20 melhores apps e ferramentas para Instagram: uma lista COMPLETA

20 melhores apps e ferramentas para Instagram: uma lista COMPLETA

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 11 de novembro de 2020

 O Instagram já conta com mais de 1 bilhão de contas ativas por mês, sendo uma das 5 redes sociais mais populares do mundo. Com a expansão constante do número de usuários e posts feitos diariamente na rede social, além dos diversos formatos que também não param de surgir a cada ano, é preciso ter muita criatividade e algumas cartas na manga pra conseguir se destacar na plataforma.

Uma identidade visual bem definida, imagens e vídeos de qualidade, variedade de formatos e conteúdos consistentes são alguns dos itens básicos pra começar esse trabalho e crescer no Instagram. E acho que você até já sabe, mas não custa reforçar: pra conseguir tudo isso  não é necessário ter equipamentos caros e sofisticados. Com um celular na mão, um notebook na outra e várias ferramentas práticas na ponta dos dedos, é possível criar um conteúdo atrativo e de muita qualidade!

É por isso que decidimos reunir neste artigo uma lista completíssima com os melhores aplicativos e ferramentas pra você bombar no Instagram! Vai ter um pouco de tudo, então se você tiver alguma seção específica nessa lista que te interessa mais, é só clicar e ir direto nela:

Melhores apps e ferramentas para organizar o Feed

Tem quem ache que é apenas vaidade, mas a verdade é que ter um Feed organizado é super importante pra conquistar de cara quem visita o seu perfil pela primeira vez. Afinal, o Instagram hoje em dia funciona como uma vitrine pras marcas, e, por isso, precisa ser atrativo pra que os usuários tenham interesse em saber mais sobre uma marca e consumir seu conteúdo. Pra te ajudar com esse processo de organização e identidade visual, anota aí essas ferramentas:

  • UNUM

Melhores apps para organizar o Feed do Instagram

O UNUM é provavelmente o grande queridinho quando o assunto é Feed organizado. A versão gratuita do app permite que você importe o seu atual Feed do Instagram diretamente na ferramenta e deixa espaços em branco pra você preencher com fotos da sua galeria e ordenar da maneira que achar melhor. Assim, é possível visualizar o grid completo e qual disposição de posts fica mais harmônica. Depois, é só ir postando do jeito que você organizou. Também dá pra editar as fotos por lá, com opções de recorte, filtros e ajustes de configuração. 

Disponível para Android e iOS

  • PREVIEW

Melhores apps para organizar o Feed do Instagram

O Preview é bem semelhante ao UNUM e também permite que você importe seu Feed do Instagram e comece a preencher os espaços em branco do app com as postagens que você pretende fazer, pra ir visualizando o todo e ver se está tudo organizado como você queria. Ele também permite que você recorte uma imagem em pedaços menores pra serem publicados em formato de mosaico, como no exemplo acima, e edite as imagens com efeitos e ajustes de configuração de brilho, contraste, saturação, etc.

(trazer print)

Disponível para Android e iOS.

  • PINTEREST

Melhores apps para organizar o Feed do Instagram

A rede social de pins é uma ótima aliada pra quem está começando a planejar a identidade visual do Feed. No Pinterest, você pode pesquisar por imagens e referências visuais pra montar um moodboard de como você quer que seus posts se pareçam, reunindo cores, elementos e estilos de fotografia pra se basear. Se preferir, pode também já pesquisar por moodboards prontos ou exemplos de grids com uma organização legal pra você reproduzir no seu perfil. No perfil do Postgrain no Pinterest, por exemplo, você encontra alguns ícones bem legais pra usar nos seus Destaques e já dar uma organizada no perfil 😉 

Disponível para Android e iOS.

Melhores apps para planejar e agendar postagens no Instagram

Depois de pensar em como você irá organizar seu Feed, é preciso ter certeza de que os posts entrarão na ordem certa e, o mais importante, no dia certo e que você vai conseguir manter uma boa frequência de conteúdos, pra acostumar seu público com o seu ritmo de postagem. Pra te ajudar a se planejar e publicar sempre nos melhores dias e horários, essas ferramentas são essenciais:

Melhores ferramentas para planejar e agendar postagens no Instagram

O Trello é uma ferramenta de organização de fluxos de trabalho, mas é super útil também pra te ajudar a planejar suas postagens e definir as datas de produção e publicação de cada uma. Uma dica é criar filas pra cada marca que você gerencia ou pra cada semana (caso você só gerencie uma conta no Instagram), e abrir um card pra cada postagem que será criada. Lá, você pode anexar imagens, textos e vídeos pra deixar todo seu conteúdo salvo e revisado. Também é um ótimo espaço para colaborar com designers, redatores ou supervisores, caso você trabalhe ou coordene uma equipe.

Melhores ferramentas para planejar e agendar postagens no Instagram

A melhor forma de otimizar seu tempo e manter o conteúdo em dia sem precisar se preocupar o tempo todo com o horário de cada post é agendando com antecedência. Com o Postgrain, é possível agendar todos os formatos de posts pro Instagram e compartilhar conteúdos também no Twitter e Facebook. A plataforma também é útil pra você mensurar os resultados depois, através de relatórios completos, e ainda acompanhar as interações nos comentários e mensagens diretas em tempo real, podendo respondê-las pelo desktop.

Melhores apps para editar fotos

Depois de planejar sua identidade visual e planejar seus posts, o próximo passo é começar a montá-los! E a edição das imagens é uma peça chave pra que seu Feed fique organizado, transmita bem sua identidade visual e atraia seus seguidores logo no primeiro olhar. Nessa lista, confira os melhores apps pra deixar suas fotos ainda mais bonitas e com qualidade: 

  • VSCO

Melhores apps para editar fotos

O VSCO é um dos apps de edição de foto mais famosos, e isso não é à toa! A plataforma conta com uma série de filtros lindos e versáteis na versão gratuita. Já na versão paga, existem vários pacotes temáticos de filtros que você pode comprar pagando apenas uma vez pra usar quando quiser. O VSCO permite também que você vá criando seus próprios filtros mexendo nas configurações das imagens, e salve pra reutilizar depois.

Disponível para Android e iOS.

  • LIGHTROOM

Melhores apps para editar fotos

O Lightroom é o aplicativo da Adobe pra edição de fotos no celular. Ele é ótimo principalmente pra mexer nas configurações das imagens e melhorar a qualidade da foto, alterando constante, brilho, exposição, saturação, cores, ruídos, etc. Ele também permite que você crie ou compre presets já prontos e replicar em todas as suas fotos, o que vai te ajudar a manter uma identidade visual bem definida.

Disponível para Android e iOS.

  • FACETUNE

Melhores apps para editar fotos

O Facetune é um ótimo aplicativo pra retoques de fotos (mais especificamente, selfies!). Mas, apesar de ser conhecido pelos “pecados” de edição de quem afinou demais a cintura ou cobriu demais aquela espinha, os seus recursos podem ser usados pra muitas outras possibilidades. Além de filtros e da opção de mexer nas configurações de luz, contraste, saturação e cor da foto, ele é ótimo também pra corrigir imperfeições, destacar ou borrar detalhes e fazer pequenos retoques que a imagem precise.

Disponível para iOS e similar para Android.

  • SNAPSEED

Melhores apps para editar fotos

O Snapseed reúne, em um único app, as principais características dos que sugerimos aqui. Por lá, você pode fazer ajustes nas configurações de cor, nitidez e brilho da imagem, cortar, espelhar e também corrigir imperfeições, como no FaceTune, além de pintar pontos específicos da imagem com a ajuda de um pincel. Sugerimos que teste alguns desses apps, encontre seu estilo e use o que se encaixa melhor com o que você quer!

Disponível para Android e iOS.

Melhores apps para editar vídeos

Pra um vídeo ser atrativo pros usuários no Instagram, um bom roteiro e imagem de qualidade pode não ser o suficiente. O segredo é investir em uma edição criativa, que seja a cara da sua marca, e atraia os usuários logo de cara pra ficarem interessados em continuar assistindo aquele conteúdo que você se dedicou tanto pra preparar. Aqui, trouxemos uma lista de apps que vão te ajudar a deixar seus vídeos mais dinâmicos pra ter sucesso no Instagram:

  • INSHOT

Melhores apps para editar vídeos pro Instagram

O InShot tem uma interface simples e intuitiva pra edição de vídeos em diferentes formatos, que podem servir para o Feed, IGTV, Stories ou Reels. O app é gratuito e super completo, contando com vários recursos como efeitos, filtros, alteração na velocidade, opção de inserir textos nas imagens, emojis, banco de músicas e a facilidade pra criar cortes e transições de vídeo.

Disponível iOS e Android.

  • VUE

Melhores apps para editar vídeos pro Instagram

O Vue também é bem completo quando o assunto é edição de vídeos no celular. Com ele, é possível gravar vídeos direto do app e lá mesmo editar, além de usar templates prontos para TikTok e Stories. Ele oferece a opção de filtros lindos de cor, que dão uma aparência super profissional ao vídeo, e permite que você altere configurações da imagem como luz, contraste, temperatura, exposição e saturação.

Você ainda pode adicionar textos e colocar trilhas de background disponibilizadas pelo próprio app ou adicionar sua própria música salva no celular. Tudo isso disponível na versão gratuita! 

Disponível para iOS e Android.

  • VIDEOLEAP

Melhores apps para editar vídeos pro Instagram

Com o Enlight Videoleap você pode criar conteúdo audiovisual com alta qualidade com formatos para o Feed, Reels ou Stories. Ele permite que você importe fotos e vídeos da sua galeria ou utilize os disponíveis num banco de imagens gratuito que tem dentro do próprio app. Entre as ferramentas disponíveis estão a de ajustes de cor, filtros de cor, alteração de velocidade, zoom, transições, efeitos sonoros, música e narração.

Disponível para iOS e com aplicativo similar para Android.

  • PREQUEL

Melhores apps para editar vídeos pro Instagram

O principal diferencial do Prequel (que também serve pra edição de fotos), são os efeitos criativos disponíveis no app. Alguns só são liberados na versão paga, mas a versão gratuita não deixa nada a desejar em questão de variedade e beleza. Entre as opções estão efeitos vintage, como VHS, filme e ruídos, o efeito de prisma, neon, com brilhos, cores variadas e muito mais. Com ele você também pode adicionar músicas e efeitos sonoros aos vídeos.

Disponível para iOS.

Melhores apps para criar Stories mais criativos

Cansado da monotonia dos Stories só de imagens ou vídeos simples? Aposte em edições criativas que vão além dos filtros ou configurações! Com os apps que vamos te mostrar a seguir, você pode criar um conteúdo super criativo com recursos simples como texto, stickers, gráficos e molduras: 

  • CANVA

Melhores apps para criar Stories mais criativos

Já falamos bastante do Canva no blog do Postgrain, mas é aquela coisa: o que é bom a gente tem mais é que recomendar mesmo, né? O app, que também pode ser usado pelo computador, é super completo e permite que você acrescente textos, stickers, molduras, sobreposições e crie várias composições de imagens. O mais legal é que ele é super intuitivo e disponibiliza vários modelos prontos para todos os formatos de postagens do Instagram.

Disponível para Android e iOS.

  • PICSART

Melhores apps para criar Stories mais criativos

O PicsArt é um aplicativo de edição de imagem, colagem e desenho e também uma rede social! Muito além de filtros, a ferramenta permite que você explore ao máximo sua criatividade com uma enorme biblioteca de stickers, colagens, efeitos de câmera, pincéis de desenho, recortes precisos no formato que você desejar e um banco de imagens gratuito interno pra aproveitar à vontade. 

Disponível para iOS e Android

  • HYPE TYPE

Melhores apps para criar Stories mais criativos

Esse é um aplicativo bem legal pra quem quer brincar um pouco com textos nos vídeos ou imagens. No Hype Type você encontra modelos já prontos de legendas pra serem aplicadas, ou pode também criar a sua própria. São várias opções de fontes diferentes e cores disponíveis. Você ainda pode controlar a velocidade do texto que aparece no vídeo, inserir efeitos de transição, adicionar música, escolher a animação que você quer que apareça e o tamanho e local onde o texto deve ficar.

Disponível para iOS.

  • OVER

Melhores apps para criar Stories mais criativos

O Over, assim como o Canva, oferece alguns modelos e layouts prontos em diferentes formatos para o Instagram, e todos são totalmente personalizáveis. Você pode usá-lo pra editar vídeos ou imagens, inserindo textos, molduras, elementos gráficos e criar sobreposição de fotos.

Disponível para  iOS e Android.

Dicas extras:

  • REPOST

Pra quem gosta de trabalhar com conteúdo gerado por usuário (o UGC), o app do Repost é a melhor opção pra reutilizar esses conteúdos, sendo um app gratuito e intuitivo de usar. Quem usa o Postgrain já conta com uma integração com o Repost direta na plataforma e pode fazer essa reutilização de conteúdo em poucos cliques através do Desktop, o que facilita ainda mais o gerenciamento do conteúdo que você publica.

Disponível para Android e iOS.

As opções de links clicáveis no Instagram ainda são poucas, e, em alguns casos, liberadas só pra quem tem mais de 10 mil seguidores, como acontece com o “Arraste pra cima” dos Stories. Nesse caso, a melhor opção é recorrer aos agregadores de links, como o Linklist, que você pode disponibilizar na sua bio. A ferramenta é totalmente gratuita e personalizável, e permite que você reúna todos os seus links mais importantes de maneira acessível e com a cara da sua marca, tudo em um único espaço. Por lá também dá pra acompanhar relatórios com base nos clicks dos usuários nos links que você criou.

Pra quem realiza sorteios no Instagram, a ferramenta é uma mão na roda e vai facilitar sua vida na hora de sortear o vencedor. Ele é super fácil de usar: basta digitar o seu nome de usuário e e-mail, selecionar a foto oficial do sorteio, e o app já mostra a lista de todas as pessoas que comentaram no post. Depois, é só clicar em “sortear um número”  e aguardar o resultado!