[2023] Creator Mobile: Já ouviu falar sobre essa tendência?

[2023] Creator Mobile: Já ouviu falar sobre essa tendência?

por Stella Caroline

Publicado em 30 de novembro de 2023

Criadores de conteúdo: Já ouviu falar sobre o Creator Mobile?

Nos últimos anos, especialmente no pós-pandemia, temos visto um enorme crescimento do mercado de criadores de conteúdo, e não é por acaso. As novas redes sociais e a democratização de acesso à internet mudou muito a forma de produzir conteúdo. 

Se há alguns anos a produção de conteúdo era centralizada em jornalistas, pessoas famosas, exigia muita preparação, equipamentos e um bom trabalho de divulgação para atingir muitas pessoas, atualmente não é mais assim. 

Agora, com um celular na mão, você consegue criar conteúdos capazes de alcançar milhares de pessoas sem gastar um centavo. 

E com o surgimento de redes sociais como o TikTok, recursos como o Reels e o gosto da audiência por conteúdos em vídeos nas mídias sociais, os criadores de conteúdo expandiram seus horizontes, abrindo espaço para uma nova categoria de criadores: Os creators mobile. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Você vai ver no texto:

  • Como surgiram os criadores de conteúdo?
  • Como os criadores de conteúdo se tornaram profissionais?
  • Quais são os tipos de criadores de conteúdo?
  •  3  exemplos de creators mobile

Como surgiram os criadores de conteúdo?

A jornada dos criadores de conteúdo não começou agora. 

Na verdade, vem crescendo e expandido com o passar do tempo, mas teve início em meados dos anos 2000 com a popularização da internet, especialmente no YouTube e nos blogs.

Leia também: Legendas nos vídeos de redes sociais: Por que você deve começar a adotar essa prática?

Felipe Neto, por exemplo, criou seu canal Não Faz Sentido em 2010, onde fez muito sucesso. Inicialmente, seu conteúdo era voltado para o humor ácido, trazendo temas em alta na época. Com o tempo, seus conteúdos foram se tornando cada vez mais populares e atualmente ele é um dos principais criadores de conteúdo do Brasil.

Muitos dos primeiros criadores também surgiram nos blogs, usando o espaço como uma espécie de diário, como é o caso de Bruna Vieira e o seu blog Depois dos Quinze, que começou como uma forma de se expressar, mas abriu portas para algo muito maior, como a publicação do próprio livro e uma coluna na revista Capricho.

Como os criadores de conteúdo se tornaram profissionais?

Com a crescente onda de criadores e o poder de influência que exerciam em seus públicos, as marcas começaram a enxergar oportunidades de trabalhar em parceria com esses creators para alcançar novas pessoas. 

Além disso, plataformas como YouTube e TikTok, por exemplo, passaram a monetizar seus criadores, abrindo mais portas para quem deseja trabalhar com criação de conteúdo e não pode abrir mão de uma fonte de renda para se dedicar exclusivamente a essa profissão sem garantia de retorno.

Com essa profissionalização dos criadores de conteúdo, surgiu o conceito de creator economy, um termo usado para englobar todas as atividades que movimentam a economia de criadores de conteúdo através da internet. 

 A chegada de plataformas como Instagram e TikTok trouxe uma mudança significativa, com conteúdos mais curtos e visuais ganhando espaço. Essa transição não foi apenas uma mudança de plataforma, mas uma evolução na forma como o conteúdo é consumido e valorizado, refletindo as preferências do público.

 Quais são os tipos de criadores de conteúdo?

Existem diversos tipos de criadores de conteúdo, o que levantou a necessidade de segmentá-los pelo estilo de conteúdo que produzem, como: Textos, artes, imagens, músicas e, como um dos principais formatos, os vídeos. 

Essa popularização dos vídeos foi o que impulsionou as marcas a investirem não apenas em creators para produzirem conteúdos relevantes falando sobre sua marca, como também passaram a contratar creators específicos para criar conteúdos autorais e atrativos para a marca.

Foi assim que surgiu o creator mobile, uma profissão em ascensão, que desbloqueou novas skins nos social medias!

Creator Mobile: O que é?

Os smartphones se transformaram em poderosas ferramentas de criação de conteúdo, abrindo possibilidades para muitas pessoas entrarem na área, não só como criadores de conteúdos próprios, mas como produtores de conteúdo para marcas. 

Se antes para fazer coberturas de eventos, criar vídeos apresentando novos produtos ou captar imagens para fazer uma edição de qualidade, era necessário câmeras profissionais, equipamentos de gravação e áudio, além de gastar mais tempo na edição, agora os creators mobile conseguem fazer tudo isso com apenas um celular e boas técnicas.

Esta acessibilidade democratizou a criação de conteúdo, permitindo que várias marcas, desde pequenas a grandes, consigam produzir vídeos com mais rapidez, menos burocracia e custos menores para seus negócios sem perder a qualidade.

3 exemplos de creators mobile

Você pode não ter ouvido falar sobre esse termo ainda, mas muitos criadores de conteúdo já estão conquistando sucesso com essa modalidade. 

Conheça alguns!

1 – Caroline Dias (@caroldofuturo)

Print do site da Carol do Futuro uma influencer que faz parte do grupo de criadores de conteúdos que são da era mobile.

 

Caroline Dias tem mais de 7 anos de experiência com produção de conteúdo, trabalhou como creator com marcas de bebida como Heineken, Xeque Mate e Budweiser. 

Mas depois de anos ganhando experiência, ela resolveu empreender e criou o Cosmic Creator, o próprio curso para Creators Mobile, onde educada e capacita novos profissionais na área.

2 – Carol Fonseca (@elaeoceu)

Carol Fonseca é creator mobile, designer e artista, que já trabalha na área há 4 anos. Segundo ela,trabalhando em diferentes frentes que possibilitem traduzir tudo ao meu redor em arte”

Em sua carreira, já trabalhou com grandes marcas como Lollapalooza, Spaten, Instagram e Beefeater.

3 – Cami Rodrigues

Já a Cami Rodrigues é formada em marketing, já atuou em mais de 30 eventos e tem mais de 5 mil captações no portfólio.

Entre seus projetos, estão coberturas em real time, festas empresariais, shows, lançamentos de espaços, além de pacotes de conteúdos para marcas que querem reforçar a presença no digital.

A criação de conteúdo mobile é mais do que uma tendência; é uma realidade. Os tipos de criadores de conteúdo são diversos e o creator mobile é uma profissão em ascensão. Criar conteúdos para marcas não é apenas para aqueles criadores que também são influenciadores, mas é uma oportunidade para aqueles profissionais que querem produzir vídeos por trás das câmeras também.

Já conhecia essa profissão? Conta aqui nos comentários.