Live Commerce: 10 Dicas para Vender ao Vivo no Instagram!

Live Commerce: 10 Dicas para Vender ao Vivo no Instagram!

por Stella Caroline

Publicado em 21 de março de 2024

Live Commerce: 10 dicas para vender mais ao vivo 

Você já experimentou vender produtos em tempo real, interagindo diretamente com seu público de maneira única?

Essa é a proposta do Live Commerce, uma estratégia eficaz de vendas online, especialmente no Instagram, que está transformando a conexão entre empresas e consumidores.

As transmissões ao vivo para vendas continuam em alta em 2024 e entender como elas estão revolucionando a maneira como compramos é essencial para quem quer se destacar no mercado.

Neste blog, vamos explorar tudo sobre o Live Commerce: por que vale a pena investir nessa estratégia e as melhores dicas para utilizar transmissões ao vivo para impulsionar suas vendas pelo Instagram.

Você vai descobrir como fazer uma transmissão ao vivo que não apenas engaja, mas também converte.

Continue a leitura e prepare-se para transformar sua maneira de vender!

O que é Live Commerce?

Live Commerce

O Live Commerce, também conhecido como live shopping ou live de vendas, é uma estratégia de vendas online que utiliza transmissões ao vivo para vender produtos. 

Geralmente, a live ocorre no Instagram ou no YouTube, as plataformas mais populares para essa abordagem.

Nesse formato, os compradores podem interagir com as lojas em tempo real, fazendo perguntas e enviando mensagens para os vendedores enquanto assistem à transmissão. 

Essa abordagem combina vídeos ao vivo com chat em tempo real, criando uma experiência mais próxima e pessoal para os clientes. 

O Live Commerce segue como uma das principais tendências de transmissão ao vivo em 2024, permitindo que seus clientes assistam, conversem e façam compras no conforto de suas casas, como se estivessem em uma loja física.

Lembre-se sempre de que o live commerce é uma abordagem de vendas e atendimento humanizado, proporcionando uma experiência de compra única e personalizada.

Saiba mais: Humanização da Marca: Como fazer para conectar-se de forma autêntica nas redes sociais?

 Breve histórico:

  • O Live Commerce teve origem na China em 2016, mas se popularizou em todo o mundo durante a pandemia de COVID-19, quando o comércio teve que se reinventar;
  • Na China, essa estratégia também se destacou no meio rural, onde agricultores exibiram suas produções em transmissões ao vivo, mostrando todo o processo de produção até a colheita. Isso atraiu consumidores interessados em conhecer a origem dos produtos que estavam comprando.
  • Atualmente, o site chinês Taobao é uma das plataformas mais populares para o Live Commerce, reunindo agricultores, empresários e empreendedores autônomos.
  • No Brasil, grandes empresas como o Mercado Livre, a Americanas e a Magazine Luiza foram as primeiras a adotar essa estratégia.

A seguir, conheça as principais vantagens de investir nessa estratégia.

Live Commerce: Por que investir? 

Investir em Live Commerce pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. 

Veja como essa estratégia pode impulsionar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seu público.

 Vantagens:

  • Potencializa a visibilidade da sua loja: ao transformar sua transmissão ao vivo em uma vitrine virtual, você torna seus produtos mais acessíveis e visíveis para um público maior. Isso aumenta as chances de atrair novos clientes e gerar mais vendas.
  • Estimula a interatividade: O Live Commerce permite uma interação direta com seu público, o que fortalece o vínculo com os clientes. Eles podem fazer perguntas, dar feedback e até mesmo influenciar suas decisões de compra, criando uma experiência mais personalizada e envolvente.
  • Gera um senso de urgência: Ao apresentar ofertas exclusivas durante a transmissão ao vivo, você cria um senso de urgência nos espectadores, incentivando-os a agir rapidamente para aproveitar as promoções.
  • Impulsiona as vendas de maneira ágil e eficaz: quando planejada estrategicamente, uma transmissão ao vivo pode impulsionar suas vendas de forma rápida e eficaz. Ao apresentar seus produtos de forma atraente e persuasiva, você incentiva os espectadores a fazerem uma compra, aumentando suas conversões.

Leia também: Social Commerce: Impulsione suas vendas nas redes sociais!

Agora é o momento de transformar suas transmissões ao vivo em oportunidades únicas de vendas!

A seguir, confira 10 dicas para criar sua Live Commerce e impulsionar suas vendas pelo Instagram. 

10 Dicas para fazer a melhor Live Commerce, vender e engajar o público

Vamos às dicas! Coloque-as em prática e veja os resultados.

 1. Elabore um roteiro bem definido

Antes de começar sua transmissão ao vivo, planeje o que você vai falar e mostrar. Tenha um roteiro claro para manter a live organizada e cativante.

2. Lance um novo produto ou nova coleção

Use o Live Commerce como uma oportunidade de lançamento. 

Apresente seus novos produtos ou coleções em primeira mão para criar entusiasmo entre seus espectadores.

 3. Cheque seu estoque

Certifique-se de que você tem um estoque adequado dos produtos que pretende vender durante a live. 

Nada frustra mais um cliente do que não poder comprar um produto por falta de estoque.

4. Prepare cuidadosamente sua equipe de transmissão, cenário e equipamentos

Garanta que sua equipe esteja bem preparada e que o cenário e os equipamentos estejam em perfeitas condições para garantir uma transmissão de qualidade.

 5. Ofereça promoção exclusiva para quem estiver acompanhando ao vivo

Crie um senso de urgência oferecendo descontos ou ofertas exclusivas para quem estiver assistindo à live, incentivando a compra imediata.

6. Faça parceria com influenciador

Trabalhe com influenciadores relevantes para o seu público-alvo para aumentar o alcance da sua live e gerar mais interesse pelos seus produtos.

Leia também: Marketing de influência: ferramentas gratuitas para encontrar o influenciador perfeito

 7. Divulgue a Live com antecedência

Use suas redes sociais e outros canais de comunicação para divulgar sua live com antecedência e criar expectativa entre seus seguidores.

Leia também: Produção de conteúdo 2024: referências para posts autênticos

 8. Faça tutorial ensinando como utilizar seu produto 

Além de mostrar seus produtos, ofereça um tutorial prático sobre como usá-los, destacando seus benefícios e diferenciais.

 9. Use CTA´s durante a transmissão ao vivo com gatilhos de exclusividade, escassez e urgência

Inclua chamadas para ação, do inglês Call to Action (CTA´s), durante a live, incentivando os espectadores a aproveitarem as ofertas exclusivas e limitadas.

Leia também: Gatilhos mentais: confira 8 tipos e saiba onde e como usá-los

10. Interaja com sua audiência de forma empática, responda todas as dúvidas

Esteja atento aos comentários e perguntas dos espectadores e responda de forma empática e educada, criando um vínculo com seu público e aumentando a confiança na sua marca.

Lembre-se, o sucesso da sua Live Commerce depende da sua capacidade de se conectar com seu público e oferecer uma experiência de compra única e envolvente!

E ainda: Para garantir uma experiência positiva durante a transmissão, é essencial estar alinhado com as expectativas do seu consumidor. Invista na experiência do cliente ao longo de toda a sua jornada de compra.

Leia também: Jornada de Compra nas redes sociais: estratégias para converter seguidores em clientes.

Conclusão

Que tal começar hoje mesmo a transformar suas transmissões ao vivo no Instagram em oportunidades de venda únicas?

O Live Commerce é uma estratégia poderosa para impulsionar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Ao permitir interações em tempo real e apresentar seus produtos de forma mais dinâmica e envolvente, você cria uma experiência de compra única, que pode gerar mais conversões e fidelização de clientes.

Aproveite ao máximo o potencial dessa estratégia com o Postgrain!

Com ele, você pode agendar suas transmissões ao vivo, analisar métricas importantes e gerenciar suas redes sociais de forma mais eficiente. Experimente gratuitamente agora mesmo!

Faça seu cadastro agora e use o cupom POSTBLOG para testar o Postgrain por 30 dias grátis!

Quer continuar atualizado com dicas e novidades? Siga nosso blog e não perca nenhum conteúdo!