Atualizações do Instagram IV: um resumão das últimas novidades

Atualizações do Instagram IV: um resumão das últimas novidades

por Katarina Nápoles

Publicado em 04 de novembro de 2019

O Instagram não dá um mês de sossego. São tantas atualizações e mudanças lançadas todos os meses que fica difícil pra gente acompanhar tudo e entender quais dos novos recursos são boas oportunidades pro nosso negócio. 

De lançamentos que visam atenuar os problemas de saúde mental dos usuários até recursos que nos dão a chance de testar produtos sem sair de casa, reunimos as atualizações mais importantes que a ferramenta lançou nesses últimos meses pra você avaliar o que pode ser útil por aí. Confere a seguir! 

 

Adeus à aba “Seguindo”

Ser considerada a rede social mais nociva à saúde mental não é exatamente a imagem que o Instagram gostaria de ter pra si. Prova disso é o esforço que a plataforma tem feito nos últimos meses pra tentar tornar a ferramenta um lugar mais saudável pros usuários. Por isso, a aba Seguindo recebeu o mesmo destino que os likes e acabou saindo da rede social.  

Isso porque essa parte do Instagram mostrava aos usuários quais conteúdos os amigos curtiam, comentavam e quais perfis seguiam em tempo real, o que já era suficiente pra gerar inúmeros conflitos pessoais. Uma decisão que veio pro bem, certo?

Comparativo da antiga aba de interações com a atual

Filtro de atividade

Com a saída da aba Seguindo, o Instagram trabalhou pra tentar deixar nossas interações ainda mais organizadas criando filtros na aba Atividade. Agora, a gente tem um lugar separado para visualizar todas as menções em stories e, para contas que fazem parceria paga, um só lugar para acessar todos os comentários feitos nos conteúdos de marca.

Atual aba de interações com filtros de atividade

O Instagram ainda estuda criar o mesmo filtro pra comentários, pra que ninguém se perca no meio das notificações de um post que receba muitas curtidas. O novo recurso é especialmente bom pra influenciadores e celebridades, que costumam receber muitas interações diariamente. 

 

Ferramenta antibullying

Providências em relação ao cyberbullying e às consequências dessa prática na rede finalmente estão sendo tomadas. Neste ano, a rede social lançou a opção Restringir, ferramenta que permite ao usuário restringir os comentários de um perfil específico para interromper a disseminação de possíveis xingamentos e insultos.

A decisão foi tomada depois da rede social constatar que as pessoas mostram resistência para usar o botão Bloquear. Ao usar o Restringir, você oculta todos os comentários daquele perfil das demais pessoas que virem suas publicações. 

Capturas de tela mostrando como restringir um perfil no Instagram

Ferramenta para denunciar fake news

O Instagram passou a integrar oficialmente o time das redes sociais que começaram a combater a disseminação de notícias falsas. Agora, todo mundo pode denunciar um post como sendo uma fake news, basta fazer esse caminho: Denunciar > É inadequado > Informações falsas

Captura de tela mostrando como denunciar uma fake news no Instagram

Depois disso, a publicação será avaliada pelo Instagram. A rede social explicou ainda que esse é um passo inicial dentro do combate às fake news. A ferramenta ainda pretende inserir outros recursos que visem atenuar o problema dentro da rede social. 

 

Aplicativo Threads

Em 2019, o Instagram lançou mais um aplicativo independente do app principal. O Threads pretende ser um meio de comunicação ainda mais exclusivo com nossos melhores amigos dos Stories. 

Com ele, você faz tudo o que já é possível pelo próprio Instagram, mas de uma forma mais rápida. É possível criar atalhos pra enviar DMs ainda mais rápidas pra até oito amigos, que ficam destacados na página inicial. 

Captura de tela do aplicativo Threads do Instagram

O grande problema do Threads é que não dá pra usar todos os recursos disponíveis nos Stories como o efeito de Boomerang e os filtros de realidade aumentada. Até o Instagram alinhar essas diferenças, vai ser difícil fazer com que os usuários baixem o app. 

 

Séries no IGTV

Assim que o IGTV foi lançado, muitos perfis usaram o novo recurso pra criar séries em vídeos verticais na plataforma. Mas, agora, o Instagram disponibilizou uma função específica pra isso! 

A atualização funciona de forma semelhante às playlists do YouTube, em que a gente pode juntar vários vídeos de um mesmo tema em um lugar só. Para criar sua primeira série no IGTV, clique pra editar algum vídeo. Escolha a opção Criar primeira série e, depois, dê um nome e uma descrição pra ela. Em seguida, basta clicar em Concluir

Captura de tela mostrando como usar as séries do Instagram no IGTV

Para acessar suas séries, tudo o que o usuário vai precisar fazer é clicar na opção que fica dentro do seu canal do IGTV.

Captura de tela mostrando como acessar as séries do IGTV

Modo noturno

O modo noturno finalmente chegou no Instagram! Mas não exatamente na rede social, já que não é um recurso disponível no aplicativo, que a gente pode ativar. O modo noturno só está disponível pra smartphones com iOS 13 e alguns Androids 9 e 10. Por conta disso, é preciso ativar a opção diretamente pelas configurações do celular. 

De toda forma, a novidade foi super bem recebida pelos usuários já que permite uma nova maneira de visualização e ainda economiza energia dos dispositivos! Pra quem ainda não tem os sistemas operacionais requeridos, só resta esperar a opção chegar no próprio aplicativo. 

Como ativar o modo noturno no iPhone:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Clique em Tela e Brilho;
  3. Selecione a opção Escura.

Capturas de tela mostrando como ativar o modo noturno do Instagram no iOS

Você também pode mudar rapidamente pela tela de acesso rápido do iPhone. Basta clicar no ícone para ativar o modo escuro:

Captura de tela mostrando como ativar o modo noturno do Instagram no iOS

Como ativar o modo noturno no Android:

  1. Acesse Configurações;
  2. Selecione Visor;
  3. Ative o Modo noturno.

Capturas de tela mostrando como ativar o modo noturno do Instagram no Android

Ou simplesmente ative puxando a tela de acesso rápido pra baixo e clicando na opção Modo noturno:

Captura de tela mostrando como ativar o modo noturno do Instagram no Android

Métodos de segurança

Dentro dos recursos lançados pra melhorar a nossa segurança dentro do aplicativo, o Instagram lançou mais uma atualização pra que a gente tenha ainda mais controle sobre os nossos próprios dados. 

Agora, já é possível gerenciar a ativação dos dados compartilhados com aplicativos ou sites de terceiros, ou seja, saber quais apps ou sites estão usando suas informações e, se necessário, remover essas permissões.

Para acessar, entre nas Configurações do aplicativo e depois, na aba Segurança. Depois, escolha a aba Aplicativos e Sites. Aqui você vai ter acesso aos aplicativos e sites que têm suas informações poderá revogar esse compartilhamento.

Capturas de tela mostrando como acessar o gerenciamento de dados de terceiros no Instagram

Outra opção já disponível é pra nos proteger de armadilhas enviadas por e-mail. Agora, sempre que receber um email do Instagram, você pode verificar se foi realmente a plataforma que te enviou. Basta entrar em Configurações, selecionar Segurança e, depois, Emails do Instagram.

Capturas de tela mostrando como acessar os emails de segurança no Instagram

Teste de produtos por Realidade Aumentada

O Instagram vem investido pesado na parte de compras dentro do aplicativo. A prova mais recente disso foi a atualização que permite aos usuários experimentarem um produto por meio de filtros de realidade aumentada antes de fechar uma compra.

A opção só está disponível para um número super restrito de contas e ainda não chegou no Brasil, mas tudo indica que o Instagram vai levar realmente pra frente, dado o apelo que os filtros receberam dentro da plataforma. 

A marca de cosméticos Nars e a de óculos Ray Ban foram algumas das liberadas para utilizar o novo recurso:

Captura de tela mostrando o recurso que permite ao usuário do Instagram provar produtos por meio de filtros de realidade aumentada

A plataforma inclusive lançou o perfil @shop, criado exclusivamente pra inspirar as pequenas empresas e negócios da ferramenta. Vale a pena o follow!

Captura de tela do perfil para contas de negócio do Instagram

 

Hashtags insights

Pra nossa sorte, as métricas do Instagram Insights não vão ficar de fora das atualizações da rede social. A plataforma está finalmente liberando o número exato de impressões de cada hashtag utilizada nas publicações. 

Isso é super importante pra gente entender quais tags tem ajudado a alcançar mais pessoas que ainda não nos seguem. Afinal, atualmente no Instagram, só é possível ter acesso a um número cheio de todas as impressões, mesmo que você tenha utilizado 30 tags diferentes.

Assim como tudo o que na plataforma, o novo recurso está sendo liberado aos poucos e parece não ter chegado no Brasil ainda. O que nos resta é esperar! 

Captura de tela da nova atualização do Instagram que permite ver as impressões de cada hashtag

Qual atualização recente do Instagram mais te encheu os olhos? E o que você ainda espera que chegue na plataforma? Conta pra gente!