Guia IGTV – Tudo o que você precisa saber sobre a nova plataforma de vídeos do Instagram

Guia IGTV – Tudo o que você precisa saber sobre a nova plataforma de vídeos do Instagram

por Katarina Nápoles

Publicado em 03 de julho de 2018

No mesmo dia em que anunciava para o público a marca de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram aproveitou para divulgar uma novidade que ninguém imaginava que estava por vir: o IGTV, abreviação para Instagram TV.

Lançada no último dia 20 e já disponível para todos os usuários, a nova plataforma oferece uma forma inovadora de assistir e interagir com vídeos mais longos: o formato vertical, que foi lançado pelo Snapchat e, mais tarde, consolidado pelo Stories.  

E como a gente não pode ver uma novidade chegar no Instagram que já queremos fazer textão, ele chegou! Esse é o guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o IGTV pra começar a criar a partir de agora. Vem conferir!

O que você vai ler neste artigo:

O que é IGTV
Como funciona
Recursos à parte do Instagram
Vídeos na vertical
Quem vai fazer sucesso na rede?
Tipos de vídeos suportados
Quem pode assistir vídeos na rede
Quantidade de canais por conta
Como o IGTV conta uma visualização?
Controle de conteúdo
O YouTube corre perigo?
Como criar um canal no IGTV
Como subir vídeos no IGTV
Como assistir e subir vídeos no IGTV pelo computador
Como excluir vídeos do IGTV
Que tipo de conteúdo produzir para o IGTV?
Conclusão

O que é o IGTV

Como o próprio nome já diz, o Instagram TV se apresenta como uma forma moderna de assistir “canais” pelo celular, rompendo com a maneira tradicional com a qual assistimos TV (em tela aberta, full screen).

Apesar da inspiração nas tradicionais TVs de sala, o IGTV tá mais pra concorrente do YouTube. A maior rede de vídeos online da atualidade vem decepcionando bastante seus criadores de conteúdo por já não ser tão rentável quanto antes.

Para você ter ideia, em um vídeo desabafo sobre a nova política de monetização do YouTube, o crítico de cinema Tiago Belotti diz que, um vídeo que poderia ter rendido 30 dólares a ele, gerou apenas 8.

E isso afetou os grandalhões também. Um dos maiores youtubers do Brasil, Felipe Neto, comentou a polêmica com exemplos pessoais neste vídeo. Ele revela que tem conseguido $198,00 por conteúdo no YouTube, enquanto sua média passada era de $1.200 a $2.500 por vídeo.

Além de ter entendido a grande oportunidade de entrar no mercado para concorrer com o YouTube, o Instagram mostrou que quer sair na frente no nicho de vídeos para celular que, até 2021, serão responsáveis por 78% do tráfego total de dados móveis.

Como funciona o IGTV

O Instagram se esforçou para levar a sensação da TV ao novo recurso de vídeos. Por isso mesmo que não será preciso – apesar de ser possível – fazer buscas por um canal. Os vídeos começam automaticamente assim que você entra no recurso, da mesma forma que os canais da nossa TV comum.

O diferencial é que, com a ajuda do novo algoritmo do Instagram, quem usa o IGTV recebe um compilado de conteúdos baseados nos gostos pessoais. Basicamente, é como se a sua TV da sala não tivesse aqueles canais de leilão de jóias que você nunca passou mais de 5 segundos assistindo.

Mas como a gente disse, o IGTV se aproxima mais de um YouTube do que de uma TV comum. O diferencial entre essa rede social é que o IGTV é uma plataforma feita exclusivamente para vídeos verticais, visando melhorar a experiência das pessoas que consomem conteúdo pelo celular.

Até agora, a maioria dos canais no IGTV só podem subir vídeos de até 10 minutos. A possibilidade de upar vídeos de até uma hora só foi liberada para poucas contas maiores na plataforma, mas a ideia do Instagram é que em breve não exista limite pra ninguém.

Além disso, só é possível subir vídeos da galeria do celular. Ou seja, não dá pra gravar um vídeo na hora como a gente faz com os Stories e com as lives.

Dentro da plataforma, o Instagram vai te apresentar conteúdos separados por 3 categorias:

– Para você

Aqui o algoritmo reúne vídeos que ele acha que você pode gostar. O Instagram sugere isso com base nas pessoas que você segue e interage, assim como a aba Explorar no aplicativo nativo.  

Print do IGTV na aba "para você"

– Seguindo

É o canal que reúne os vídeos de todas as pessoas que você já segue no Instagram.

Print do IGTV na aba "Seguindo"

– Populares

Aqui você vai encontrar os vídeos que estão bombando no IGTV no momento, geralmente de pessoas famosas e com muitos seguidores.

Print do IGTV na aba "Populares"

Há ainda uma última aba no IGTV chamada Continue assistindo, que consiste na mesma aba (de mesmo nome) que existe na página inicial do YouTube: vídeos que você começou a assistir e ainda não terminou.

Na visualização dos vídeos é possível dar like ou comentar enquanto assiste a mídia da mesma forma que nas lives do Instagram. Para passar para outro canal, basta arrastar a tela pro lado esquerdo, assim como nos Stories.

Pessoa mostrando o recurso de mudar de canal no IGTV

Arraste para o lado para mudar de canal

Recurso à parte do Instagram

Apesar da integração com o Instagram, o IGTV é um recurso independente. Se você ainda não recebeu a atualização no seu aplicativo nativo (que está sendo feito naturalmente aos poucos), é possível baixar o aplicativo do IGTV que existe à parte do Instagram. Ele já está disponível para Android e iOS de forma gratuita.

Mas nada de mistério: o aplicativo funciona exatamente como o recurso integrado à plataforma nativa. A única diferença que pudemos notar é que, quando você recebe uma notificação no IGTV, o app fica com um aviso no canto superior direito.

Pessoa mostrando o aplicativo do IGTV

Aplicativo à parte do Instagram

Vídeos na vertical

Apesar de estarmos acostumados com os Stories desde 2016, nossa experiência com vídeos na vertical se resumia a vídeos-pílula, de até 15 segundos. O IGTV chega para romper com isso: a ideia agora é gastar ainda mais tempo no formato responsivo para celular.  

Algumas pessoas já estão subindo vídeos no formato horizontal, editando o fundo do vídeo em aplicativos ou o rotacionando para que ele fique “de lado”. Não recomendamos esse tipo de manipulação porque você não vai estar oferecendo a melhor experiência pros seus seguidores.

Afinal, ninguém quer ver um vídeo bem pequenininho com um fundo enorme, nem quer estar virando o celular de lado, né?

print de vídeos horizontais no IGTV

Usuários já testam subir vídeos horizontais no IGTV

O vídeo vertical possui o benefício de ser mais democrático, já que todo mundo que tem um celular com câmera se torna um potencial criador de conteúdo. Ninguém precisa ter grandes equipamentos ou trabalhar num produto extremamente perfeito e profissional. Qualquer pessoa pode pegar o celular nesse exato momento e começar a criar de forma bem mais fácil e rápida.

É por isso que, apesar de ser concorrente do YouTube, o IGTV não vai permitir que as pessoas transfiram seus conteúdos tão facilmente. Afinal, será preciso cortar o vídeo em formato 9:16 ou diminuir a experiência dos seguidores, utilizando alguma das saídas que mencionei acima.

Esse fato pode atrapalhar um pouco a vida dos social media daqui pra frente, já que o ideal é que, se o vídeo não for exclusivo para o IGTV, também seja gravado na forma vertical. Mas isso também não é motivo pra arrancar cabelo de ninguém. A gente fez um blogpost reunindo 10 aplicativos para editar mídias no formato vertical. Vem ler!

Quem vai fazer sucesso na rede?

É visível o foco do IGTV em influenciadores digitais, web celebrities e famosos que fizeram seu nome através da Internet. Afinal, o Instagram é uma das grandes redes responsáveis pela visibilidade dessas pessoas (nada mais inteligente do que oferecer uma plataforma de vídeos com a cara deles, né?).

A ideia é fazer com que esse público, que já faz sucesso nos Stories, migre para um canal exclusivo, que os permita criar vídeos com maior duração.

Isso também é bom para as empresas, que não vão precisar mover muitos recursos para começarem a investir na mídia que vai praticamente monopolizar a Internet daqui a 4 anos.

Apesar disso, o formato pode limitar bastante o tipo de conteúdo que será visto na rede. Como lembra os Stories, a ideia é que o IGTV tenha muito a cara de vlog, de conteúdo dia a dia, mais solto e menos produzido.

Vídeos que fazem muito sucesso no YouTube como os vídeos de gamers, em que pessoas jogam no computador para fazer um review dos jogos mais famosos, é um tipo de conteúdo mais difícil de se ver na nova plataforma, já que exigem uma tela full screen.

Ainda assim, a exigência do formato vertical talvez seja um desafio para os produtores de conteúdo irem além e começarem a pensar em vídeos de outra forma, com criatividade.

Independente do formato e do tipo de conteúdo, uma coisa é certa: a grande sacada vai ser descobrir como reter a atenção do público, até porque a coisa mais fácil de se fazer na plataforma é mudar de canal.

Um conteúdo super objetivo com roteiro dinâmico deve se dar melhor na rede. O foco precisa ser em como trazer uma utilidade nítida para as pessoas, uma função real, em que elas percebam que não estão perdendo tempo ou que você poderia ter dito aquilo nos Stories, por exemplo. É preciso ser direto, prático e útil.

Tipos de vídeos suportados

Para subir um vídeo no IGTV é necessário que ele tenha pelo menos 15 segundos de duração e, no máximo uma hora. Como disse, por enquanto apenas algumas contas podem subir vídeos com 60 minutos. A maioria só pode utilizar 10 minutos. A proporção da tela é a mesma para todos e deve ser igual a dos Stories, de 9:16.

Quem pode assistir vídeos na rede

Qualquer usuário do Instagram tem acesso aos conteúdos produzidos no IGTV. Assim como no YouTube, a gente pode optar por ter nosso próprio canal ou assistir aos vídeos sem precisar criar uma conta na plataforma.

Quantidade de canais por conta

Cada conta no Instagram só pode ter um canal no IGTV. O Instagram justificou isso dizendo que os criadores são os próprios canais. Ou seja, se você segue um criador no Instagram, você também vai seguir ele no IGTV e vice-versa.

Como o IGTV conta uma visualização?

Assim como nos vídeos de anúncios do YouTube, o IGTV considera que alguém visualizou algum vídeo quando a pessoa assiste pelo menos 3 segundos.

Controle de conteúdo

Como toda a rede social livre para criação de conteúdo, nada mais do que esperado que o IGTV também tivesse suas regras, assim como o app nativo do Instagram.

Em entrevista a BBC News, o CEO do Instagram, Kevin Systrom, explicou que o usuário não vai poder publicar conteúdo violento, de nudez, discriminatório ou de ódio.

O YouTube corre perigo?

Anitta, Selena Gomez e Maroon 5 foram alguns dos primeiros artistas a criarem conteúdo para o IGTV. Obviamente eles receberam incentivo ($$) para produzir esses conteúdos, já que ainda não é possível monetizar em cima dos vídeos do IGTV e ninguém iria perder tempo produzindo de graça, né?

Esse é um grande problema do Instagram como um todo. Não é possível fazer dinheiro com a plataforma em si, apenas vendendo anúncios para marcas ou usando o aplicativo para divulgar e vender seus produtos. Por isso, ainda é muito difícil ver o IGTV concorrendo diretamente com o YouTube.

Ainda assim, como a plataforma de vídeos mais famosa vive um conflito que já dura alguns anos com os criadores de conteúdo, se o Instagram começar a permitir rentabilização de alguns conteúdos, essa concorrência pode começar a ficar interessante.

Ainda em entrevista à BBC, o fundador e CEO do Instagram disse que “não há pressa em definir isso”, mas não descartou a possibilidade de permitir propagandas e monetização. Systrom disse também que o IGTV é um lugar bastante óbvio para os anúncios chegarem. Aparentemente, por ora, basta aguardar, né?

Como criar um canal no IGTV

Para começar a subir vídeos e criar seu próprio conteúdo na plataforma, é necessário ter um canal. Mas nem esquenta! É muito simples e intuitivo criar seu perfil na rede.

Entre no IGTV. Clique no símbolo de engrenagem que fica acima das abas de canais. Depois selecione Criar canal e aperte em Avançar. Seu canal estará criado e pronto para ser utilizado! =)

tutorial como criar um canal no IGTV

Como subir vídeos no IGTV

Entre no IGTV e clique no seu perfil. Em seguida, selecione o ícone +. Escolha qualquer vídeo na vertical que tenha entre 15 segundos e 10 minutos. Clique em Avançar.

parte 1 do tutorial de como subir vídeos no IGTV

Agora você pode adicionar uma capa, que funciona da mesma forma que a thumbnail (miniatura) do Youtube. Se possível, gaste um tempinho da sua produção pra tirar uma boa foto na vertical e criar uma thumbnail chamativa pro seu vídeo. Ter uma capa bonita é essencial para fazer as pessoas clicarem.

Depois de selecionar a capa ou escolher ela dentro do próprio vídeo, é hora de dar um título e uma descrição. Além disso, escolha se você quer que o seu vídeo fique visível na Página do Facebook. Quando estiver tudo pronto, clique em Publicar. O Instagram vai carregar seu vídeo e, logo em seguida, publicará na plataforma.

parte 2 do tutorial de como subir vídeos no IGTV

Muita atenção nesse momento porque – assim como no YouTube – depois de enviado o vídeo não pode ser editado. Apenas o título e a descrição do vídeo podem ser modificados após o upload.

Assim que você publica um vídeo, automaticamente um ícone é criado na página do seu perfil, como um destaque dos Stories.

print da tela inicial com o ícone do IGTV

Quando alguém curtir ou comentar no seu vídeo, você receberá uma notificação no aplicativo nativo do Instagram, assim como acontece com qualquer publicação que você poste no app principal.

Depois de deixar rolando por um bom tempo, você pode ver os resultados que seu vídeo teve. Basta clicar nos três pontinhos, ao lado do aviãozinho e selecionar Informações. Aqui funciona mais ou menos como um o Instagram Insights do IGTV e você pode ver dados de envolvimento como visualizações, curtidas e comentários e como foi a retenção do seu público.

prints das métricas do IGTV

Como assistir e subir vídeos no IGTV pelo computador

Além de acessar o IGTV pelo aplicativo independente ou pelo próprio Instagram, no ícone ao lado das mensagens diretas, também é possível assistir seus vídeos e upar outros pelo próprio computador.

Até agora, não dá pra assistir todos os canais como é possível no celular, com todas as abas disponíveis. O Instagram Web só deixa a gente assistir os vídeos da conta com a qual estamos logadas no computador. 

Para assistir seus vídeos do IGTV pelo computador, acesse seu perfil pelo computador e depois clique em IGTV, ao lado de Publicações.

print do IGTV no Instagram Web

Para adicionar um vídeo no IGTV pelo computador, acesse o seu perfil pelo Instagram Web, clique em IGTV e, em seguida, Carregar. A partir do momento que você insere o vídeo, ele já começa a ser processado.

Enquanto isso, dê um título e uma descrição para o vídeo e defina se ele será compartilhado na página do Facebook. Pelo computador não é possível escolher um frame para ser a capa como dá pra fazer pelo celular. Você deve subir uma imagem para adicionar a thumbnail. 

Quando estiver com tudo pronto, espere o vídeo carregar por completo e clique em Publicar.

Print mostrando Como carregar um vídeo no IGTV pelo computador

Carregando um vídeo no IGTV pelo computador

Como excluir vídeos do IGTV

É bem simples excluir os vídeos do IGTV. Como o novo recurso do Instagram não permite que a gente oculte a mídia ou esconda temporariamente, saber como excluir os vídeos é bem importante.

Pelo celular, entre no IGTV e clique no seu perfil para acessar o canal. Em seguida, escolha o vídeo que você deseja excluir e toque nele para expandir a visualização. Depois é só clicar nos três pontinhos e selecionar Excluir.

Print demonstrando como excluir um vídeo no IGTV

Excluindo um vídeo do IGTV pelo celular

No computador, basta acessar o vídeo pelo Instagram Web, na aba IGTV, clicar nos três pontinhos que ficam no canto direito inferior e, depois, selecionar Excluir.

Print mostrando como excluir um vídeo do IGTV pelo computador

Excluindo um vídeo do IGTV pelo computador

Lembrando que, depois de excluído, o vídeo não pode ser recuperado. Se você quiser retomá-lo ao seu perfil, será preciso fazer um novo upload.

Que tipo de conteúdo produzir para o IGTV?

Bom, já te falamos tudo sobre as funcionalidades do IGTV e como você pode tirar o melhor dessa ferramenta. Mas ainda não acaba por aí! Preparamos uma listinha com as melhores ideias de conteúdo que você pode trabalhar para dar um up no seu canal do Instagram. Dá só uma olhada:

igtv-postgrain-exemplos

Exemplos de conteúdos para o IGTV

Tutoriais

Uma ótima maneira de usar o IGTV é com vídeos que ensinam os usuários a fazer alguma coisa. Pode ser como fazer uma make, como customizar uma roupa, como fazer cortinas ou como montar um belo prato. O importante aqui é dar destaque a alguma atividade e mostrar o passo a passo para o usuário finalizá-la sozinho.

Dessa maneira, seu público vai conseguir entender melhor como você fez para chegar até aquele resultado. Sem contar que não há quem não goste de um vídeo tutorial, não é?

Bastidores

Sempre batemos na tecla aqui de que quanto mais humanizado o seu perfil do Instagram for, melhor para o seu relacionamento com o público. Investir nos bastidores é uma forma perfeita de exemplificar isso.

Nesse tipo de vídeo você pode abordar como foi a produção daquele super conteúdo que você produziu para as redes sociais, como é o processo de criação, dia a dia da empresa, fazer uma tour pelo escritório, mostrar como é divertido a hora do ‘break’ e até mesmo revelar a carinha de quem compõe o time.

Todo consumidor quer segurança e compatibilidade, então nada melhor do que oferecer esse tipo de transparência no seu canal.

Respondendo perguntas

Essa aqui pode ser implementada de duas maneiras: a primeira é abrir um espaço para que os seguidores façam perguntas antes mesmo de gravar o vídeo. Você pode pedir que eles te mandem as questões por direct ou comentem em alguma foto do feed. Em seguida, você faz o compilado de tudo e responde no vídeo do IGTV.

Uma outra maneira é usando o adesivo de ‘Perguntas’ do Instagram Stories. Peça para os seus seguidores lhe perguntarem algo e depois é só seguir o mesmo procedimento, respondendo as no seu canal. Imagina a empolgação da pessoa que te segue assistindo a pergunta dela ser respondida no seu vídeo?

Demonstrações de produtos

Mostrar como funciona o produto que você vende é muito importante para conquistar o cliente. Afinal, não adianta ter um feed lindo, e vários stories do dia a dia da empresa se você também não abre espaço para que o seu cliente conheça a fundo o que você vende.

Não importa se você vende tênis, roupas, produtos de beleza, cursos online ou até mesmo um aplicativo: invista em conteúdos que mostrem como o usuário pode tirar o máximo de proveito do seu produto e como ele vai ser super útil para o problema daquele consumidor.

Fatos sobre

Esse tipo de conteúdo já faz muito sucesso no Youtube, que tal reciclá-lo para o IGTV? Se o seu perfil no Instagram fala sobre entretenimento e cultura pop, que tal fazer um “10 fatos sobre o filme x”? É uma forma dos seguidores consumirem um conteúdo que já existe (o filme), mas de uma maneira diferente. Isso diversifica o conteúdo, além de divertir o usuário.

Essa variável pode ser aplicada para o produto, marca ou empresa. Por exemplo, você pode fazer um “25 fatos sobre o produto X” e revelar curiosidades sobre o produto que não são divulgadas. Ou se você for um influencer, pode fazer isso com você mesmo, já que a sua imagem é o seu negócio.

Conte fatos inusitados, histórias engraçadas… Traga um conteúdo diferente do habitual. Que tal testar?

Quem é o seu time?

Esse tipo de conteúdo é um pouco parecido com os ‘Bastidores’, mas aqui você vai mostrar detalhadamente quem é cada um. Vocês podem contar como foram as entrevistas, como cada um chegou na empresa e o que levou a trabalhar ali.

Uma forma de fazer isso é mostrando o dia inteiro de um profissional do time. Que tal um “A Day In Your Life” com ares de reality show do social media do time? #fikaadica

Entrevistas e debates

Um bate papo com algum dos experts da empresa sobre produto, marketing, desenvolvimento ou até a visão de negócio do próprio CEO. Tudo isso é pauta válida para entrar no IGTV. Depoimentos reais de pessoas que são especialistas nas áreas que dominam trazem ares enriquecedores à sua marca.

Outra boa ideia é promover debates, trazer convidados do meio, com assuntos que sejam de interesse do seu público. Caso você tenha dúvida sobre o que eles gostariam de ver no canal, use as enquetes do Instagram Stories ou até mesmo o feed para isso!. Fique de olho na audiência.

Indicações

Uma boa alternativa para sair do comum é indicar canais legais para os seus seguidores. Claro que você não vai escolher um perfil concorrente, ok? Separe uma listinha dos canais que mais se aproximam do seu nicho e apresente aos seus seguidores.

De quebra, você ainda pode receber o “favor” de volta e ser mencionado em algum desses canais que você indicou e ganhar ainda mais reconhecimento e engajamento.

Conclusão

Faz tempo que o Instagram deixou de ser uma simples rede de compartilhamento de fotos e evoluiu para um aplicativo 360º, que engloba hoje várias formas de se relacionar online. Mas não só isso: nossos celulares e nossa forma de interagir com os smartphones também evoluíram.

Vendo essas transformações acontecerem, o Instagram não ficou parado: pensou grande e hoje quer se tornar a TV mobile. Se o IGTV vai ser grande o suficiente para deslanchar o YouTube ou pelo menos dividir a atenção, não sabemos. Mas o novo recurso chega como uma forma sem medo de inovar e de se colocar à frente de seu tempo. E com isso a gente pode aprender.