Social Media: Se Torne Um Profissional Com 6 Passos!

Social Media: Se Torne Um Profissional Com 6 Passos!

por Stella Caroline

Publicado em 28 de fevereiro de 2024

Social Media é uma profissão muito em alta nos dias de hoje. Neste conteúdo, vamos mostrar qual é a melhor maneira de começar na profissão, mesmo que você não entenda nada do assunto.

Social Media: O que Faz Esse Profissional?

Primeiramente, precisamos explicar o que esse profissional faz. Afinal, queremos que todos os nossos leitores estejam na mesma página. 

Esses profissionais são responsáveis por gerenciar a presença online de uma marca, empresa, grupo ou organização nas principais redes sociais existentes e que ainda virão a existir. 

Dessa forma, é um profissional que precisa estar na vanguarda e gostar de aprender coisas novas, já que isso é fundamental para utilizar as novas plataformas que ainda surgirão. 

Além disso, esse profissional geralmente trabalha em equipe, e portanto a colaboração também é um aspecto fundamental de qualquer bom profissional.

Profissional de social media

Quais são as responsabilidades desse profissional?

Agora que já abordamos o conceito geral desse profissional, precisamos falar um pouco sobre suas atribuições diárias em qualquer empresa onde ele pode ser contratado. As principais são:

  • Desenvolver estratégias de conteúdo para que a marca alcance seus objetivos, baseando-se nos pilares do marketing e nas tendências atuais;
  • Criar conteúdo relevante em diferentes formatos para as principais plataformas;
  • Interagir com a audiência, respondendo comentários, por exemplo, e gerenciando a reputação da marca;
  • Monitorar as principais métricas de desempenho das redes sociais e ajustar estratégias e expectativas;
  • Trabalhar ativamente em equipe com outros profissionais, incluindo design, vendas, marketing e muitos outros, para garantir consistência.

Qualquer pessoa pode ter essa profissão?

Se você possui as características que mencionamos anteriormente e está feliz com as atribuições diárias, você já está um passo à frente para entrar nessa profissão. 

Entretanto, como discutimos anteriormente, é fundamental ter conhecimento tanto sobre os pilares do marketing quanto sobre as tendências atuais para aplicar nas estratégias dos seus clientes. 

Dessa forma, é essencial estudar e continuar estudando para se tornar um bom profissional, e é exatamente isso que vamos discutir no próximo tópico.

Leia também: Social Media: 6 dicas infalíveis para montar uma estratégia eficaz [2024]

Social Media: Conhecimentos Fundamentais

Agora que você já sabe o que faz esse profissional, é hora de discutirmos a importância dos estudos para essa profissão e como adquirir esses conhecimentos. 

Até o momento, não existe um curso universitário específico para essa profissão, portanto não há um caminho perfeitamente estruturado para entrar no mercado de trabalho. 

Porém, isso não significa que os estudos devem ser deixados de lado. Pelo contrário, essa profissão exige que você tenha habilidades relevantes para suas atribuições e para crescer na área.

Quais são os primeiros assuntos que devo estudar?

Neste subtópico, vamos falar sobre os primeiros assuntos que você deve estudar em ordem. Dessa forma, ao concluir todos eles, você terá uma visão ampla para desenvolver seu trabalho na prática.

1 – Principais Estratégias de Conteúdo

Primeiramente, é necessário que você conheça as principais estratégias de conteúdo para marcas. Cada tipo de empresa terá uma estratégia diferente, e ao ter conhecimento das principais, você saberá qual estratégia usar para o seu cliente ou empresa com a qual vai trabalhar. 

Nossa recomendação é fazer cursos ou pesquisar sobre a melhor estratégia para determinado nicho. Por exemplo, a melhor estratégia para restaurantes. Se você não sabe por onde começar, veja abaixo alguns dos nossos outros conteúdos e considere-os como seus primeiros passos:

2 – Produção de Conteúdo para Cada Plataforma

Após entender as estratégias para os principais nichos, nossa recomendação é que você aprenda como produzir conteúdo em cada plataforma. Ou seja, como usar ferramentas para produzir conteúdo em imagem, vídeo e texto. 

Ferramentas como o Canva, Capcut e Google Docs podem ser ótimas para começar. Entretanto, recomendamos que você evolua a sua produção de conteúdo com o tempo, utilizando ferramentas mais profissionais. 

Por exemplo, Adobe Premiere, Photoshop e muitos outros. Faça um curso sobre a produção de conteúdo ou veja tutoriais no YouTube mesmo de como realizar tarefas simples em cada um desses softwares principais.

3 – Análise de Dados

O terceiro passo é a análise de dados, afinal, é necessário que você aprenda a interpretar métricas de cada rede social para saber como avaliar o desempenho de uma estratégia e ajustá-la. 

Para isso, é fundamental que você crie um perfil em uma rede social e comece a aplicar o que você aprendeu anteriormente. 

É preciso entender que só é possível aprender a analisar dados com informações reais. Dessa forma, crie um perfil em apenas uma rede social sobre um assunto que você domina ou gosta e vá expandindo para outras plataformas e verificando as suas métricas. 

Esse conhecimento prático é muito importante para você saber exatamente o que fazer e expandir o seu conhecimento ainda mais. Além disso, ao ter resultados, você terá confiança para conseguir seus primeiros clientes ou entrar em uma empresa.

Social Media: Como Desenvolver seu Portfólio?

Agora que você já possui conhecimento prático e teórico básicos, é necessário desenvolver o seu portfólio para conseguir clientes. Criar um bom portfólio é, de longe, a melhor estratégia para atrair marcas e estabelecer parcerias de longo prazo.

Passo 1: Crie algumas peças de conteúdos para os principais nichos

Primeiramente, crie pelo menos quatro peças de conteúdo para cada nicho principal, ou seja, para cada tipo de empresa que existe em grande volume na sua região ou país. Pela nossa observação, os principais são:

  • Restaurantes
  • Lojas de vestuário
  • Serviços 

Dessa forma, produza quatro conteúdos para cada nicho, imaginando como seria o melhor conteúdo para cada um deles. Aqui, o importante é mostrar aos seus futuros clientes suas habilidades.

Passo 2: Mostre seus resultados

É fundamental mostrar quais foram os resultados das suas campanhas e as métricas mais relevantes para cada caso. Por exemplo, leads gerados ou aumento de seguidores. Para isso, você pode criar um perfil de uma empresa fictícia ou até mesmo utilizar o seu perfil já criado para entender suas métricas. 

O mais importante é ser verdadeiro sobre os resultados para não gerar expectativas falsas nos clientes. Além disso, nunca diga que garante esses resultados, mas que esses resultados foram os que você conseguiu. Afinal, é impossível prometer o resultado exato, mesmo seguindo a mesma estratégia.

Passo 3: Mantenha atualizado

Por fim, mantenha seu portfólio atualizado com novas peças de conteúdo e dados sempre que um cliente permitir. Assim, você verá que sua técnica está evoluindo, assim como seus resultados.

Se você deseja ver mais conteúdos estratégicos como esse que acabou de ler, visite o nosso blog!

Vamos estar sempre compartilhando as melhores estratégias para as redes sociais para você.