Como tirar publicações sugeridas do Instagram em 3 passos

Como tirar publicações sugeridas do Instagram em 3 passos

por Erola

Publicado em 26 de setembro de 2022

Se você quer saber como tirar publicações sugeridas do Instagram, provavelmente já se irritou com a falta de coerência de muitas delas. O algoritmo do Instagram funciona mais ou menos assim: se você gosta de brigadeiro, então vai gostar de pudim, rapadura e goiabada. A associação, então, é mostrar outros doces, mas sem total relação com brigadeiro. Percebeu o mecanismo?

Como o Instagram não tem certeza se o dono do perfil vai gostar de todas as sugestões de publicações que ele faz, o aplicativo possibilita que o usuário rejeite os posts que não quiser ver mais.

Gostaria de melhorar o que aparece no seu feed ou explorar? Veja a seguir como fazer isso!

Passo a passo de como tirar publicações sugeridas no seu Instagram

O feed em ordem cronológica não existe mais na página inicial do Instagram há bastante tempo. Isso significa que, ao abrir o aplicativo, os posts serão apresentados fora de ordem, ou seja, diferente da sequência real em que foram publicados.

Se ao longo do feed aparecerem publicações de perfis que você não segue e não tem interesse de ver na sua timeline, confira abaixo como tirar publicações sugeridas do Instagram:

  1. clique no sinal de três pontinhos;
  2. selecione a opção “Não tenho interesse”;
  3. confira a mensagem de efetivação da configuração (Post hidden ou Post escondido).

Prints com tutorial de remoção de publicações sugeridas pelo Instagram

Essa instrução serve também para recomendações do Instagram que estiverem no Explorar. Um atalho mais rápido para ocultar conteúdos dessa aba é, ao invés de abrir a publicação pra seguir os passos anteriores, só pressionar o dedo no post desejado e clicar na opção “Não tenho interesse”. 

Não tenho interesse removendo publicação sugerida Instagram

Outra forma de ocultar posts recomendados no Instagram é clicando no “X” acima da publicação, se ele aparecer pra você. Não aparece com muita frequência, mas caso você se depare com ele, já sabe pra que serve.

Como funcionam os posts recomendados do Instagram?

O algoritmo dos posts recomendados no Instagram funciona com base nas interações que o usuário fez: curtir, comentar, compartilhar, salvar, visualizar, seguir. Praticamente todas as formas de usar o app, né!? Entenda quais fatores o Instagram considera para recomendar uma publicação no feed:

  • atividade: quem você segue e as publicações que curtiu, salvou ou comentou;
  • conexões: histórico de conexão com determinada conta ou com contas semelhantes;
  • dados da publicação: a popularidade do post, como outras pessoas estão interagindo com ele, além de quando e onde ele foi publicado.
  • dados da conta: quantas vezes as pessoas interagiram com alguma conta nas últimas semanas.

Importante citar que o Instagram tem diretrizes sobre o teor do conteúdo de cada publicação pra evitar que sejam feitas recomendações de baixa qualidade, questionáveis ou de tema delicado. As recomendações do Instagram no feed e no explorar sempre evitam 5 categorias de conteúdos:

  • conteúdo que impede a capacidade de promover uma comunidade segura;
  • conteúdo de teor delicado ou de baixa qualidade sobre saúde ou finanças;
  • conteúdo que os usuários dizem amplamente que não gostam;
  • conteúdo associado a anúncios de baixa qualidade;
  • conteúdo falso ou enganoso.

Como gerenciar as publicações sugeridas do Instagram

Para ajudar as pessoas a controlarem o tempo que passam e o que veem no Instagram, a plataforma da Meta divulgou em janeiro de 2023 uma atualização que permite gerenciar as recomendações de publicações que o Instagram faz aos seus usuários. As novidades são:

  • possibilidade de ocultar de uma só vez vários posts da seção Explorar, após marcar o primeiro conteúdo como “Não tenho interesse! (siga os passos do print abaixo);
  • redução das recomendações futuras do tipo de conteúdo que foi ocultado (em Reels, feed, barra de pesquisa);

Como ocultar recomendações de posts do Instagram

  • possibilidade de ocultar publicações recomendadas no feed que contenham palavras específicas (o usuário deve informar quais são elas). Com isso, menos posts que contenham os termos cadastrados em legendas ou hashtags aparecerão. Esse recurso pode ser gerido na seção Palavras ocultas das configurações de privacidade.

Configurando palavras ocultas no Instagram

Agora que você sabe como tirar publicações sugeridas do Instagram, já pode filtrar os conteúdos que aparecem no seu feed e deixá-lo mais harmonizado com os seus interesses. Pra evitar que conteúdos parecidos com algo que você gostou, momentaneamente, virem motivo de futuras recomendações do Instagram, a regra é clara: não interaja!

O algoritmo do Instagram não é tão vilão assim como algumas pessoas dizem. A própria rede social convida o usuário a melhorar o que ele vê em sua conta. Essa permissividade tem a ver com o conceito de marketing de permissão. Já ouviu falar? Leiam sobre o assunto em nosso artigo “Marketing de permissão: entenda o que e quais são seus benefícios!”.  

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.