Cadastre-se
Por
Postgrain
30/07/2018
às 13:58

As tendências de conteúdo mais incríveis para o Instagram

Já comentamos aqui diversas tendências do Instagram, mas geralmente damos uma certa ênfase nas novas funcionalidades ou antecipando o que está por vir na plataforma.

Hoje vamos fazer diferente: vamos te trazer tudo o que já está bombando e o que promete rolar de novo relacionado trends de conteúdo das marcas e os influencers mais legais do momento.

gif-minions-postgrain-tendencias-instagram

Febre vintage

Foto

Aplicativos de vídeos e fotos que remetem às décadas anteriores explodiram nos feeds mais descolados de alguns meses pra cá. Perfis de referência como o da cantora @selenagomez, a influencer @camilacoutinho e a cantora brasileira @manugavassi são uma das contas que usam bastante essa vibe #vintage com o aplicativo de fotos Huji Cam, até a@milliebobbybrown, já usou! O aplicativo oferece filtros que lembram as antigas câmera analógicas de 1998.

View this post on Instagram

look alive

A post shared by mills 🐳 (@milliebobbybrown) on

 

Na versão free só é possível tirar as fotos direto no aplicativo. Você também pode escolher algumas funcionalidades a mais como editar qualquer foto direto da galeria e remover a data que aparece na versão gratuita, mas para liberar recurso é preciso pagar R$ 3,50.

Vídeo

Já nas #trends de vídeo, temos o app 8mm Vintage Camera. Com ele é possível fazer vídeos com estética antiga: poeira e arranhões, cores retrô, cintilações, variações de luz e até batidas de quadros. Tudo isso pode ser adicionado pelo aplicativo. Entre os filtros disponíveis o 8mm Vintage Camera possui o Noir, Anos 60, 70, Sakura, e Siena e simula perfeitamente projetores das antigas câmeras Super 8.

Tap to edit

Outro #hype do Instagram é o “toque para editar”. Não conhece? Vou te explicar como funciona: você posta uma foto crua nos Stories, sem retoques, filtro, edição, zero mesmo! Na mesma história, você insere um texto com a legenda ou hashtag #taptoedit. Logo em seguida, você publica a mesma foto só que, dessa vez, editada.

As tendências de conteúdo mais incríveis para o Instagram 1

Esse recurso é bem utilizado por fotógrafos como @d.ludolf e @aredead e pela influencer @jadeseba (que inclusive possui um perfil somente de presets).

Stories, stories, stories

Com o sucesso do Instagram Stories, o número de aplicativos para elaborar conteúdo criativo para essa funcionalidade só têm crescido. Além do Inshot, que já falamos aqui inclusive, um app que está bombando é o Unfold. Como inserir molduras, cores, textos e colagens de fotos e vídeos. A proposta do aplicativo é realmente contar histórias através do storytelling, por isso ele é ótimo para criar uma sequência de stories.

unfold-postgrain-tendencias-conteudo-instagram

Do feed pra história

O novo e temido algoritmo do Instagram, trouxe diversas novas regrinhas para a plataforma. Os critérios de exibição dos conteúdos do feed mudaram e agora se baseiam em: interesse, factualidade, relacionamento, usabilidade e nas pessoas que aquele perfil segue.

Resumindo: a chance de uma publicação ser vista primeiro nos stories é bem maior do que ser vista no feed.

feed-stories-postgrain-tendencias-conteudo-instagram

Por isso vale usar o recurso de compartilhamento de posts do feed direto para os stories. Já que eles  ainda não foram impactados pelas mudanças do algoritmo, fica muito mais chegar primeiro no seu público.

Faça o teste, assim que postar algo novo no feed, compartilhe no Instagram Stories e observe os resultados.

Marcação de produtos

Liberada há pouco tempo, a Loja no Instagram tem beneficiado várias marcas que vendem produtos online. Isso porque basta publicar a foto do produto que está à venda e marcar com tags que funcionam como botões clicáveis que redirecionam o usuário direto para uma página de compra dentro do próprio aplicativo.

A partir desse processo, o cliente é redirecionado para o seu website de vendas ou para sites de pagamento eletrônico como PagSeguro, Paypal e outros.

instagram-shop--postgrain-tendencias-conteudo-instagram

A grande vantagem é conquistar o seguidor através de um feed atraente, direcioná-lo para um call-to-action e transformar o que era apenas um lead despretensioso em um cliente da sua loja ou marca.  

Fizemos um vídeo super completo de como ativar a marcação de produtos no seu perfil do Instagram, dá uma olhadinha:

GIFs personalizados

Desde o anúncio da parceria com o Giphy, os gifs se tornaram febre e não deixam de aparecer das mais diferentes maneiras nos stories das marcas.

Mas evoluímos, meus amigos!gif-postgrain-tendencias-instagramE agora os gifs podem ser personalizados com a carinha da sua marca. Isso porque existe uma maneira de subir seus próprios gifs na galeria do stories e não é nada difícil, viu? Basta criar animações legais ou que você já sabe que são bem engajadas na plataforma. O que não vale é fazer todos os gifs com o nome da sua marca, achando que assim estará “disseminando” seu nome organicamente, porque não vai acontecer.gif-postgrain-tendencias-instagramÉ importante ser criativo e ficar ligado no que já está bombando, assim você pode ter insights de como criar os seus próprios gifs e as chances deles serem compartilhados crescem! Ninguém vai ficar usando o nome da sua marca nos Stories sem propósito nenhum, ok?

Invista nos destaques

Também conhecidos como Highlights, os destaques, aqueles círculos que ficam abaixo da sua biografia, é um ótimo recurso para compartilhar informações importantes sobre sua marca diretamente no seu perfil do Instagram e deixá-las fixadas para todos que visitarem seu perfil.

destaques-postgrain-tendencias-conteudo-instagram

Se você possui uma loja de roupas, nada melhor que publicar as novidades da coleção nas histórias e depois deixá-las fixadas em um destaque especial de “Novidades”, por exemplo.

Já se você for um profissional da área de fotografia, pode deixar um “Tap to edit” destacado, mas se o seu perfil representa um restaurante, pode deixar fixado os bastidores dos pratos ou uma série de stories só com fotos e vídeos dos visitantes… O leque de possibilidades é infinito, basta não ter medo de explorar.

Compartilhar conteúdo do cliente

Não é algo novo, mas funciona que é uma beleza! Compartilhar um conteúdo que o seu seguidor publicou no perfil dele e lhe marcou é uma estratégia de marketing que atinge dois públicos em potencial de uma vez só: o seu e o do seu cliente.

Afinal, quando algum seguidor faz uma publicação mencionando a sua marca, já é sinônimo de credibilidade: aquele cliente confiou e recomendou o seu produto ou serviço de modo orgânico (o que é melhor ainda, já que você não precisou pagar nada pra ele fazer isso!).

Maior interação

Manter uma relação saudável com as pessoas que te seguem é o mínimo que você pode fazer para ter um perfil de sucesso. Afinal, mais importante do que atrair cada vez mais novos seguidores é manter os que você já  tem. Uma boa maneira de preservar essa interação é realmente perguntar direto à fonte: os seus seguidores.

gif-postgrain-tendencias-instagram

Pensando nisso o Instagram liberou o adesivo de Perguntas, onde você abrir um questionamento ou pode ser perguntado pelos seguidores. Para tornar a brincadeira mais legal, o interessante é responder essas perguntas no seu Instagram Stories.

Assim você pode conhecer e saber as preferências dos seus fãs. Além do adesivo de Perguntas, você também pode usar o Emoji Slider e o adesivo de Enquete para obter respostas quantitativas e qualitativas.

stickers-postgrain-tendencias-conteudo-instagram

A tendência é que os recursos que tragam uma maior interação entre perfil e seguidores só cresça no Instagram, já que a plataforma já sacou que os usuários adoram responder e participarem ativamente da criação de conteúdo.

Bastidores

Quanto mais humanizado for o perfil da marca no Instagram, melhor. O público em geral curte muito ver como funciona o famoso “por trás das câmeras”, os bastidores. Caso você não queira publicar no feed para não mexer na estrutura ou planejamento, publique nos stories. Esse canal é realmente o foco desse tipo de conteúdo, mais despojado e dinâmico.

gif-katy-perry-postgrain-tendencias-instagram

Uma ótima dica para investir nisso é no IGTV! A plataforma, inclusive, já recebeu um dos melhores conteúdos que envolve bastidores: o reality-show-mini-documentário de @anitta, em que a cantora se reúne com a equipe para decidir qual música deve receber um clipe primeiro, Veneno ou Medicina. Os vídeos fizeram um super sucesso na rede!

Lembre-se, quanto mais empático e humano o seu perfil for, mais perto do seus seguidores você estará. Que tal testar algo novo?

Gostou das tendências? Sabe de alguma que não listamos aqui? Conta pra gente!