Saiba tudo sobre o programa de afiliados do Instagram

Saiba tudo sobre o programa de afiliados do Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 10 de maio de 2021

O Instagram está oferecendo uma possibilidade de monetização na plataforma: o programa de afiliados do Instagram. Com a novidade, os criadores de conteúdos e influencers ganham mais uma forma de fechar parceria com as marcas, dessa vez garantindo o ganho direto com essas parcerias.

Em uma Live realizada no fim de abril, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e o Head do Instagram, Adam Mosseri, anunciaram que a rede social deve ganhar uma aba especial para esse novo recurso. A ideia é que a novidade funcione como um espaço de comércio de afiliados dentro da plataforma.

Vem entender tudo que sabemos até agora sobre a novidade, como isso pode ajudar na monetização para os criadores de conteúdo e o que esse investimento pode significar para o Instagram 👀

Tópicos:

O que é o comércio de afiliados

  • O que é o programa de afiliados do Instagram
  • Quem pode usar o novo recurso
  • Como usar o programa de afiliados
  • Como isso irá aproximar marcas e influenciadores
  • O Instagram como marketplace: no que ficar de olho

O que é o comércio de afiliados

O mercado de afiliados tem crescido muito nos últimos anos e o Instagram, como sempre, não quis ficar de fora dessa tendência.

Os programas de afiliados não são exatamente uma novidade, mas se popularizaram na internet por serem uma alternativa viável pra quem busca uma renda extra mas ainda não tem como abrir seu próprio negócio.

Basicamente, funciona da seguinte forma: uma pessoa se cadastra em alguma plataforma ou canal de vendas para se tornar revendedor de um produto digital (os chamados infoprodutos) de terceiros e ganha um percentual sobre isso.

A ideia é muito parecida com o que as revendedoras de cosméticos fazem com suas revistas divulgando os catálogos de cosméticos e fazendo encomendas. A maior diferença é que, nesse caso, é tudo feito online.

Atualmente, não é possível vender serviços ou produtos digitais através do Instagram Shopping, mas o anúncio de Mark Zuckerberg sobre querer investir mais no ramo de afiliados mostra que a rede social deve abrir esse caminho para a monetização dentro da plataforma em breve.

O que é o programa de afiliados do Instagram

Programa de afiliados do Instagram

A proposta programa de afiliados do Instagram é que os criadores de conteúdo tenham mais uma opção de monetização dentro da plataforma, ganhando uma comissão sobre as vendas que consigam realizar na própria rede social utilizando o novo recurso.

É um pouco do que já acontece com o Instagram Shopping, onde os produtos ficam disponíveis em catálogos e podem ser tagueados, mas, nesse caso, mais voltado para a venda afiliada.

Em outras palavras, os usuários / influenciadores poderão recomendar produtos de terceiros para os seus seguidores e fechar parcerias com as marcas pra que possam ganhar comissões sobre essas vendas quando forem realizadas a partir do seu perfil.

Quem pode usar o novo recurso

Por enquanto, o programa de afiliados do Instagram ainda está em fase de testes nos Estados Unidos e sendo expandido aos poucos. Pra quem já tem acesso ao recurso e quiser começar a usar, leia as Políticas de Monetização para Parceiros do Instagram e as Diretrizes da Comunidade e certifique-se de que você cumpre bem as regras da rede social para esse tipo de recurso.

Como usar o programa de afiliados do Instagram

Pra quem já tem a ferramenta disponível, o passo a passo pra configurá-la e começar o seu próprio programa de afiliados é simples:

  1. Acesse “Página inicial profissional” e selecione “Configurar afiliado”.
  2. Navegue até a loja que você deseja, escolha os produtos que quer promover e salve na sua lista de desejos
  3. Quando estiver criando a sua publicação no Feed ou nos Stories, você poderá marcar os produtos que salvou
  4. Sua publicação final incluirá um aviso, com o texto “Qualificado para comissão” aparecendo na parte superior

Como funciona o pagamento das comissões

As comissões serão calculadas de acordo com o total de vendas que o seu perfil gerar pra uma marca. Cheque a taxa de comissão das marcas que você selecionar. 

O pagamento acontece depois que encerra o período de devolução ou troca dos itens comprados, o que normalmente gira em torno de 30 a 90 dias pra a maioria das marcas. Você só recebe a comissão de uma venda após o fim desse prazo pra garantir que o usuário não irá devolver mais o produto e que a venda de fato foi concluída com sucesso.

O desempenho das suas vendas poderá ser acompanhado diretamente na aba de Insights do seu perfil.

Dicas de como vender mais no programa de afiliados do Instagram

Embora o recurso ainda esteja em fase de testes e não tenha sido amplamente liberado ainda, o próprio Instagram divulgou algumas dicas de como os usuários que aderirem ao programa podem se sair melhor com as vendas e garantir boas comissões:

  • Tenha um bom planejamento de conteúdo

O Instagram indica que é importante manter os seguidores atualizados e com novos conteúdos diariamente, como tutoriais no Stories pra que as pessoas saibam como comprar a partir das suas publicações ou constantes posts no Feed com chamadas para ação. Pra conseguir manter o ritmo de publicações sem se sobrecarregar, um bom planejamento de conteúdo é essencial pra conseguir dar conta e entregar bons posts.

  • Marque os produtos com frequência

O recurso de afiliados funciona através de tags de compra nas quais o usuário pode clicar, na página do influenciador, pra realizar a compra ali mesmo. Pra garantir que as tags estarão sempre ao alcance das pessoas e impactando seus seguidores diariamente, marque os produtos com frequência ao criar novos conteúdos. 

  • Sempre de olho nos insights

O Instagram disponibiliza insights específicos pra quem adere ao programa de afiliados, como cliques e conversões. Pra ficar de olho no que pode melhorar na sua estratégia de divulgação, que produtos são os favoritos e que conteúdos costumam render melhor pro seu perfil, fique sempre de olho nessas métricas pra determinar e ajustar o conteúdo das futuras publicações.

  • Destaque alguns produtos

Podem ser seus itens favoritos ou aqueles produtos que mais costumam gerar compras no seu perfil. Deixe sempre algumas recomendações em destaque, principalmente pra inspirar quem estiver chegando agora no seu perfil ou estiver prestes a realizar a primeira compra com você. Você pode também adicionar tags de afiliado a um story e salvá-lo como destaque, por exemplo.

  • Mantenha a autenticidade

Em meio a tantas contas no Instagram, o melhor jeito de se diferenciar é ser autêntico! Claro, nada te impede de se inspirar no que tem dado certo por aí, mas lembre sempre de dar o seu toque pessoal e manter a originalidade. Nada de copiar conteúdos ou pessoas, ok? Mostre que o que você oferece seus seguidores só vão encontrar ali mesmo, com você.

Principais dúvidas

No blog da rede social, eles compartilharam algumas das dúvidas mais frequentes que têm surgido sobre o programa de afiliados do Instagram. Confira os destaques:

  • Onde posso usar tags de afiliados?

As tags de afiliados podem ser usadas em carrosséis no feed e em vídeos do feed, mas não no IGTV.

  • Qual é a diferença entre afiliados e Compras em Publicações de Criadores?

Os criadores de conteúdo recebem uma comissão sobre as vendas com etiquetas de produto de afiliados em publicações no feed ou em Stories feitos por eles. Já as etiquetas de produto das Compras em Publicações de Criadores não resultam em ganhos diretos e o criador deve negociar o valor da parceria com a marca.

  • E se eu usar outra solução de afiliado? Ainda poderei usar links de afiliados no Instagram?

Sim. Você pode usar várias redes de afiliados ao mesmo tempo. Dica profissional: a comissão será paga pelo link de afiliado que receber o último clique.

Instagram quer aproximar marcas e influenciadores

Na Live, o Head do Instagram, Adam Mosseri, também contou que a rede social pretende facilitar o match entre influenciadores e marcas, uma proposta parecida com o que o TikTok já faz com o seu Creator Marketplace.

Segundo Mosseri, o Instagram quer ajudar as marcas a mapearem mais influenciadores que tenham o fit ideal com as suas marcas pra fechar parcerias com melhores resultados na plataforma e ajudar na descoberta de novos nomes para esse mercado.

E o foco é especialmente nos criadores considerados “emergentes”, segundo Mark Zuckerberg, que seriam aqueles nomes que talvez ainda não estejam sendo notados pelas marcas, mas que possuem bom engajamento e o público certo para garantir bons resultados.

O Instagram como marketplace

Nas previsões que fizemos para o Instagram em 2021, já tínhamos comentado a possibilidade da rede social aprimorar cada vez mais seus recursos comerciais e investir na plataforma como um marketplace de peso.

De lá pra cá, entre outras novidades, vimos o Instagram Checkout começar a ser lançado em alguns países, permitindo que os usuários naveguem na seção de produtos, montem seu carrinho e concluam suas compras tudo através do Instagram Shopping, sem precisar sair do app para outros sites.

O Instagram também fez outras atualizações menores, mas significativas para melhorar a experiência de compra e venda dentro do app, tanto para as Lojas cadastradas quanto para os usuários que buscam novos produtos. É o caso das Guias de Produto e das Coleções.

O que mais você acha que vem por aí? 🤔

Comenta aqui quais são seus palpites ou o que você gostaria de ver de novos recursos comerciais no Instagram!