Comprar seguidores no Instagram: vale a pena?

Comprar seguidores no Instagram: vale a pena?

por Katarina Nápoles

Publicado em 02 de abril de 2019

Deixa eu adivinhar: você se importa muito (mas muito mesmo) com o número de seguidores do seu perfil. Já sabe que não tá sozinho nessa, né?

Quanto mais a comunidade do Instagram cresce, mais aumenta o parâmetro de número de seguidores ideal. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, a rede social tem adicionado 100 milhões de usuários numa média de cinco meses.

Dentro desse cenário, o número de seguidores pode ser visto como uma prova social, de credibilidade e até mesmo o motivo para um cliente fechar ou não uma compra. E é por isso que as marcas e empresas da rede acabam tomando decisões extremas para aumentar esse número a qualquer custo.

Mas será que vale mesmo a pena comprar seguidores no Instagram? Quais as consequências reais disso pro seu perfil? É o que vamos explicar nesse artigo!

Motivos para não comprar seguidores no Instagram

Sim, já vamos começar esse texto expondo com clareza nossa opinião: há vários motivos pelos quais você não deve comprar seguidores no Instagram.

À primeira vista, pode parecer muito oportuno pagar pouco dinheiro e ver seu perfil “crescer” facilmente. Mas a verdade é que, a longo prazo, essa prática pode gerar prejuízos muito maiores para a sua marca. Listamos eles aqui:

Sua conta será seguida por perfis falsos

Comprando seguidores você vai lotar seu perfil… de contas fantasmas.

Sim. As plataformas que prometem te dar milhares de seguidores em poucas horas tem uma base enorme de contas falsas para fazer esse sistema funcionar.

A princípio você pode achar que não há nenhum problema nisso. Mas ter várias contas falsas te seguindo vai criar uma diferença muito grande entre o número de seguidores e o engajamento que você recebe. É o que acontece com contas que tem 10 mil seguidores e só 200 curtidas em cada postagem, por exemplo.

Esse não é só um problema de número, pois pode impactar diretamente sua imagem com o público. Quem visita uma conta com muitos seguidores e pouco engajamento pode atribuir esse fatora uma falha no produto ou um serviço que não é tão bom assim.

Além disso, você vai ter a sensação de que está passando a mensagem para todas aquelas pessoas, quando na verdade sua mensagem está impactando uma parcela muito reduzida daquele todo.

Você vai falar para as paredes

Ao fazer da compra de seguidores uma prática frequente e seu único meio de inflar o perfil, você não vai estar falando com praticamente ninguém de verdade. Aqueles perfis não foram conquistados, você não está passando sua mensagem para alguém interessado no que tem a dizer.

Vamos pensar no seu objetivo como marca: o que pretende conseguir com um perfil no Instagram? Imagino que queira visibilidade, um canal de relacionamento com os clientes ou até mesmo conseguir clientes novos.

Comprando perfis falsos você vai estar passando longe de alcançar qualquer um desses objetivos. Para crescer verdadeiramente no Instagram, é preciso conquistar seguidores reais e a compra de seguidores não pode te dar isso.

Sua marca pode perder credibilidade

Os usuários reais que encontrarem seu perfil no Instagram podem sacar logo de cara o uso de uma ferramenta para comprar seguidores. E o problema disso está na coerência: se ele percebe que você burlou as regras do Instagram para aumentar o número de seguidores, quem garante a ele que você não vai escolher o mesmo caminho para outras ações da sua empresa?

É preciso ser razoável nas escolhas dentro do Instagram também. E comprar seguidores não é exatamente a melhor opção que uma empresa séria escolheria.

O algoritmo do Instagram desvaloriza seu conteúdo

O algoritmo do Instagram é frequentemente atualizado com base em um princípio essencial: a experiência do usuário. A plataforma coleta dados com base nas nossas interações, quem a gente segue, o que a gente curte e no que a gente comenta. Com esses dados, o Instagram consegue criar feeds e abas ainda mais personalizadas, com a “nossa cara”.  

O que acontece com perfis que tem uma grande quantidade de seguidores falsos é que essas contas nunca vão interagir com o conteúdo criado. Sendo assim, não vão engajar com nenhum post e o Instagram vai entender que o que aquela conta cria não é relevante, nem para os seguidores reais.

Quando falamos de um conteúdo bem posicionado, nos referimos a quantidade de pessoas que foram impactadas por aquele post e acabaram interagindo, curtindo e comentando. Ou seja, quando há pouca interação, esse conteúdo vai ser constantemente desvalorizado pelo algoritmo e pode ser despriorizado nos feeds dos seguidores reais.

No fim das contas, você ainda pode perder oportunidade de enviar sua mensagem para as pessoas que te acompanham verdadeiramente.

O Instagram pode te penalizar

A compra de seguidores pode ser um problema a ser enfrentado entre você e o próprio Instagram!

Como falei acima, a rede social está sempre pensando em como melhorar a experiência dos usuários reais. Por isso que, há um tempo, o Instagram vem tentando eliminar os perfis falsos da plataforma. Na última limpa que fizeram, inclusive, quem acabou sofrendo com a medida foram as cantoras Ariana Grande e Selena Gomez.

E o próximo pode ser você. Já pensou gastar dinheiro pra ver todo o trabalho indo pro ralo depois?

Há outras métricas mais importantes

O número de seguidores é apenas uma das métricas que você precisa se preocupar. E no final das contas esse número não diz lá muitas coisas, só permite que você tenha alguns privilégios dentro do Instagram como colocar links nos stories, por exemplo. Mas de que adianta ter esses privilégios e não ter ninguém real para interagir com eles?

Outros dados disponíveis na rede dizem muito mais sobre seu desempenho do que o número de seguidores. Para entender como anda seu perfil, crie uma uma Conta Comercial e utilize o Instagram Insights. Por lá, você consegue coletar dados como visitas ao perfil, cliques no site, alcance, impressões… Enfim! Métricas que vão te contar muito mais do que a simples quantidade de pessoas que estão te seguindo.

Se você ficou na dúvida ou não sabe como aproveitar esses dados, a gente fez um artigo super completo pra te ensinar como utilizar cada um deles. Acessa o texto clicando aqui!

Conclusão

O seguidor que vale a pena ter no seu perfil é aquele que está realmente interessado no que você tem a dizer. Trabalhar uma marca nas redes sociais é um esforço que gera resultados a médio e longo prazo, mas quando você tiver crescido em números de seguidores e interações, terá crescido de verdade.

Em vez de comprar seguidores no Instagram, você pode investir em formas orgânicas para ganhar impactar novos usuários e que ainda renda melhores resultados. O que acha? 🙂