Ícone do site Postgrain

8 truques de como personalizar o Instagram [Template Grátis]

Mulher Social Media pesquisando como personalizar o Instagram

Personalizar o Instagram é o desejo de muita gente que está iniciando no marketing digital e escolhe essa rede social para direcionar as suas estratégias de divulgação. Independentemente do nível de entendimento sobre o aplicativo ou tempo de uso, a personalização faz parte da atuação profissional na plataforma.

Para aproveitar melhor os recursos e ferramentas que o Instagram oferece, confira a seguir 8 dicas incríveis para dar mais visibilidade a um perfil no app!

Qual vantagem de personalizar seu perfil do Instagram?

Ao personalizar o Instagram (de empresa ou de pessoa física) esse perfil se destaca dos demais, transmitindo seu posicionamento, diferencial e autenticidade. A personalização do Instagram contribui para atrair seguidores e conquistar clientes, além de ser uma boa estratégia de marketing pessoal.

Como personalizar o Instagram com 8 dicas de ouro

O mais legal de personalizar o Instagram é que a própria rede social oferece ferramentas e recursos que auxiliam esse processo. Veja abaixo!

1. Destaques com capas personalizadas

Crie imagens que representem o tema central dos seus destaques do Instagram e use elas como capas desses conteúdos. Essas imagens podem conter um ou mais elementos como:

2. Posts no feed com um padrão de edição

Defina elementos que representem a identidade visual e conceitual da sua marca e aplique-os nas imagens do posts do feed, a exemplo de:

3. Uso de filtros específicos nos stories

Aposte nos filtros para caracterizar a mensagem com frases, alterações na pele/rosto ou no ambiente. Um exemplo simples, usado por muitos perfis, é colocar o filtro preto e branco no Story para indicar que determinado conteúdo é um comentário “em off”, um erro de gravação ou até spoiler de alguma novidade.

4. Criação de filtros próprios

Criar filtros próprios para stories contribui para o engajamento dos usuários com a marca, mas também ajuda a divulgar o perfil de quem criou o efeito. Por meio dos stories de pessoas que nem tiveram contato com o criador do filtro — mas utilizou ele em sua conta — outras pessoas podem gostar, usar e salvá-lo na sua galeria de efeitos.

5. Interação no uso de stories

Tendo ou não habilidades com design, a interação nos stories através do uso dos stickers (figurinha) do Instagram é uma ótima maneira de pedir a opinião da audiência do perfil. Os sticker que permitem interação são:

Também dá pra criar fundo nos stories com suas próprias imagens ou com a ferramenta nativa “Desenhar”. Se achar que é muita coisa pra fazer, lembre-se de adicionar ao planejamento de conteúdo um roteiro de stories (otimiza bastante a rotina de publicação!).

6. Criatividade na bio do instagram

A bio do Instagram é o cartão de visitas do dono da conta e serve para descrever o que as pessoas encontrarão no seu perfil. Ela precisa ter:

7. Publicações fixadas no perfil

Além de destacar seus melhores stories, dá para fixar posts no feed do Instagram. A novidade de 2022 foi bem aceita pelos usuários da plataforma e permite que seja escolhido até três publicações do feed para serem exibidas no topo do perfil. É só clicar nos “três pontinhos” acima do post e depois em “Fixar no seu perfil”.

8. Template grátis na criação de posts

Está sem inspiração para os primeiros posts? O Postgrain tá aqui pra te ajudar! Preparamos alguns modelos de publicações gratuitas pra Instagram, com design exclusivo pra você. É só adaptar com as cores da sua marca e adicionar as informações que desejar. Baixe já! 

É possível personalizar o Instagram usando os próprios recursos e formatos de publicação que o aplicativo oferece. Com a personalização do perfil, a identidade da marca e a mensagem que ela quer passar por lá são transmitidas com mais facilidade. Afinal, é preciso demonstrar o seu diferencial entre milhares de pessoas/empresas que fazem o mesmo tipo de produto/serviço que você.

Curtiu o artigo? Então vai gostar também do presente que temos pra você! ↓

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile