Como usar o Pinterest para crescer no Instagram [com exemplos]

Como usar o Pinterest para crescer no Instagram [com exemplos]

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 20 de outubro de 2020

Certamente você já usou – ou pelo menos já ouviu falar – do Pinterest, né? A rede social, que funciona como um painel de inspirações, já conta com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais no mundo todo salvando pins com referências visuais, dicas práticas, conteúdos informativos e inspirações no geral. E as marcas, é claro, já estão de olho no potencial da rede pra incorporá-la nas suas estratégias de marketing!

Com um forte crescimento tanto a nível mundial quanto no Brasil – que já é um dos maiores mercados do Pinterest -, a plataforma já atraiu empresas como a Renner, Natura e Tok&Stok, que tiveram sucesso com suas estratégias de conteúdo pra divulgar produtos por lá. Outras marcas como a Resultados Digitais e a Rock Content também fazem um ótimo uso da plataforma pra gerar tráfego para os seus outros canais de conteúdo.

E é exatamente sobre esse ponto que vamos falar aqui! Mais especificamente, queremos te mostrar como o Pinterest pode ser um forte aliado pra melhorar seus resultados no Instagram.

Por que você deveria investir no Pinterest pra sua marca

O número de usuários do Pinterest no Brasil triplicou nos últimos 3 anos, chegando a 38 milhões, e a tendência é de continuar crescendo. Pode não parecer um número tão impressionante quando comparado aos mais de 70 milhões de usuários do Instagram no Brasil, mas alcançar esses milhões de usuários do Pinterest pode ser um pouco mais fácil do que no Instagram. Isso porque, na rede social de pins, você não depende do número de seguidores pra ter visibilidade e alcançar várias contas. 

Por funcionar a partir de um mecanismo de busca, no qual os usuários pesquisam exatamente o tipo de conteúdo que querem encontrar, os seus pins podem ser acessados por qualquer pessoa, mesmo que ela não siga o perfil da sua marca por lá. E sabe qual é a principal vantagem disso? O tráfego orgânico!

Todo pin vem com um link vinculado a ele para que os usuários cliquem e leiam mais sobre aquele conteúdo ou vejam sua origem, se tiverem interesse. E, pelo visto, interesse não falta! Olha só esses dados do Pinterest Seasonal Insights:

  • 77% dos usuários dizem que costumam descobrir marcas ou produtos pela plataforma
  • Desses, 98% já testou algo que encontrou através do Pinterest
  • E 83% dizem já ter comprado algo baseado em pins que viram por lá

É justamente essa força do comportamento engajado dos usuários com os pins que vai ser a principal ajuda que o Pinterest pode dar para impulsionar o Instagram da sua marca, através dos links que direcionam os usuários de uma rede social pra outra em busca de saber mais sobre aquele conteúdo ou marca. 

Quer saber como aproveitar isso? Continua lendo que vem dica boa por aí!

6 dicas de como usar o Pinterest para crescer no Instagram

1. Crie uma conta Business!

A primeira dica é a base pra começar a investir no Pinterest na sua estratégia de marketing: criar uma conta na modalidade Business. Ela é totalmente gratuita e vai te permitir ter acesso às estatísticas do Pinterest Analytics, checar o crescimento do seu perfil por lá e vinculá-lo a outras páginas da sua marca (como o Instagram, Facebook, blog, canal no YouTube, etc.). Em alguns países, já está disponível também o Pinterest Ads pra contas business, que funciona como o Instagram e Facebook Ads. Mas o recurso ainda não chegou no Brasil por enquanto.

Escolha um nome de usuário fácil pras pessoas encontrarem sua marca. De preferência, use o mesmo @ que a sua marca já usa no Instagram. O mesmo vale pro restante das informações a serem preenchidas no perfil. Como o objetivo aqui é levar tráfego do Pinterest para o perfil da sua marca no Insta, você pode seguir a mesma linha da bio que usa em uma rede social e aplicar na outra. Nesse outro artigo do blog, damos boas dicas sobre como montar a bio ideal. 

Trouxemos aqui alguns exemplos pra você basear a sua bio:

Como usar o Pinterest pra crescer no Instagram Como usar o Pinterest pra crescer no Instagram

O blog Dia de Beauté apostou em uma capa que resume bem o tipo de pins que o usuário pode encontrar por lá, uma breve descrição na seção “Sobre seu perfil” que resume sobre o que é o conteúdo deles e o indicativo de quem comanda o blog – nesse caso, a blogueira Vic Ceridono.

Já a Imaginarium combinou a capa com a logo na imagem do perfil, pra destacar bem a identidade visual deles. Na descrição, uma frase curta que descreve a loja e duas hashtags que são utilizadas nos conteúdos deles com frequência.

2. Reivindique sua conta do Instagram no Pinterest

Sabia que você já pode começar a divulgar o Instagram da sua marca no Pinterest antes mesmo de começar a criar seu próprio conteúdo por lá? É que quando outro usuário compartilha pins vindos da sua conta reivindicada no Instagram, esses pins serão automaticamente atribuídos à essa conta em poucos dias.

Para isso, o perfil do Instagram deve ser pública, ok? Assim o Pinterest poderá usar as informações da conta conectada para ajudar a distribuir o seu conteúdo e oferecer recursos adicionais. É só seguir o passo a passo a seguir.

Como reivindicar seu Instagram no Pinterest:

  1. Clique em  na parte superior do Pinterest para abrir o menu
  2. Clique em Editar configurações
  3. Clique em Reivindicar no lado esquerdo da tela
  4. Clique em Conectar ao lado das contas que você deseja vincular
  5. Confirme que você deseja vincular as contas na janela de autorização que aparece

Quando o pop-up fechar e você retornar para sua página de configurações, o botão vermelho Reivindicar mudará para um botão cinza Cancelar a reivindicação.

(Fonte)

3. Inclua o Pinterest no planejamento de conteúdo pro Instagram da sua marca

Como te explicamos, um dos fortes benefícios do Pinterest para empresas é a possibilidade de levar tráfego para outros canais da marca ou sites de venda. Como o objetivo desse post é te ajudar a crescer no Instagram com ajuda da plataforma de pins, nossa dica número dois é que você use o Pinterest pra compartilhar os conteúdos do Instagram da sua marca.

Na hora de montar o planejamento, inclua posts que sejam fortes visualmente ou que não dependam do texto da legenda pra serem entendidos, assim você pode compartilhar no Pinterest sem que o conteúdo perca o sentido. Lembre de pensar também na frequência que você quer postar por lá e quais variedades de formatos e temas você pode levar pro seu Pinterest pra diversificar o conteúdo. Além disso, leve em consideração também posts que já foram bem no Instagram, pois assim você já sabe do que o público da sua marca gostou!

Invista em imagens ou vídeos bonitos (que podem ser de produção própria ou de bancos de imagem) posts com dicas rápidas ou um título chamativo que quando os usuários do Pinterest encontrarem eles tenham interesse em clicar pra ler o seu post completo no Instagram. 

Olha esse exemplo da Rock Content:

Como usar o Pinterest para crescer no Instagram

Eles entregam algumas dicas logo de cara pros usuários se interessarem em ver e salvar o pin, mas seguram o conteúdo completo pro link de destino. Ou seja, pra ler essa lista completa de 73 aplicativos o usuário precisa clicar no link, o que vai ajudar a gerar mais tráfego pra a marca.

Se a sua marca for relacionada a turismo, por exemplo, você usar o Pinterest para crescer no Instagram compartilhando fotos de destinos bonitos e pontos turísticos famosos pra despertar a curiosidade do usuário em ler mais sobre aquele lugar. E, como nesse caso a imagem não teria nenhum texto, é importante que você destaque no título e na descrição o que o usuário pode encontrar clicando no seu link. No exemplo aqui embaixo, o título “Onde ir, o que fazer, onde comer!” já diz tudo que o usuário precisa saber sobre o que vai encontrar ao clicar pra ler o conteúdo completo.

E, claro, não esqueça dos vídeos! Em 2019, os pins de vídeo tiveram 6 vezes mais visualizações que em 2018, o que mostra uma tendência de crescimento do formato na rede social. Nesse caso, você pode reaproveitar os conteúdos criados pro IGTV ou Reels pra compartilhar como pins também.

Como compartilhar conteúdo do Instagram no Pinterest

  1. Abra o perfil da sua marca no Instagram no desktop e clique no post que você deseja compartilhar e copie a url (link) do post
  2. Abra o Pinterest e clique em Criar no canto superior esquerdo da página, depois clique em Criar Pin
  3. Copie o link no local indicado
  4. Selecione a imagem que você deseja usar como pin
  5. Adicione um título, uma descrição e um link de destino
    Opcional: clique no ícone de edição no lado esquerdo do Pin para editá-lo
    > Cortar: arraste e solte a moldura vermelha para cortar o Pin ou use a proporção de 2:3 recomendada e clique em Atualizar alterações
    > Adicionar um logotipo: clique em ★, selecione seu logotipo e clique em Atualizar alterações
    > Adicionar texto: clique em A, insira o texto no Pin e clique em Atualizar alterações
    Escolha se deseja publicar seu Pin imediatamente ou agendá-lo para outra data
  6. Escolha uma pasta existente no menu suspenso para salvar seu Pin ou selecione Criar pasta para criar uma pasta nova
  7. Clique em Publicar

(Passo a passo)

Ou, você pode baixar uma extensão da rede social para o seu navegador. Quando desejar compartilhar algo, basta clicar no ícone no canto superior direito da tela e escolher a imagem desejada pra compartilhar no Pinterest. Depois, é só seguir do passo 5 em diante, como ensinamos logo acima 🙂

Depois, pra acompanhar os resultados dos seus Pins, é só conferir as estatísticas no seu perfil ou ir para a seção de Analytics.

4. Transforme seu conteúdo do Instagram em conteúdo nativo pro Pinterest

Além de compartilhar os posts que já entraram no Instagram, outra dica é criar conteúdo nativo no Pinterest e acrescentar um link de destino que leva o usuário direto pro seu Instagram. A principal vantagem nesse caso está nos formatos mais amplos que você poderá investir.

Como o Instagram limita os tamanhos e dimensões das imagens a 1080 x 1080, 1080 x 566 e 1080 x 1350 no Feed, fica mais difícil criar conteúdos mais completos com textos ou em formato de infográficos (o que dá muito certo no Pinterest!). Lá, as imagens podem ter as seguintes proporções:

No feed: A largura das imagens é limitada a 235 pixels e a altura é (ajustada) proporcional à imagem.

Pin: 600 x (infinito)

Imagens expandidas: Ao expandir imagens para visualização, a largura será de 736 pixels e, novamente, altura é (ajustada) proporcional à escala da figura.

O Pinterest trabalha com “aspect ratio” (melhor aspecto da imagem) entre 2: 3 e 1: 3,5 – com uma largura mínima de 600 pixels.

Ou seja, é relação largura x altura para melhor apresentação da imagem:

2:3 – A cada 2 pixels de largura a imagem terá 3 pixels de altura.

1:3,5 – A cada 1 pixel de largura a imagem terá 3,5 pixels de altura.

“O melhor tamanho” no Pinterest – de forma geral – para compartilhamento é de: 735 x 1,102 pixels.

(Fonte)

Aplicativos de criação de conteúdo, como o Canva, já incluem esse formato pronto pro Pinterest. Basta selecionar e começar a criar!

Ao escolher entre as várias possibilidades de tamanhos para o Pinterest, a própria rede social recomenda que você pense na vertical e use a proporção de 2:3 para os pins (ou seja: uma imagem que tenha a largura de ⅔ da sua altura).

Aqui estão algumas outras dimensões de imagem que essa proporção pode ter: 

Dimensões e aspect ratio para o Pinterest

 

Essa variedade de tamanhos que te dá mais liberdade de espaço pra oferecer dicas ou informações no próprio pin. Uma boa dica é aproveitar conteúdos que foram feitos pro Instagram Stories e compartilhar de maneira nativa no Pinterest, já que o formato alongado permite um maior número de informações na imagem.

A Resultados Digitais, por exemplo, aposta bastante nesse formato de infográfico:

Como usar o Pinterest para crescer no Instagram

Depois de decidido o formato e conteúdo, para publicar conteúdos nativos basta seguir o passo a passo do mesmo do tópico anterior, só que, ao invés de copiar o link do seu post do Instagram, você vai fazer o upload de uma imagem direto da sua galeria do computador ou celular.

5. Organize seu conteúdo em pastas

Dividir seu conteúdo em pastas por tema é uma ótima sugestão pra deixar o perfil da sua marca mais organizado e atrativo pra quem quiser segui-la por lá e ficar acompanhando novos pins. 

Além disso, no Pinterest, além de salvar os pins individualmente, também dá pra seguir pastas completas de outros usuários! Criar pastas atrativas visualmente e com informações que sejam úteis pro seu público vai atrair os usuários a salvarem aqueles combos de conteúdos completos que eles podem ir revisitando quando quiserem ler algo novo ou relembrar alguma dica interessante que viram. Ou seja: os usuários podem voltar mais vezes e com mais facilidade pro seu conteúdo, clicando em novos links e aumentando seu tráfego no Instagram

  1. Otimize seus pins com estratégias de SEO

Pra garantir que seus pins serão encontrados pelo maior número possível de usuários e que esses usuários terão interesse em clicar no link que leva pro Instagram da sua marca, é preciso otimizar seus pins.

Pense em como você pensaria o SEO de um post pro blog. O primeiro passo é decidir quais as palavras-chave que você pode usar pra sua marca ser encontrada mais facilmente. Se ela é do ramo gastronômico, por exemplo, pense e faça um estudo de como as pessoas buscam por coisas relacionadas à comida no Pinterest.

Uma dica aqui é jogar algum termo mais genérico como “receitas fáceis” ou “dicas de decoração”, a depender do que sua marca oferece, e checar as outras sugestões de busca que a rede social dá, além dos termos relacionados que os usuários costumam clicar.

Como usar o Pinterest para crescer no Instagram

Como usar o Pinterest para crescer no Instagram

Depois de definidas, essas palavras-chave podem ser incluídas de várias formas, como na descrição ou em hashtags, mas o mais importante é que elas estejam sempre presentes nos títulos de alguma forma. 

Outra dica pra otimizar o seu pin é incluir CTAs (chamadas para ação, em português) para que as pessoas tenham interesse em clicar no link de destino e serem direcionadas para o Instagram da marca. Frases como: “Clique e saiba mais”, “Acesse e leia as dicas completas” ou até “Nos siga no Instagram para mais dicas” funcionam muito bem aqui.

Insights para criar conteúdo pro Pinterest

Pra finalizar esse artigo, separamos alguns insights curiosos sobre o Pinterest e que podem te ajudar na hora de planejar a sua estratégia de marketing e de conteúdo pra crescer por lá e pelo Instagram! Dá uma olhada:

  • Mais de 60% dos usuários do Pinterest são mulheres;
  • Mas o número de novos homens na plataforma aumenta quase 50% a cada ano;
  • Segundo Mariana Sensini, Diretora do Pinterest no Brasil e na América Latina, uma característica muito forte dos usuários brasileiros é a conotação positiva nas buscas;
  • Uma das palavras mais buscadas no Brasil são as relacionadas a frases e imagens de bom dia;
  • A rede social faz um balanço anual com previsões das tendências para o ano seguinte, que você pode conferir clicando aqui;
  • A Geração Z usa o Pinterest mais para planejar o futuro e criar projetos sociais;
  • Os Millennials usam o Pinterest para aproveitar ao máximo o tempo em casa e preparar atividades familiares.

(Fonte)