Mídia sintética: o que, como usar e qual o seu impacto no Marketing de conteúdo | 2024

Mídia sintética: o que, como usar e qual o seu impacto no Marketing de conteúdo | 2024

por Larissa Ferreira

Publicado em 07 de fevereiro de 2024

Certamente, você já ouviu falar sobre mídia sintética. Mas você sabe por que ela é tão revolucionária?

Essa é uma das tendências tecnológicas mais impactantes da atualidade, que tem transformado rapidamente a forma como os negócios são conduzidos.

Essa inovação está revolucionando o marketing digital, abrindo caminho para novas estratégias e abordagens criativas.

Baseada em inteligência artificial (AI) e algoritmos avançados, a mídia sintética está redefinindo a maneira como o conteúdo é criado, distribuído e consumido. 

Neste blog, você vai ver:

  • O que é mídia sintética;
  • Como essa tecnologia está impactando o cenário do marketing de conteúdo;
  • As suas vantagens e desvantagens;
  • Exemplos de AI de mídia sintética que estão liderando essa revolução.

Prepare-se para descobrir como a mídia sintética está preparando o terreno para uma nova era de comunicação digital. 

Aproveite o conteúdo para impulsionar seu negócio!

O que é mídia sintética?Mídia sintética

Resumidamente, podemos dizer que a mídia sintética é um tipo de mídia criada por ou com a ajuda de inteligência artificial (AI) e algoritmos computacionais.

Ela abrange uma ampla gama de formas de conteúdo, como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Objetos virtuais;
  • Sons;
  • Palavras.

Além disso, inclui diversas formas inovadoras, tais como:

  • Conteúdo deepfake: um tipo de mídia falsa gerada por IA para parecer real;
  • “Arte” gerada por IA a partir de prompts de texto;
  • Conteúdo virtual em ambientes de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR);
  • Outros novos tipos de conteúdo que exploram os limites da criatividade e da tecnologia.

Mídia sintética e Marketing

Quer saber como a mídia sintética está redefinindo o marketing de conteúdo?

O fato é que a mídia sintética está abrindo novos horizontes no marketing de conteúdo, oferecendo oportunidades únicas para as marcas se destacarem em um cenário altamente competitivo.

Ao ser usada de forma responsável, ela pode trazer benefícios significativos para o marketing, permitindo personalizar conteúdos e criar experiências imersivas, o que abre oportunidades incríveis para as marcas se destacarem.

Agora, vamos descobrir algumas vantagens e maneiras de como as marcas podem aproveitar a mídia sintética de forma eficaz, impactando positivamente as estratégias das marcas!

Vantagens:

1. Hiperpersonalização em Escala

Com a mídia sintética, as marcas podem criar conteúdo altamente personalizado para diferentes segmentos de público, aumentando a relevância e o impacto das mensagens.

Por exemplo, uma marca de roupas pode usar a mídia sintética para criar anúncios personalizados, mostrando diferentes estilos de roupas para diferentes segmentos de público com base em seu histórico de compras ou preferências.

2. Agilidade e Inovação

A automação proporcionada pela mídia sintética permite que as marcas sejam mais ágeis e inovadoras na criação e distribuição de conteúdo, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado.

Veja um exemplo prático: Uma empresa de tecnologia pode usar a mídia sintética para criar vídeos explicativos sobre seus produtos de forma rápida e inovadora, mantendo-se atualizada com as últimas tendências e lançamentos no mercado.

Leia também: Como criar conteúdo estratégico para as suas redes sociais

3. Experiências Imersivas e Interativas

A mídia sintética possibilita a criação de experiências digitais mais imersivas e interativas, aumentando o engajamento e a retenção do público.

Quer um exemplo? Um parque temático pode usar a mídia sintética para criar experiências de realidade virtual que permitem aos visitantes explorar novos mundos ou interagir com personagens virtuais, aumentando a satisfação e a fidelidade dos clientes.

4. Eficiência Operacional

Ao automatizar tarefas de produção de conteúdo, a mídia sintética permite que as equipes de marketing se concentrem em estratégias mais criativas e de alto impacto.

Como exemplo, uma agência de publicidade pode automatizar a produção de conteúdo para campanhas publicitárias, permitindo que sua equipe se concentre em estratégias mais criativas e de alto impacto, como o desenvolvimento de conceitos criativos e a análise de resultados.

Incrível, não?

Apesar das diversas vantagens que a mídia sintética oferece, é importante também considerar suas desvantagens. 

Vamos explorar agora alguns desafios e limitações que as marcas podem enfrentar ao utilizar essa tecnologia, e como podem superá-los para obter os melhores resultados.

Desvantagens:

1. Qualidade e Autenticidade

Embora avançada, a tecnologia ainda enfrenta desafios para alcançar a mesma qualidade e autenticidade do conteúdo produzido por humanos.

2. Transparência e Confiança

O uso de mídia sintética levanta questões sobre transparência e ética, exigindo maior clareza sobre a origem e o propósito do conteúdo gerado.

3. Limitação da Criatividade Humana

A dependência excessiva de AI pode limitar a diversidade e a originalidade do conteúdo, substituindo a singularidade humana por padrões pré-estabelecidos.

4. Riscos de Segurança

A manipulação de dados e informações pessoais na criação de mídia sintética pode aumentar os riscos de segurança cibernética e privacidade.

5. Legislação e Regulação

A rápida evolução da tecnologia de mídia sintética pode superar as leis e regulamentações existentes, criando desafios legais e éticos.

O caso da propaganda viral da Volkswagen com Elis Regina virtual, levanta questões sobre quem possui os direitos de imagem após a morte. 

A possibilidade de “reviver” pessoas falecidas por meio da mídia sintética, usando deepfake, questiona quem pode autorizar esse uso, seja o detentor contratual, a família ou a falta de titularidade.

Como as opiniões podem mudar ao longo da vida, não é possível saber a opinião de uma pessoa falecida sobre associações com marcas ou princípios. 

Isso destaca a necessidade de regulamentação e definição de mecanismos para determinar como a imagem de uma pessoa falecida pode ser usada, respeitando suas vontades e valores.

Outro exemplo que ilustra a polêmica em torno do uso da mídia sintética é a foto do Papa Francisco usando uma jaqueta estilosa, que viralizou na web no final de março de 2023. 

Demorou para todo mundo entender que se tratava, na verdade, de uma foto gerada pelo Midjourney. Veja nesta divulgação da Época Negócios.

Como superar esses desafios?

Para superar os desafios apresentados pelas desvantagens da mídia sintética, as marcas podem adotar algumas estratégias:

  • Investir em Treinamento e Desenvolvimento: Capacitar equipes com habilidades em inteligência artificial e análise de dados pode ajudar a melhorar a qualidade e autenticidade da mídia sintética.
  • Transparência e Educação: Criar políticas transparentes sobre o uso de mídia sintética e educar o público sobre como identificar conteúdo sintético pode aumentar a confiança e a compreensão.
  • Combinação de IA e Criatividade Humana: Promover a colaboração entre IA e criatividade humana pode garantir a originalidade e diversidade do conteúdo, combinando o poder da tecnologia com a sensibilidade humana.
  • Proteção de Dados e Privacidade: Implementar medidas robustas de segurança cibernética e privacidade para proteger dados e informações pessoais contra ameaças cibernéticas.
  • Adaptação Legal e Ética: Acompanhar e adaptar-se às mudanças nas leis e regulamentações relacionadas à mídia sintética pode ajudar a garantir a conformidade e a ética no uso dessa tecnologia.

Mídia sintética: AIs para deixar no radar!

Pra entender melhor como essa inovação está sendo aplicada na prática para o marketing de conteúdo, vamos conhecer algumas das principais AIs que estão impulsionando essa transformação:

OpenAI’s GPT:

O Chat GPT é um modelo de linguagem avançada é capaz de gerar textos que se assemelham à escrita humana, sendo utilizado em diversas aplicações de geração de conteúdo.

Leia: Chat GPT: 9 modelos de prompts para otimizar as interações

HeyGen AI:

A HeyGen é uma plataforma inovadora que transforma texto em vídeos dinâmicos, incorporando avatares e vozes geradas de forma automatizada pela IA.

Saiba mais: HeyGen AI: Conheça a nova Inteligência Artificial

Midjourney:

A plataforma Midjourney cria imagens inéditas realistas a partir de descrições e comandos de texto dos usuários do Discord.

Dall-E 2:

A ferramenta Dall-E 2 a cria ilustrações a partir de descrições textuais. O serviço requer a criação de uma conta na OpenAI para ser utilizado.

Tess AI:

A Tess AI é a primeira IA brasileira que conecta você às principais IAs do mundo, oferecendo mais de 200 opções para tarefas como criação de imagens, textos e vídeos. 

Ela transforma palavras em obras de arte usando o MidJourney, OpenJourney, Dall-E 2, Stable Diffusion, Leonardo.ai e modelos exclusivos. 

Com configurações avançadas, você tem controle total sobre a resolução, tamanho, estilo, iluminação, humor e número de imagens desejado. 

A Tess AI também oferece 9 exemplos de imagens geradas, incluindo fotografias, desenhos ilustrações e 3D.

Conclusão

Estar atualizado e dominar essa tecnologia não apenas abrirá portas para a inovação, mas também proporcionará vantagens competitivas significativas para o seu negócio!

Agora que você conhece mais sobre a mídia sintética e seu impacto no marketing de conteúdo, está preparado (a) para explorar novas fronteiras e criar experiências cativantes para o seu público!

E não se esqueça: o Postgrain é a escolha ideal para gerenciar suas redes sociais. Visite nosso site e faça um teste grátis hoje mesmo!

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das últimas tendências e insights do universo digital!