações abaixo, pois elas demandam bastante atenção.  

1. Escolha uma senha realmente forte

Sabe quando você tá criando uma senha e vem logo na cabeça a sua data de aniversário, nome do seu cachorro ou números sequenciais? Bom, sinto lhe informar que essa medida não é nada segura.

Isso porque uma das maneiras mais usadas pelos hackers para invadir contas é “adivinhando” senhas através de combinações de informações pessoais do usuário.

seguranca-no-instagram-gif-postgrain-1

O ingrediente principal pra saber como proteger o Instagram é entender que tudo começa a partir de uma senha “difícil de gravar e nada óbvia”. Use uma combinação de pelo menos seis números, letras (minúsculas e maiúsculas) e caracteres especiais. É importante que sua senha seja diferente de outras que você usa em diferentes logins na internet.

Também recomendamos trocar a senha do Instagram pelo menos duas vezes ao ano. Isso ajuda a dificultar o caminho para os hackers. Neste link você pode saber se a sua senha já foi roubada ou corrompida.

2. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma medida adicional de segurança usada pela grande maioria dos aplicativos móveis. Com ela, o usuário é obrigado a confirmar a veracidade das informações de login de duas formas: pela senha padrão e por códigos gerados temporariamente através de outro meio como SMS ou e-mail.

Assim, com a autenticação de dois fatores ativada, sempre que você logar no Instagram a partir de um dispositivo que nunca tenha acessado, você será redirecionado a confirmar essa ação através de um código de segurança.

Muitos usuários não conhecem essa medida preventiva, por isso vamos te mostrar como proteger o Instagram usando a autenticação de dois fatores:

  1. Acesse o botão de engrenagem ⚙️ ou clique nas três linhas no canto superior direito e, em seguida, clique em Configurações.
  2. Em Segurança, clique em Autenticação de Dois Fatores.
  3. Em seguida, marque uma das opções em “Escolha seu método de segurança” (WhatsApp, Aplicativo de autenticação, SMS) e siga as orientações.

Autenticação de dois fatores no Instagram

3. Certifique-se da segurança do e-mail de login

Seu e-mail de login é uma porta de entrada para a sua “vida online”. Por isso mesmo que garantir a segurança desse acesso pode bloquear invasões de hackers nas suas contas — e com o Instagram não seria diferente.

A maioria dos provedores de e-mail tem precauções de segurança como criptografia e autenticação de dois fatores. Então, se você quer manter sua conta no Instagram segura, precisa se certificar também sobre a segurança do seu e-mail.

Essa é uma dica que vale para todos os seus cadastros na internet, ok?

seguranca-no-instagram-gif-matrix-postgrain

 

4. Verifique sua conta no Instagram

A plataforma permite que todas as contas do tipo empresarial (profissional) possam solicitar a verificação (aquele selo azul de autenticidade do perfil). Antes, os perfis verificados só eram liberados através de uma série de processos burocráticos da rede social e algumas pessoas estavam fazendo dessa prática uma espécie de comércio ilegal de verificação de contas.

Por isso mesmo o Instagram mudou as diretrizes de verificação e inseriu um formulário dentro das configurações da plataforma. A partir dessa confirmação, os usuários saberão se estão interagindo realmente com uma figura pública, celebridade, marca global ou entidade notável.

Ter uma conta verificada não vai te dar acesso a privilégios em termos de segurança do perfil, mas vai ajudar o seu público a saber que está lidando realmente com você ou sua equipe, evitando golpes e fraudes.

Solicitar verificação de conta no app Instagram

5. Cancele o acesso a aplicativos suspeitos

É perigoso usar ferramentas de automação no Instagram que fazem ações robóticas em curto espaço de tempo. Essa medidafoi indicada pelo Instagram há muito tempo. Esses aplicativos de terceiros (geralmente apps que seguem pessoas e enviam directs automaticamente), não seguem as regras da plataforma e por isso põe em risco a conta de quem usa ferramentas externas.

Não se preocupe, pois dá para removê-los. Pelo próprio aplicativo mobile, basta clicar em Configurações > Segurança > Apps e sites. 

Apps e sites autorizados no Instagram

Na tela “Apps e sites” será mostrada uma aba de apps ativos e, se você notar que algum deles não deveria estar ali, remova o acesso.

6. Atualize seu número de telefone e e-mail

Se você deixar de usar o telefone ou o e-mail cadastrado no Instagram, vai ser preciso informar na rede social outros dados válidos. Isso não serve apenas para se proteger de acessos indevidos ao seu perfil, mas também para não deixar nas mãos da sua memória a responsabilidade de te lembrar de se precaver de um esquecimento.

Então, anote em algum lugar que: se eu trocar de telefone e e-mail, preciso atualizar todos os cadastros em que haviam os contatos antigos, incluindo o Instagram. 

A alteração pode ser feita no menu Configurações > Conta > Informações pessoais. Sempre que houver dúvidas não se desespere, busque por ela na central de ajuda do Instagram.

7. Ative a solicitação de login

A solicitação de login no Instagram está associada à configuração da autenticação de dois fatores. Ao ativar a segurança dupla, você receberá um alerta toda vez que tentar fazer login na sua conta a partir de um dispositivo ou navegador da web que o Instagram não reconheça como frequente.

Esses avisos do Instagram podem aparecer como notificações push (surgem na tela do celular), no menu “Atividade de login” ou na aba de notificações. A notificação informará qual dispositivo tentou fazer login e de que local. Você pode aprovar ou negar a solicitação imediatamente. Ao negar, o acesso indevido é desconectado automaticamente e o app te sugere que troque a sua senha também.

Informações extras de como proteger seu Instagram

As dicas acima já são bem eficientes para a proteção da sua conta, mas existem algumas ações que podem ser tomadas para prevenir danos futuros, por exemplo:

  • Lembre-se que a sua senha é pessoal e intransferível, então não compartilhe com outras pessoas nem anote em lugares públicos.
  • Quando você fizer o login em outro celular ou computador que não seja o seu, sempre desmarque a opção “Lembrar”. Desconecte sua conta assim que terminar de usá-la.
  • Cuidado com links estranhos, pois alguns hackers enviam e-mails falsos de login para os usuários digitarem suas informações de acesso e, assim, conseguem invadir as contas.
  • Se quiser saber quais e-mails foram realmente enviados pelo Instagram, acesse Configurações > Segurança > Emails do Instagram.
  • Você pode entrar em contato com o suporte do Instagram caso tenha dúvidas não atendidas pela Central de Ajuda da plataforma.
  • Fique de olho nas contas que você segue. O Instagram tem uma opção em que é possível ver mais informações sobre os perfis que você segue, como por exemplo quando a conta foi criada, país de origem e se já teve outros nomes de usuários.

Informações do histórico da conta da Cacau Show no Instagram

Agora que você sabe como proteger o Instagram, coloque na sua agenda a execução de cada uma das dicas apresentadas aqui. Lembre-se de anotar em um local seguro qual e-mail, telefone e senha estão associados à sua conta e, toda vez que fizer alterações, atualize também o local onde guardou as informações sobre o seu acesso ao seu Instagram.

Seguindo todas essas dicas, fica bem mais difícil que algum hacker roube suas informações e acesse a sua conta. Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários. 

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.