Como vender produto ou serviço: 5 formas sem ser um vendedor chato?
Como vender um produto ou serviço sem ser um vendedor chato que só se preocupa com as vendas e não com os clientes.
Esse será um conteúdo fundamental para mídias sociais, marcas e vendedores de estabelecimentos ou vendedores que atendem digitalmente.
Como vender produto ou serviço: Primeiros passos
Primeiramente, é necessário direcioná-lo para o caminho certo antes de discutir as cinco melhores formas. Afinal, sem o desenvolvimento desses primeiros passos, as estratégias não terão tanto efeito.
Estude sobre o produto
Primeiramente, estude sobre o produto ou serviço que está vendendo. Como vendedor, você precisa ser a pessoa que mais sabe sobre isso para informar ao cliente e ter argumentos sólidos na venda. É necessário estudar sobre:
- Garantias que o produto ou serviço possui.
- Limitações do serviço ou produto.
- Como ele é desenvolvido, seja seus ingredientes ou suas etapas.
- Como explicar de forma didática sobre o produto ou serviço para clientes que não sabem nada sobre o assunto.
- A história da empresa.
- Histórias de sucesso que outros clientes tiveram com a empresa.
Trabalhe sua comunicação e improvisação
O comunicador australiano Vinh Quang Giang sempre diz em suas palestras “Se você sua habilidade de se comunicar é nota 3 e seu trabalho é nota 10, as pessoas vão perceber seu trabalho como nota 3”, porque elas só percebem o que você comunica.
Quando falamos de comunicação, estamos nos referindo à forma como você fala, age, ao tom da sua voz, aos seus movimentos com as mãos durante a fala e a outros aspectos da comunicação verbal.
Além disso, também é interessante trabalhar com a improvisação para sempre ter uma resposta para tudo que o cliente disser, direcionando-o para a venda.
Existem várias formas de melhorar sua comunicação, seja com um fonoaudiólogo(a) ou com exercícios em casa. Entretanto, a improvisação pode vir da experiência como vendedor ou com aulas de atuação.
Como vender produto ou serviço: 5 formas sem ser um vendedor chato
Agora, com os primeiros passos na direção correta, podemos discutir as cinco melhores formas de vender sem ser intrusivo ou irritante, como um vendedor chato faria.
Conteúdo de valor
O conteúdo de valor é uma das melhores formas de atrair clientes no meio digital, afinal, os conteúdos podem alcançar milhares de pessoas facilmente.
O conteúdo de valor tem o objetivo de oferecer algo ao cliente, como a solução de um problema, por exemplo. Ao gerar valor para o seguidor, esse seguidor vai perceber a empresa como uma autoridade confiável e começar a desenvolver um relacionamento, consumindo mais conteúdo que gere valor.
Isso é importante porque a venda nada mais é do que o resultado desse relacionamento. Dessa forma, os clientes que mais consomem esses conteúdos tendem a comprar da empresa naturalmente.
Um exemplo de empresa que faz isso é o Nubank Ultravioleta, que compartilha informações sobre os serviços deles no Instagram, educando os seguidores e construindo relacionamento até que eles se tornem clientes.
Marketing de influência
Na primeira opção que mencionamos anteriormente, a autoridade e confiança são criadas com muitos conteúdos postados regularmente.
No entanto, os criadores de conteúdo já realizam essa prática e possuem uma base de seguidores que confiam neles.
Dessa forma, uma opção bastante viável é fazer parcerias com esses criadores de conteúdo para divulgarem sua marca.
O mais importante é buscar criadores de conteúdo que tenham um público muito semelhante ao seu público-alvo para que a estratégia funcione.
Um exemplo de empresa que utiliza essa estratégia é a operadora Tim, que recentemente chamou a IZA para fazer uma campanha. Clique aqui e veja no nosso conteúdo como fazer parcerias com os criadores de conteúdos certos.
Experiência do cliente
A experiência do cliente é uma forma de que o trabalho da empresa fale por si. Afinal, quando um cliente tem uma boa experiência, ele comenta com seus familiares e amigos, fazendo o famoso processo do marketing “boca a boca”.
Para isso, é necessário excelência em todos os processos envolvendo o cliente. Os principais são:
- Compra simplificada pelo site ou atendimento rápido no estabelecimento.
- Suporte ágil e com processos claros para ajudar o cliente da melhor forma possível.
- Oferecer formas de fidelização com cartões de fidelidade ou um sistema de pontos para descontos progressivos.
Um ótimo exemplo de empresa que possui um excelente atendimento ao cliente é a Zappos, uma empresa americana de calçados que possui políticas generosas de devolução.
Marketing com conteúdo interativo
A quarta forma é o marketing de conteúdo interativo, ou seja, conteúdos que não apenas visam informar, mas também integrar o cliente a essa discussão.
- Pesquisa entre os clientes para gerar conteúdo.
- Criar soluções gratuitas para que os clientes consigam usar, como uma calculadora online.
- Quizzes.
- Infográficos interativos feitos em apresentações no PowerPoint ou Google Apresentações.
- Webinars interativos.
Esse tipo de conteúdo permite coletar informações relevantes e tornar a experiência do seguidor ou visitante ainda mais envolvente. Uma empresa que realiza ações assim é a Rico Investimentos, com os simuladores de investimentos.
Utilize mensagens automáticas
Uma das estratégias de vendas mais comuns dentro do marketing digital é o e-mail marketing ou o chatbot, por exemplo.
Essas duas estratégias são apenas recomendadas para clientes que já se relacionaram com a empresa de alguma forma, ou seja, que já conhecem os conteúdos por um bom tempo e já veem a empresa como uma autoridade de confiança no assunto.
A Chronicle Books, por exemplo, utiliza o e-mail marketing em sua estratégia. Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre e-mail marketing para vendas.
Como vender produto ou serviço: Práticas para o seu time de vendas
Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre as melhores práticas para o seu time de vendas. Dessa forma, você conseguirá ótimos resultados na sua estratégia geral e com seus vendedores.
- Use o bom humor se possível e no momento certo.
- Diga que está à disposição do cliente e esteja próximo.
- Escute o que o cliente necessita e indique o melhor produto para isso.
- Busque conhecimento prático sobre vendas.
- Seja transparente e ético sobre as limitações dos produtos e no que ele é bom.
Nossas dicas foram interessantes para você? Esperamos que sim, mas fique por dentro de outros conteúdos sobre marketing digital no nosso blog.